Postado 3 de julho de 2024
Lanches rápidos, leves e saudáveis são sempre uma boa pedida, ainda mais durante as férias escolares, em que a criançada não quer ficar parada um segundo, nem mesmo para comer. Por isso, é tão importante preparar lanches que, além de saborosos e nutritivos, despertem a curiosidade e o paladar das crianças.
Na matéria de hoje, além das opções rápidas que você já conhece, também vamos ensinar receitas criativas que têm tudo para transformar a hora do lanche em uma brincadeira especial.
Vamos lá?
Quando o assunto é lanche da tarde, opções não faltam. Mas quem tem filhos pequenos em casa sabe que uma alimentação saudável e balanceada é indispensável e, por vezes, um grande desafio. Afinal, eles estão em fase de crescimento e, por via de regra, preferem alimentos processados, doces e gordurosos, como bolachas recheadas, salgadinhos e chocolates. Contudo, esses alimentos são conhecidos pelas altas quantidades de sódio, açúcar e outras substâncias, que podem levar à obesidade e a problemas de saúde a longo prazo.
Então, pensando nisso, unimos o melhor dos dois mundos com dicas de lanches rápidos que são tão gostosos quanto saudáveis. Confira:
PANQUECA DE BANANA
Ingredientes:
2 bananas.
1/2 xícara de chá de leite.
2 ovos.
1 colher de sopa de açúcar.
5 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento.
Preparo:
#DicaBemPensada: experimente adicionar calda de chocolate, mel ou algumas frutas.
COOKIES INTEGRAIS DE AVEIA COM GOTAS DE CHOCOLATE
Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de trigo integral.
1 xícara de chá de açúcar mascavo.
1 xícara de chá de aveia.
Meia colher de chá de fermento em pó.
1 ovo.
2 colheres de sopa de manteiga.
1 colher de sopa de sementes de linhaça.
4 colheres de sopa de castanhas-de-caju picadas.
100g de gotas de chocolate.
Preparo:
1.Inicialmente, misture a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a aveia e o fermento em pó em um bowl.
SALADA DE FRUTAS COM CREME DE BAUNILHA
Ingredientes:
2 bananas em rodelas.
1 manga picada.
1 maçã picada.
Suco de 1 limão.
2 xícaras de chá de mamão picado.
2 xícaras de chá de abacaxi picado.
1 xícara de chá de melão picado.
2 xícaras de chá de chantilly.
Granola a gosto.
Creme:
1 lata de leite condensado.
1 colher de sopa de amido de milho.
1 gema.
1 colher de café de essência de baunilha.
1 xícara de chá de leite.
Preparo do creme:
Preparo:
SMOOTHIE DE MORANGO E BANANA
Ingredientes:
8 morangos.
1 colher de sobremesa de mel.
1/2 banana nanica.
200 ml de leite.
1 colher de sobremesa de açúcar.
2 colheres de sopa de aveia.
Preparo:
Muitas famílias costumam aproveitar a época de férias para viajar. Com o intuito de escapar do trânsito e chegar a tempo de curtir o passeio, o preparo de lanches rápidos, fáceis de comer e que não façam muita bagunça no veículo, nem tenham cheiro forte é imprescindível. Sem falar que, se a viagem for longa e não tiver muitas paradas ao longo do caminho, ter refeições leves e de fácil digestão não só ajuda a distrair os pequenos, como também previne náuseas e irritações no estômago.
Separamos algumas ideias para você tornar a viagem mais saborosa e tranquila.
Frutas: são ótimas opções, fáceis de comer e contribuem com a digestão, especialmente as maçãs, que reduzem a possibilidade de enjoos.
Sanduíches: opte por ingredientes que não estragam facilmente, por exemplo, queijo, presunto, tomate e alface. Não use molhos nem condimentos líquidos para facilitar a digestão. Se quiser dar um toque a mais, utilize ervas e especiarias.
Barrinha de cereal: fácil de transportar, é uma alternativa saborosa para repor a energia – se possível, escolha versões caseiras e/ou orgânicas.
Vegetais cortados ou mix de legumes desidratados: troque o salgadinho por esta opção, que é mais saudável e rica em nutrientes.
Água e sucos naturais: manter os pequenos hidratados é muito importante, especialmente em dias quentes.
