Postado 1 de outubro de 2018
Quem nunca ficou um pouco atrapalhado olhando os símbolos de lavagem de roupas das etiquetas que atire a primeira pedra. E a confusão não é à toa: é um monte de desenhos e informações em um espaço tão pequenininho! E ainda por cima, cada um desses símbolos das etiquetas explica uma coisa diferente sobre a lavagem, produtos que podem ser ou não usados e até como colocar a peça de roupa para secar.
Apesar de um pouco difíceis de serem desvendadas, essas informações são muito importantes e úteis, e fazem parte de normas reguladas pelo INMETRO (NBR ISO nº 3758:2005). Ah, esses símbolos de lavagem são universais! Quer entender o que cada um deles significa? Vem com a gente!
Esses símbolos indicam a orientação de lavagem das peças, nos dizendo se elas devem ser lavadas à mão ou a forma correta de lavar a roupa na máquina.
– Lavar à mão ou máquina
– O número indica a temperatura máxima da água
– Centrifugação reduzida
– Somente lavagem manual
– Proibido lavar à água
Quase todos os tecidos podem ser lavados com sabão e amaciante normalmente, mas muitos deles nem encostar em alvejantes, correndo o risco de ficarem manchados. Para evitar esse acidente, preste muita atenção a esses símbolos:
– Não usar alvejante à base de cloro
– Permitido o uso de alvejante à base de cloro
A hora da secagem também é importante no processo de manutenção das suas roupas. Alguns tecidos, quando expostos a grandes temperaturas, podem encolher; outros tem sua estrutura danificada quando são pendurados no varal. Os símbolos que indicam esses pontos são:
– Temperatura mínima
– Temperatura máxima
– Proibido usar secadora
– Secar pendurada
– Secar pendurada sem torcer
– Secar na horizontal sem torcer
A gente já te explicou direitinho como passar roupas de forma correta. Agora é só ficar de olho nesses desenhos:
– Máximo 110ºC
– Máximo 150ºC
– Máximo 200ºC
– Não passar
Se você tem alguma peça roupa que precisa ser lavada a seco, fique de olho nesses símbolos de lavagem aqui:
– Todos os solventes
– Usar hidrocarboneto ou percloroetileno
– Usar hidrocarboneto
– Restrição ao uso de água, temperatura e/ou centrifugação
– Não lavar a seco
Pronto, acabou a complicação!
Seguindo esse passo a passo você garante uma maior durabilidade para suas roupas. Ah… vale lembrar que os mesmos símbolos são utilizados em roupas de cama, toalhas e acessórios em tecido.
Viu como é fácil entender os símbolos de lavagem nas etiquetas? Agora que você já sabe como lavar suas roupas, que tal conferir as máquinas de lavar da Consul para facilitar esse processo?