Postado 28 de março de 2019
Quando se compra uma geladeira ou um frigobar, é normal que o uso dela seja constante. Até porque ela não foi feita para ficar ligando e desligando várias vezes ao dia. Porém, às vezes, temos que desligar o eletrodoméstico independente do motivo: seja uma mudança, para fazer uma limpeza completa ou então para trocar por uma nova.
Quando esse tipo de situação acontece, sempre aparece aquela dúvida na cabeça: quanto tempo a geladeira pode ficar desligada?
Separamos alguns mitos e verdades sobre geladeiras e frigobares para acabar com as suas dúvidas agora mesmo!
Vale lembrar que essa informação pode variar de fabricante para fabricante e também de modelo para modelo. Nestes casos, consulte sempre o manual ou a própria marca, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para te dar uma resposta mais precisa, pois se trata de uma questão bastante técnica.
Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.
Para as geladeiras frost free, segue a mesma regra: por se tratar de detalhes técnicos, você vai ter a melhor resposta no manual do seu produto ou entrando em contato direto com a marca pelo SAC.
Porém, os modelos frost free não precisam ser desligados em momento nenhum para realizar o degelo. Então, você só vai precisar desligar um modelo desses em casos bastante específicos.
Independente do motivo pelo qual você teve que desligar a sua geladeira, recomendamos que você o desligue completamente da tomada, esvazie o congelador e não se esqueça de tirar a água das forminhas de gelo.
Isso vale para as geladeiras com outro tipo de degelo e para as Frost Free também!
Seja para uma geladeira nova ou para um frigobar que acabou de chegar na sua casa, o ideal é deixar o eletrodoméstico desligado por um tempo antes de ligar e começar a usar.
Isso porque, para a sua geladeira ou frigobar funcionar perfeitamente, é preciso se certificar que o óleo do motor e o gás refrigerante estejam no lugar certo antes de começar a funcionar.
Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada. Mas lembre-se, a melhor resposta você só vai ter com o próprio fabricante. Tenha sempre o manual por perto para ter certeza do modo correto de transportar e, depois, ligar a sua geladeira.
Pronto, agora que você já descobriu alguns segredos da geladeira, confira nossas dicas sobre como transportar geladeira.