Postado 17 de outubro de 2023
Muitos amam o verão, outros não são tão fãs assim da estação, mas todos concordam em um único questionamento: como refrescar o quarto numa noite muito quente?
Para ajudar a todos a terem uma noite de sono bem aproveitada, longe de tanto calor, fomos em busca de dicas e técnicas simples, mas muito eficazes.
Então fica frio e venha junto com a gente ver alguns macetes para você refrescar o seu dia a dia e ter mais qualidade de vida nesse verão que promete.
Neste artigo, você vai encontrar:
Na busca pela sabedoria de como refrescar o quarto durante noites quentes, existem vários jeitos de não só manter a temperatura dele mais confortável como, também, de umidificar o ambiente. E isso, meus amigos, ajuda muito no equilíbrio de temperatura e, principalmente, na qualidade da sua respiração.
Vamos ver algumas das técnicas mais eficientes para diminuir a temperatura em seu cantinho?
Vamos começar por uma coisa que você pode fazer sem comprar nada e nem ter muito esforço: garanta a total circulação de ar.
Sim, simples, não é? Deixar tudo aberto faz com que haja a mudança de ar de seu quarto por conta da corrente de ar que passará por toda a sua casa. Correntes de ar precisam da possibilidade da conclusão de sua correnteza e, em poucas palavras, isso só acontece se houver um local de entrada e, principalmente, de saída. Assim ela pode seguir seu fluxo, renovando o ar do seu quarto e trazendo uma brisa fresca.
Outra coisa bem simples que você pode fazer é adquirir lâmpadas de LED ou fluorescentes. As incandescentes, que são as mais amareladas, podem criar muito calor no processo de iluminar o ambiente. Por isso, elas podem ocasionar um leve aumento na sensação de calor dentro do seu quarto.
Sabemos que hoje em dia é muito mais comum as pessoas terem fluorescentes em casa, mas caso você perceba que esse seja o seu caso, troque de lâmpada.
Que ter plantas em casa sempre foi e continua sendo moda nas casas brasileiras, todo mundo sabe. O que alguns podem não saber é que um dos benefícios de ter essas gracinhas verdes em casa é que elas ajudam a balancear a temperatura do ambiente no qual estão, liberando vapor e renovando o ar.
Se você não tem uma cortina ou não é muito fã de tê-la na janela, vai repensar essa opção. Quando está muito sol, apesar da incrível iluminação natural que ele traz, pode e vai aquecer muito o interior do seu quarto.
O papel da cortina aqui é, basicamente, funcionar como uma barreira para que os raios de sol não tragam seu calor para o cômodo. Existem cortinas especiais para isso, que são as conhecidas como “blackout”, porém se você gosta de um cômodo bem iluminado, o que você pode fazer é adquirir uma cortina de cor clara. Desse modo, ela funcionará quase como quando você usa roupas claras em um dia ensolarado. Cores claras tendem a não segurar o calor, mas sim refleti-lo. Isso significa que, ao ter uma cortina clara, ela ainda deixará entrar um pouco da iluminação, mas refletirá os raios solares no horário de mais incidência, protegendo seu quarto do calor.
Como falamos antes, umidificar o ar é a técnica que será uma grande aliada para diminuir consideravelmente a sensação de calor. Aqui, o seu melhor amigo será o umidificador de ar.
Ao soltar aquele vapor fininho, ele traz diversos benefícios, desde um alívio na sensação térmica até ajudar quem tem problemas respiratórios por conta de ar seco ou de alergias. Ou seja, garantir o umidificador para o verão é garantir uma qualidade de vida sem igual.
Esse equipamento é um primo do umidificador e do ar-condicionado e, acredite, pode salvar as suas noites de verão.
Os climatizadores de ar funcionam como um três em um: ventila, umedece o ar e diminui a temperatura. Lógico, por fazer tantas funções ao mesmo tempo, ele não tem toda a potência que seus parentes têm em suas tarefas, mas isso não diminui seu valor. Ele continua a trazer grande alívio e garante que seu quarto fique menos abafado — que é tudo o que você procura e precisa.
Permanecendo no tema, essa aqui é uma dica que com certeza seus pais, avós e bisavós usaram muito — e a gente indica que você mantenha a tradição e use também.
É tudo muito simples: basta passar um pano molhado no chão do quarto antes de ir dormir. Como falamos acima, a umidade, trazida pela água no seu piso ao evaporar, vai fazer a sensação de calor diminuir.
