Manutenção preventiva

O seu produto ou eletrodoméstico acabou de sair do período de garantia. Você  optou por não contratar o serviço de garantia estendida e deixar a manutenção preventiva por conta própria, afinal, ele nunca apresentou nenhum problema.

 

Mas, agora que ele está fora da garantia, você está se perguntando se foi uma decisão inteligente ou, melhor, se você realmente sabe como mantê-lo funcionando e livre de problemas?

 

Então, para que você não passe por nenhum perrengue, vamos te ensinar tudo o que precisa saber sobre manutenção preventiva. Assim seu produto se manterá em ótimo funcionamento por longos anos. 

 

Preparado?

 

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma ação realizada em intervalos periódicos, com o intuito de prolongar a vida útil e a eficiência do seu equipamento. 

 

Esse cuidado extra é necessário, pois o desempenho do eletrodoméstico diminui com o passar do tempo, e a chance de que algum problema aconteça se torna maior. 

 

Durante o processo, os componentes são limpos, lubrificados e analisados minuciosamente em busca de possíveis falhas e, caso exista alguma, a situação é resolvida o quanto antes.

 

Por essa razão, sugerimos um critério de manutenção preventiva baseado em dois fundamentos básicos, que facilitam a realização e garantem que você não correrá o risco de deixar a data de manutenção passar em branco. 

 

São eles:

 

Manutenção pelo tempo

Realize a manutenção geral no intervalo de tempo indicado no manual do fabricante. Normalmente, o indicado é a cada três ou seis meses, com intervalo máximo de 12 meses.

 

Manutenção pelo uso

Se o seu produto for usado por longos períodos, como geladeiras e lavadoras, por exemplo, é recomendável realizar o monitoramento com intervalos menores, dependendo da idade, do modelo e das condições gerais do equipamento.

 

#DicaBemPensada: leia o nosso artigo sobre a diferença entre autorizada e especializada caso precise de uma mãozinha na manutenção do seu eletrodoméstico.

 

Manutenção preventiva: benefícios e desvantagens 

A realização da manutenção preventiva, assim como qualquer outro tipo de planejamento, é acompanhada de benefícios e desvantagens que devem ser considerados antes de tomar qualquer decisão relacionada à manutenção dos seus eletrodomésticos, ainda mais se ela for feita sem a ajuda de um profissional credenciado. 

 

Benefícios:

 

  • Aumento da vida útil 

A durabilidade do produto é prolongada graças aos cuidados constantes.

 

  • Prevenção de acidentes

O risco de acidentes, causados por mau funcionamento e peças deterioradas, é reduzido drasticamente.

 

  • Redução de problemas e mais economia

Graças à manutenção preventiva, os problemas são evitados, reduzindo também os gastos com peças novas ou visitas técnicas. 

 

Desvantagens:

 

  • Gastos desnecessários 

Nem sempre a peça que aparenta estar em más condições, de fato, precisa ser trocada. Entender profundamente o produto é essencial para não cometer este tipo de erro.

 

  • Erro humano 

Um dos principais problemas que podem ocorrer durante a manutenção preventiva é aquele causado pela ação humana — tocar onde não deveria, achar que o problema é em um local, quando, na verdade, está em outro…

 

Antes de qualquer coisa, sempre leia o manual de instruções do seu produto e só mexa se tiver plena certeza do que está fazendo. 

 

#DicaBemPensada: aprenda como trocar o filtro da geladeira e fazer a manutenção adequada do ar-condicionado.

 

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é a maneira mais eficiente de evitar possíveis problemas no seu eletrodoméstico, porque, além da identificação de sinais como ruídos, barulhos e vazamentos, também utiliza sensores para monitorar qualquer possível mudança de funcionamento do aparelho, identificando a maioria dos problemas antes que aconteçam.

 

Ela é uma ação complementar à manutenção preventiva — uma análise que, na maioria das vezes, é realizada por um profissional especializado.

Manutenção corretiva

Como o nome deixa claro, a manutenção corretiva, ao contrário da preventiva, acontece quando o problema já está claro — em suma, ocorre quando a manutenção preventiva não foi realizada a tempo ou no período ideal.

 

Por ser emergencial, ela pode sair um pouco cara, por isso a manutenção preventiva deve, acima de tudo, ser feita com antecedência.

 

O que podemos fazer para que a manutenção preventiva seja eficiente?

 

Talvez, o passo mais importante para que a manutenção preventiva seja eficiente é começar com um planejamento consistente. Não adianta nada fazer uma ou duas vezes e achar que é suficiente. A dica é criar uma planilha ou cronograma, tanto quanto se aprofundar no tema: leia o manual regularmente e pesquise as características do produto e não hesite em contatar um serviço especializado, ou, quem sabe, adquirir a garantia estendida do seu eletrodoméstico para não ter mais que se preocupar com isso.

 

Em caso de dúvidas, opte sempre pela rede autorizada Consul, fique com a consciência tranquila quanto à manutenção preventiva do seu eletrodoméstico e não corra mais riscos. Afinal, muitas vezes o barato sai caro. 

 

Se a manutenção do seu eletrodoméstico já não for a solução e precise de um novo, utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra no site Consul e garanta um produto de qualidade e com a opção de garantia estendida.

 

Ah, aproveite e compartilhe o que você achou da matéria conosco — é só marcar as estrelas abaixo. 

 

Por fim, cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado sobre todas as dicas e novidades que a Consul tem a oferecer.

 

Até a próxima!

 

(*) Válido para primeira compra em eletrodomésticos acima de R$ 1.499 

 

Leia também:

 

Como montar cozinha planejada

Compartilhar