Postado 22 de abril de 2025
Já teve aquele pensamento de que a vida anda meio no piloto automático? Casa, trabalho, redes sociais… e aí, quando surge um tempinho, a gente até pensa em fazer algo novo, mas nem sabe por onde começar, né? Imagina, então, encontrar hobbies diferentes para aproveitar!
Se você sente que está na hora de mudar um pouco essa rotina, dar um respiro para a mente e encontrar uma atividade só sua, esse texto é para você.
Hoje em dia, existe uma infinidade de atividades bem especiais que ajudam a espantar o tédio, desenvolver novas habilidades e até melhorar o bem-estar. E o melhor: tem opção para todo estilo, gosto e tempo disponível!
Bora descobrir como encontrar o seu?
Antes de mergulhar nas opções, vale um passo essencial: olhar pra dentro. Parece papo de autoconhecimento (e é mesmo), mas entender o que você gosta de verdade é o primeiro passo para encontrar um hobby que faça sentido de verdade – e que te conquiste por muito tempo.
Mas calma, porque nós temos algumas dicas para te ajudar neste processo e para descobrir o tipo de atividade que mais tem a ver com você.
Pense no seguinte:
Ok, e onde é que você pode descobrir os diferentes hobbies que podem te motivar, hein? Essa é uma pergunta bastante importante. E, na prática, o que não falta hoje é caminho para pesquisar e mergulhar em novas atividades.
Por exemplo:
Ter um hobby diferente no seu dia a dia não é só uma forma de se distrair. É também uma maneira de se reconectar com você mesmo, descobrir novas paixões e transformar o tempo livre em algo que realmente vale a pena.
E se você está aceitando ideias, aqui vão sugestões para te inspirar — alguns mais comuns, outros bem fora da curva, mas todos com potencial de transformar seus dias!
Já pensou em se desafiar a fazer uma receita nova toda semana? Escolha temas: sobremesas com 3 ingredientes, pratos de outros países, pães artesanais… Pode virar seu hobby favorito!
Ideal para quem busca hobbies terapêuticos e quer trazer um pouco de verde pra dentro de casa. Dá pra começar com temperos e suculentas e avançar para hortas verticais. É relaxante e ótimo para a saúde mental.
Com o celular na mão, dá para começar hoje mesmo. O legal é treinar o olhar para detalhes do dia a dia e brincar com luz, ângulos e momentos.
Se quiser se aprimorar ainda mais, já vai pesquisando, porque existem vários cursos gratuitos e apps que ajudam com técnicas básicas para começar sua vida atrás das lentes.
Violão, teclado, ukulele… além de ser um hobby divertido, a música ajuda no foco, na memória e até no humor.
Dica prática: use plataformas online ou grupos de iniciantes para começar suas primeiras notas.
Você pode escrever crônicas, contar histórias fictícias ou só registrar seus dias. Se quiser deixar visual, combine com colagens, desenhos ou lettering.
E aqui a gente precisa dizer uma coisa: vale usar caderno físico ou aplicativos para anotar as coisas digitalmente. A ideia aqui é escrever livremente, desde histórias até acompanhar seu dia.
Se você curte desafio e concentração, essa é uma boa pedida. Tabuleiro, palavras cruzadas, sudoku… ou até montar LEGO.
Procurando um hobby legal e que pode ser tanto solo quanto em grupo? Tá aí uma opção que pode – literalmente – organizar várias peças no seu dia a dia.
Andar de bike é um ótimo jeito de unir lazer com saúde. Dá pra começar devagar, escolher trajetos seguros e aproveitar a cidade de um jeito diferente — além de ser um ótimo exercício físico e mental.
Gosta de redes sociais? Conhece muito de um assunto? Que tal transformar isso em um hobby criativo e compartilhar seu conhecimento por aí? Você pode explorar vídeos curtos, tutoriais, podcasts ou fotos criativas — e ainda conhecer um monte de gente nova no caminho.
Além dos hobbies mais comuns, como leitura e assistir a séries, cada vez mais pessoas estão buscando atividades que tragam algum tipo de sensação de liberdade ou realização. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 65% dos brasileiros sentem dificuldades para encontrar o equilíbrio entre lazer e trabalho, com reflexos principalmente em saúde mental e bem-estar.
Então, se perguntar: “quais hobbies eu posso ter?” é mais que uma curiosidade. É um passo para uma rotina mais leve e significativa.
Hoje em dia, essa divisão já está superultrapassada. O importante é encontrar algo que tenha a ver com você — independente de gênero. Homens podem aprender crochê e mulheres podem se apaixonar por mecânica de bikes, por exemplo.
Tem dúvida? Testa e vê no que dá. Sem pressão, sem rótulo.
Se o que você busca é mais conexão consigo mesmo, os hobbies para fazer sozinho ou os hobbies terapêuticos são perfeitos. Yoga, meditação guiada, pintura intuitiva, tricô ou até observação de pássaros (sim, observar pássaros!), astronomia…
Você consegue fazer, se concentrar e pensar na vida. É isso que importa, não é?
Além das ideias mais elaboradas, dá para começar a investir em um novo hobby aos poucos, em casa mesmo, e sem gastar (quase) nada. Veja aqui algumas outras sugestões para você avaliar:
E se sobrar tempo… que tal cerveja artesanal? Aqui tem uma dica boa: cerveja artesanal: ingredientes, tipos e como provar
Encontrar e cultivar hobbies diferentes pode ser o que faltava para você se reconectar com o que gosta de fazer – e com você mesmo.
Além disso, estudos mostram que pessoas que cultivam hobbies têm menos níveis de estresse e mais disposição e criatividade no cotidiano. Ou seja, só vantagem.
Por isso, que tal escolher uma ideia do nosso guia e começar essa semana mesmo? Dá para testar, adaptar e encontrar o seu ritmo — e, quem sabe, descobrir um novo talento escondido aí dentro.
Mas lembre-se bem: você não precisa virar expert em nada. O importante é curtir o processo, sem cobrança. Tá bom?
Ah, e se quiser continuar explorando ideias para te inspirar a levar uma vida mais leve e criativa, olha só outros conteúdos que a gente separou por aqui para você:
– Como criar um hobby novo e manter o hábito
– Metas de ano novo: como escolher objetivos reais
– Dia Mundial da Saúde: dicas simples para cuidar de você
– Cerveja artesanal: tipos e como provar
Até mais!