As roupas de cama que você usa e as cores de seu quarto também influenciam muito no quanto ele ficará quente.
Citamos aqui nesta lista que cores claras tendem a refletir o calor e os raios solares, certo? O mesmo que você pensou para a sua cortina funciona com as cores que você usará em seus lençóis, fronhas, cobertores e decorações no geral. Por isso, ter algumas opções mais claras desses itens guardadas será seu trunfo contra o calor do verão.
Quanto à roupa de cama, há mais um detalhe que ajuda muito como um bônus na luta contra altas temperaturas: seu material. Evite ao máximo qualquer tipo de tecido grosso, de matéria-prima sintética ou que não permita ventilação. Os seus maiores aliados sempre serão os tecidos mais naturais, como algodão, linho ou cetim, então invista neles.
Por último, o mais conhecido e amado equipamento anticalor de todo o Brasil.
O ventilador nem precisa de introdução, não é mesmo? Ele é um amigo muito conhecido por toda a nação e está em todas as casas dos brasileiros, sempre garantindo uma brisa fresca durante o dia até a noite para todo mundo.
Mesmo que ele não pareça estar ajudando muito — naqueles momentos que parece que ele está mais jogando um ar quente em nós do que refrescando —, acredite que ele está. Um segredo muito bom é mantê-lo longe da sua cama, fazendo com que o ar tenha possibilidade de resfriar até chegar em você e circular por todo o quarto. Outro truque é deixar as portas e janelas bem abertas, para que ele tenha a oportunidade de empurrar o ar mais quente para fora de seu quarto.
Além disso, existe uma mega dica envolvendo o ventilador, que merece seu próprio bloco neste artigo.
Aqui não tem segredo e nem truque de como refrescar o quarto. A dica é simples e direta.
Quando você não estiver mais aguentando de calor, vá na sua cozinha, pegue um recipiente e encha-o com todos os gelos que existirem em sua geladeira. Volte para o seu quarto, ligue seu ventilador e coloque o recipiente com gelo na frente dele. Pronto, você acabou de criar um ar-condicionado caseiro.
Conforme o vento produzido pelas pás de seu ventilador passarem pelo recipiente, levará consigo o ar gelado que o gelo libera. Enquanto ele estiver derretendo, o ventilador continuará esse mesmo processo.
Uma adaptação desta ideia é você pegar garrafas, enchê-las de água, colocar no congelador e esperar a água dentro delas virar gelo. Depois, a ideia é a mesma: colocar as garrafas na frente do ventilador para refrescar.
Em ambos os casos, indicamos usar um pano por baixo, para que a água que será produzida nas paredes externas do recipiente ou da garrafa não estrague o móvel no qual você os colocará.
Apesar de não funcionar como o ar-condicionado original — e, com isso, queremos dizer que não funciona nada como o verdadeiro equipamento — tem, sim, um efeito refrescante.
Bem, já que falamos sobre o ar-condicionado, vamos todos admitir? Não tem jeito, ele é o melhor companheiro na missão de como refrescar o quarto.
Sabemos que a preocupação geral da nação é com a conta de luz e o eterno medo dela vir extremamente alta por conta do uso contínuo. Já falamos sobre isso aqui no blog e vale muito a pena você conferir para saber os mitos e verdades sobre o assunto e entender se o ar-condicionado gasta muita energia.
Porém, só relembrando, nos ar-condicionados mais modernos, como os da Consul, existem as funções “sleep” e “modo conforto”. Elas fazem com que o aparelho não funcione na potência máxima, apenas que deixe o local no qual ele se encontra em uma temperatura agradável. Com isso, menos energia é gasta.
Além disso, também existem diferentes modelos, não só ar-condicionado quente e frio, como o “split” e o “Inverter”, que também garantem uma economia de energia. Ou seja, quando você fica sabendo tudo sobre ar-condicionado, entende que ele sempre será a melhor opção para enfrentar o verão de cabeça erguida, e com uma boa pesquisa, entendendo todas as suas necessidades e demandas, vai ficar fácil encontrar o melhor ar-condicionado para te salvar nesse calorão!
Agora você já sabe como refrescar o quarto e o resto da casa durante as temporadas mais quentes. Lembre-se, também, de beber muita água e usar roupas leves, hein! Assim, você poderá aproveitar o melhor do calor e se preocupar apenas em pegar um bom bronze