#DicaBemPensada: tenha em mente que a ingestão de líquidos em excesso aumenta a vontade de urinar e que é normal algumas crianças sentirem enjoos, sobretudo em viagens longas. Leve sempre remédios e pesquise o acesso de banheiros públicos ou paradas na região.
Se você está procurando outras opções, o tempo ficou ainda mais curto ou só quer fugir do básico sanduíche de frios, aproveite estas dicas de lanches rápidos e saborosos sempre que estiver com pressa:
SANDUÍCHE DE GELEIA E BANANA
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes:
Pão integral.
Geleia.
Banana fatiada.
Preparo:
Espalhe a geleia sobre o pão e coloque as fatias de banana.
WRAP DE FRANGO E VEGETAIS:
Tempo de preparo: 10 minutos, caso o frango já tenha sido cozido.
Ingredientes:
Wrap de trigo integral.
Peito de frango desfiado.
Alface.
Cenoura ralada.
Cream cheese.
Preparo:
Adicione o frango desfiado, o alface e a cenoura ralada juntamente com o cream cheese no wrap e enrole.
TORRADINHAS COM ABACATE E OVO:
Tempo de preparo: em torno de 5 minutos
Ingredientes:
Torradas integrais.
Abacate amassado.
Ovo cozido.
Preparo:
Espalhe o abacate amassado nas torradas e adicione o ovo cozido.
Geralmente, ensinar uma criança a trocar a barra de chocolate por uma maçã é uma tarefa árdua, que exige bastante paciência, mas com a estratégia certa, você consegue melhorar esse aspecto e fazer lanches rápidos, coloridos e irresistíveis para qualquer criança. Quer saber como?
COZINHEM JUNTOS
Chame-as para te ajudar na cozinha — seja montando a mesa, misturando ingredientes ou até lavando vegetais. Crianças que cozinham ou pelo menos participam dos preparos possuem uma aceitação maior com comidas diferentes e, por consequência, comem melhor.
FAÇA DA COMIDA UMA NOVA BRINCADEIRA
Crie pratos coloridos com características que lembrem os seus desenhos ou personagens preferidos, invente histórias sobre os pratos e/ou até mesmo gincanas divertidas.
MAIS SAÚDE, MENOS ULTRAPROCESSADOS
Dê prioridade a frutas e alimentos orgânicos e evite a compra de alimentos processados e pouco nutritivos – dessa forma, você reduz o desejo por esses alimentos e habitua o paladar a opções muito mais saudáveis.
A ROTINA É IMPORTANTE
Estabeleça horários para cada refeição. Ao fazer isso, na hora de comer, as crianças estarão sempre com fome e será mais fácil introduzi-las a novos alimentos.
DÊ UM BOM EXEMPLO
As crianças são influenciadas pelos hábitos alimentares dos adultos, especialmente dos pais. Não adianta querer que seu filho coma melhor se você faz o contrário, não é mesmo? Coma alimentos saudáveis também, de preferência, na companhia do seu filho.
CONVERSE
Explique os benefícios de uma boa alimentação de um jeito simples. Dá para usar fantoches, vídeos e livros para ilustrar (de acordo com a idade, é claro!).
TENHA PACIÊNCIA
Mudar hábitos ou a rotina é difícil para todo mundo, especialmente para crianças. Entenda que talvez seja necessário um pouco mais de tempo, porque os pequenos precisam ser expostos com mais frequência a um novo alimento antes de começar a aceitá-los.
SEM PRESSÃO
Não obrigue as crianças a comerem o que elas não querem; isso pode gerar uma relação negativa e, no pior dos casos, um trauma. Evite também transformar doces ou sobremesas em recompensas dadas após uma refeição saudável, pois isso pode criar uma falsa sensação de evolução, já que ela comerá pensando apenas no que virá depois.
TUDO FICA MELHOR EM FAMÍLIA
Acima de tudo, valorize as refeições em família, assim você promove desde cedo um ambiente positivo e seguro para que seu filho sempre tenha um bom exemplo e faça sempre escolhas alimentares positivas.
Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o que você achou da matéria conosco — é só marcar as estrelas abaixo. Cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado sobre todas as dicas e novidades que a Consul tem a oferecer.
Visite o nosso site, utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra no site Consul e renove a sua casa com eletrodomésticos que irão facilitar os seus preparos.
Até a próxima!
(*) Válido para primeira compra em eletrodomésticos acima de R$ 1.499
Leia também:
— Receita café da manhã de Dia das Mães
— 13 receitas de recheio para bolos deliciosas