Postado 31 de agosto de 2022
Manter a organização da casa é uma tarefa cheia de pormenores, por isso estamos sempre atrás de dicas de organização que podem facilitar esse trabalho, deixando a casa perfeita e mais prática.
Para simplificar o seu trabalho dentro de casa, separamos aqui 6 dicas que irão lhe ajudar na hora da faxina e que irão otimizar seu dia a dia. Confira:
A hora da faxina deve sempre começar com a separação dos itens que você tem. Seja na organização de um ambiente, de um armário ou de uma estante, sempre faça a retirada de todos os itens e separe entre itens que permanecem, itens que devem ir para doação e itens que serão descartados.
Essa separação serve para que você tenha uma noção mais ampla do que possui em casa, evitando acúmulos desnecessários e fazendo com que você circule os objetos e utilize da melhor forma tudo o que tem.
Na hora de organizar os itens em armários, bancadas e na área de serviço, as caixas organizadoras podem ser as melhores aliadas para deixar tudo organizado, setorizado e preservado.
Sejam caixas organizadoras de papel, de plástico ou até mesmo de vime, todas elas podem ser ótimas para guardar itens como materiais de limpeza, cabos eletrônicos, remédios, alimentos e até mesmo outros itens menores que possam ficar perdidos pelo ambiente.
Leia também: Como fazer uso das caixas organizadoras para uma organização prática
A organização da casa não deve ser tarefa de uma única pessoa, todos os moradores devem ter ocupações e deveres para ajudar na organização e na manutenção do lar.
Para isso, defina espaços de responsabilidade de cada pessoa e crie uma logística para que todos colaborem para a manutenção da organização da casa. Além disso, insira as crianças nesse processo, isso auxilia que elas criem um senso maior de responsabilidade e de coletividade.
Leia também: Organização infantil – ensine o seu filho a ser regrado em casa
Há cômodos e itens em casa que precisam ser limpos sempre, e outros que não precisam de cuidado constante, por isso é bom ter um pequeno calendário dessas limpezas.
Por exemplo, se você costuma fazer a faxina da casa no sábado, marque essa data como o dia da limpeza geral. Aí registre o dia que você fizer limpezas mais pesadas como, por exemplo, a limpeza das janelas da casa, e crie um cronograma para limpá-las novamente a cada 15 ou 30 dias, por exemplo.
Você pode criar o cronograma em sua agenda pessoal mesmo ou pode criar uma planilha simples para ser compartilhada com os moradores da casa, assim vocês conseguem controlar o que já foi limpo e entender quando é o momento certo de fazer uma faxina mais completa novamente.
Esse tipo de cronograma facilita o seu trabalho e evita que você se perca na limpeza e acabe com aquela sensação de que sempre há coisas a serem feitas, mesmo sem essa necessidade.
Uma boa dica é sempre separar um momento entre as trocas de estação para fazer uma grande faxina no guarda-roupa. Remova itens que você não usa mais, separe peças para doações e retire os itens que precisarão ser higienizados.
Esse processo de organizar o guarda-roupa é importante tanto para que você evite o acúmulo de peças de roupa sem uso, quanto para a própria manutenção de suas roupas de cama, casacos e calçados.
Leia também: 10 dicas para organizar o guarda-roupa
Mais do que organizar a casa, é fundamental mantê-la assim. Por isso defina o local correto dos itens, setorize seus pertences e crie esse hábito na rotina familiar de que as coisas devam retornar para o seu local correto após o uso.
A manutenção dessa organização pode ser difícil no início, mas depois que se torna um hábito ela facilita muito mais o funcionamento da casa e também simplifica os momentos de faxina geral.
Quer mais dicas para o momento da faxina? Confira também: