Dicas para quem quer morar sozinho

Morar sozinho 

 

Chegou a hora de você morar sozinho, ter o seu próprio cantinho e, finalmente, fazer as coisas do seu jeito. Esse grande passo rumo à sua independência e liberdade é uma decisão carregada de felicidade, mas também acompanhada por dúvidas e incertezas.

 

Queremos que a sua mudança seja a mais suave possível, então pode ter certeza que, com as dicas que daremos a seguir, este momento será melhor do que a sua expectativa.

 

Vamos nessa?

 

Kit de sobrevivência para morar sozinho

 

Na maioria das vezes, a decisão de morar sozinho é uma necessidade, em vez de uma escolha propriamente dita, seja porque o seu trabalho é longe de casa, você passou no vestibular, mas a faculdade fica em outro estado, ou o espaço ficou apertado para você.

 

Independentemente de qual o motivo, sempre bate aquele frio na barriga. Afinal, morar sozinho é uma decisão muito importante e requer muito estudo e planejamento antes de qualquer outra coisa. 

 

Após ter escolhido o local onde irá morar sozinho, é preciso assegurar que você tenha pelo menos o básico para começar essa nova fase da sua vida. 

 

Será que você tem tudo de que precisa? Não?! Então confira o nosso kit de sobrevivência para morar sozinho:

  • Alimentos básicos

Antes de se mudar, planeje suas finanças com antecedência para não passar necessidade. Arroz, feijão, macarrão, carne, frutas e legumes mantêm a sua saúde em dia e fornecem os nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. 

  • Produtos de limpeza e higiene pessoal

Uma boa higiene pessoal é indispensável para todos que desejam ter uma vida mais saudável. Manter o ambiente limpo e hábitos regulares contribui positivamente com a prevenção de doenças físicas e a manutenção da saúde mental, pois impacta a nossa autoestima e a relação com as outras pessoas. Por isso, escovas, pasta de dente, papel higiênico e produtos de limpeza não podem faltar.

  • Kit de primeiros socorros

Se cortar ou cair são coisas às quais você está sujeito quando realiza atividades como preparar a comida e limpar a casa. Por isso, mantenha um kit de primeiros socorros sempre por perto, assim você poderá se cuidar caso algo do tipo aconteça. É melhor prevenir do que remediar.

  • Geladeira e fogão

Não adianta comprar todos os alimentos básicos indicados anteriormente e deixar eles estragarem, não é mesmo? A Consul tem diversos modelos de geladeiras e fogões com funcionalidades exclusivas, e custo-benefício para você cozinhar e congelar os seus alimentos com muito mais facilidade e praticidade. Isso é bem pensado!

 

#DicaBemPensada: o espaço é pequeno? Leia a nossa matéria sobre Geladeira ou Frigobar

  • Cama, mesa e banho

Fora a cama, lençóis, travesseiros e toalhas são essenciais. Estamos falando da sua casa, você merece um ambiente aconchegante para relaxar, se manter aquecido nos dias frios e ficar confortável.

 

#DicaBemPensada: aprenda a deixar o seu quarto mais aconchegante.

  • Utensílios domésticos

Pratos, copos, talheres, vassoura, tesoura e rodo são os últimos itens que vêm à mente na lista de compras, mas, acredite, até mesmo o menor deles faz uma baita diferença. Portanto, não deixe para depois, eles são tão essenciais como os demais itens desta lista.

 

#DicaBemPensada: sem tempo para cozinhar? Confira as nossas dicas de receitas fáceis e shawarma

  • Internet

É impossível pensar em um ambiente sem internet, tudo à nossa volta está ligado a ela de alguma forma. Alguns trabalhos, serviços e até mesmo atividades de lazer e estudo dependem dela para funcionar. Se manter conectado é muito importante, ainda mais se você for morar sozinho.

 

 

Vantagens e desvantagens de morar sozinho

 

Morar sozinho é uma experiência construtiva e benéfica, porém, nem tudo são flores. Para começar, assim como qualquer outra experiência, ela possui algumas características que precisam ser pontuadas.

 

Descubra a seguir quais são os pontos positivos e negativos:

 

Prós 

 

Sua casa, suas regras

Você está totalmente livre para criar os seus horários e organizar a sua rotina da forma que quiser. Foi-se o tempo em que você precisava pedir permissão ou tinha hora para chegar – de agora em diante, é você quem manda.

 

Privacidade

Ah, tem coisa melhor do que ficar de pijama o dia inteiro, ou não ter ninguém em cima de você o tempo todo, querendo saber o que você anda fazendo? A privacidade é um dos grandes motivadores para quem está pensando em morar sozinho e deixar o melhor em off. 

 

Independência

Aqui não estamos falando apenas da parte financeira. Claro que você será o responsável pelo seu dinheiro, mas também poderá desenvolver seu crescimento pessoal, andar com as próprias pernas e se realizar em cada conquista. É um processo contínuo de autoconhecimento. 

 

Contras

 

Só depende de você

Para as coisas acontecerem, você precisará se mexer, mesmo estando cansado após um longo dia de trabalho, doente ou com sono. Se não cozinhar, não tem jantar, se não limpar a casa, ela permanece suja. Isso vale para todas as obrigações e responsabilidades de manter a casa minimamente organizada. Infelizmente, a louça não se lava sozinha.

 

Solidão

Morar sozinho pode ser uma experiência cansativa para os desbravadores de primeira viagem. Olhando pelo lado positivo, ela irá contribuir com o seu amadurecimento e senso de independência. Já pelo lado negativo, não ter ninguém para conversar ou dividir as tarefas faz bastante falta. Nesse caso, convide os amigos e familiares para conhecer a casa nova ou adote um bichinho de estimação para preencher o seu ambiente com amor. 

 

Contas a pagar

Manter uma casa e/ou apartamento não é uma tarefa barata. Fora as responsabilidades diárias e os gastos com mobília e manutenção, também é preciso honrar as contas da casa, luz, água, energia, condomínio (se morar em um prédio), aluguel (se a sua casa não for própria) e internet. Tudo sai do seu bolso e se você não pagar na data certa, corre o risco de virar uma bola de neve.

 

Morar sozinho depois dos 40 

 

Diferentemente do que você imagina, não há uma idade certa para morar sozinho. Existem muitos fatores por trás dessa decisão, como acesso, capacidade financeira e oportunidade. Muitos preferem aproveitar a segurança familiar para guardar dinheiro e economizar; outros não veem a hora de deixar a casa dos pais assim que completarem 18 anos, ou estão passando por um período de separação.

 

No caso de você ter optado por morar sozinho aos 40 anos (ou depois disso), saiba que, tirando o amadurecimento pessoal e profissional, a sua experiência não será muito diferente de quem se muda mais jovem. Claramente, algumas coisas serão mais fáceis, graças à experiência acumulada ao longo dos anos e à independência, mas, ainda assim, é uma grande mudança.

Morar sozinho com 1200 reais

 

É difícil? Muito, mas não é impossível. Por ser um valor abaixo de um salário mínimo, esse orçamento irá exigir de você muito mais controle financeiro e emocional. 

 

O que dá para fazer é procurar lugares fora do centro da cidade, pois, geralmente, são mais baratos por abrir mão do fácil acesso e proximidade de serviços básicos e opções de lazer. 

 

Outra possibilidade é tentar alugar apenas um cômodo com banheiro, dividir o aluguel com um(a) amigo(a) ou tentar convencer algum familiar que tem mais de um imóvel a emprestar para você.

 

Por fim, monte uma reserva de emergência, planeje o seu orçamento com cuidado e a sua independência emocional. Por mais que seja um grande sonho, se possível, vá com calma: as melhores coisas da vida valem a espera.

 

Para obter informações mais detalhadas sobre produtos e promoções disponíveis, visite o site oficial Consul.

 

Aproveite e compartilhe o que você achou da matéria com a gente. É só marcar as estrelas abaixo conforme a sua opinião.  

 

Cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado de todas as novidades e benefícios que a Consul tem a oferecer.

 

Até a próxima!

 

Utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra no site Consul e encontre os produtos ideais para mobiliar a sua nova casa.

 

(*) Válido para primeira compra em eletrodomésticos acima de R$ 1.499.

Compartilhar