Postado 29 de abril de 2019
Suas roupas de academia não duram? Você as lava, mas não consegue tirar seu mau cheiro? Talvez você não esteja lavando da maneira correta. Siga esses 8 passos e tenha roupas esportivas limpas, cheirosas e conservadas por muito mais tempo.
Você não precisa lavar a roupa assim que chega da academia, mas jogá-la no cesto de roupa sujas ainda molhada pode gerar mau cheiro, mofo e, o pior, você pode contaminar outras peças de roupa. Coloque-as no cesto só depois de secas.
Essa dica de ouro vale para qualquer tipo de roupa: seguir as instruções de lavagem do fabricante vai garantir que sua peça dure o máximo possível. Veja nosso guia de símbolos de lavagem.
Nem sempre o sabão dá conta do mau cheiro causado pelo suor. Para suas roupas de ginástica ficarem cheirosas ao saírem da máquina, deixe-as de molho em uma solução de 5 litros de água e ½ copo de vinagre de álcool por 30 minutos antes de lavá-las.
Os tecidos das roupas de academia possuem uma estrutura que pode se danificar na lavagem feita na máquina. Para garantir que elas durem mais tempo, use o ciclo de roupas delicadas ou um saco protetor específico para lavagens. Se preferir, lave à mão.
As roupas esportivas normalmente são feitas de poliéster, poliamida e elastano. Esses materiais não se dão bem com amaciante. Ele pode formar uma barreira que, com o tempo, vai fazer com que as peças percam a característica que as fazem “respirar” melhor.
A água quente danifica o elastano e, com o tempo, a roupa vai perdendo a flexibilidade. Por isso, o ideal é sempre usar água fria.
Se possível, pule a etapa de centrifugação ao lavar na máquina. Para tirar o excesso de água, esprema as peças ao invés de torcê-las. Isso vai aumentar muito sua vida útil.
Como já falamos, o calor danifica as fibras das roupas de academia. Portanto, elas não devem secar na secadora ou ao sol. Escolha um lugar arejado, mas com sombra.
Agora que você já sabe como lavar suas roupas esportivas, que tal aprender a como lavar roupa social?
*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.