Postado 21 de julho de 2020
O gás encanado tem uma série de vantagens que tornam a rotina na cozinha mais prática e até mais eficiente. Não precisar se preocupar com a troca frequente do botijão e a possibilidade de ter um fluxo de gás mais estável que, por consequência, gera uma chama mais potente e constante, por exemplo.
Com isso, muitas pessoas estão optando por esse tipo de gás em casa, porém a sua instalação pode ser um pouco mais complicada. Mas, não se preocupe que a gente facilita pra você e te ensina como instalar mangueira para gás encanado e algumas maneiras de mantê-la funcionando bem e em segurança.
O tipo indicado de mangueira nesse tipo de instalação é a de alta pressão revestida em aço inox ou liga de cobre. O comprimento varia de acordo com a distância entre o fogão e a parede, mas obrigatoriamente não pode passar de 1,25 metros.
A mangueira precisa estar posicionada de forma a não ficar esticada. Outro ponto importante é a movimentação dela, se movimentada constantemente ocorrerá uma força nas juntas, o que pode trincar a mangueira, ocasionando em um vazamento do gás.
A forma como a mangueira do gás fica posicionada atrás do fogão também é importante. Ela não pode ficar esticada e deve sempre ter alguma folga no caso do fogão precisar ser movimentado. Também não deve entortar nenhuma das conexões para não causar vazamentos.
É recomendável que você verifique o estado da sua mangueira a cada 5 anos. Torneiras antigas podem se desgastar e deixar o gás vazar. Nesse caso, por serem fissuras minúsculas, é muito difícil perceber que o vazamento está acontecendo antes de ele ser muito grave.
Evite limpá-la com um pano úmido para não enferrujar a malha da mangueira. Opte por um pano seco, sem aditivos ou produtos, e passe-o sobre a mangueira com cuidado sem movê-la demais.
Para isso você vai precisar de:
E este é o passo a passo:
Depois de aprender como instalar mangueira de gás em apartamento, chegou a hora de fazer o teste de vazamento. O procedimento é relativamente simples, você só precisa misturar detergente neutro e água para fazer sabão e espalhar isso pelas conexões da mangueira, do produto e da parede. A formação de bolhas indica que há vazamento de gás e isso precisa ser resolvido imediatamente, evitando acidentes futuros.
Se mesmo com todos os cuidados o problema persistir, não se preocupe! Explicamos aqui o que fazer quando ocorre o vazamento de gás para evitar acidentes.
}] }