Alimentação saudável

Quantas vezes você cogitou ter uma alimentação saudável e colher os frutos de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes? Muitas vezes, não é mesmo?

 

No entanto, sempre esbarra no mesmo desafio: a conservação correta dos alimentos, dado que uma alimentação saudável está relacionada a alimentos frescos e naturais. Mas hoje, isso vai mudar, porque você não só vai aprender dicas para transformar a sua alimentação, como também a maneira correta de conservar os alimentos que não podem faltar na sua geladeira.

 

Vamos lá?

 

O que comer em um café da manhã saudável?

 

Um bom café da manhã é sinônimo de uma alimentação saudável e faz milagres no seu dia, além de poder influenciar o seu humor, acredita? Fato é que um café da manhã de respeito precisa ser bem balanceado com todos os principais grupos alimentares presentes: carboidratos, fibras, proteínas.

 

Alimentos para incluir no seu café da manhã:

 

  • Frutas frescas: opções como maçã, banana e mamão são práticas e ricas em fibras e vitaminas.

 

  • Iogurte natural: é rico em probióticos, auxilia na saúde intestinal.

 

  • Pães integrais ou tapioca: são opções leves, que proporcionam saciedade.

 

  • Ovos: uma excelente fonte de proteínas e gordura saudável.

 

  • Oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas fornecem gorduras boas, que sustentam o corpo até o próximo lanche.

 

Com todos esses ingredientes à mão, você já consegue montar um café da manhã equilibrado e começar o seu dia com muita disposição, graças a uma alimentação saudável. Quer ver um exemplo? Faça ovos mexidos, com uma fatia de pão integral, iogurte natural com frutas, coloque um pouco de aveia ou chia para finalizar… e pronto! 

 

Alimentação saudável infantil

 

Se você tem filhos, especialmente em fase de crescimento, sabe o quão importante é garantir uma alimentação saudável e evitar alimentos processados, com altas doses de açúcar e sódio, para que as crianças possam se desenvolver em segurança.

 

Para que isso aconteça, o indicado é sempre deixar a geladeira abastecida com diversas opções de lanches saudáveis. Podem ser palitinhos de cenoura, pepino e homus, brócolis e abóbora, iogurtes naturais sem açúcar misturados com frutas frescas e fonte de proteínas, como frango desfiado e ovo.

 

Por mais que seja difícil convencer uma criança a se alimentar adequadamente, é importante introduzi-la às comidas saudáveis aos poucos. Se você estiver com dificuldades, tente transformar a refeição em uma brincadeira: conte histórias sobre o alimento, faça combinações e certifique-se que sejam pratos coloridos para abrir o apetite e estimular as crianças a comerem de forma saudável.

 

5 benefícios de uma alimentação saudável

 

Uma alimentação saudável não é apenas uma questão de estética ou controle de peso, ela é muito importante para sua saúde como um todo, porque impacta positivamente diversos aspectos da sua vida. Confira cinco benefícios de adotar uma alimentação saudável e equilibrada:

 

Melhora a imunidade: frutas e vegetais são ricos em vitaminas e antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico e reduzem o risco de doenças.

 

Aumento da disposição: uma dieta balanceada com carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas, não só é rica em nutrientes como também fornece energia suficiente para todo o dia.

 

Controle de peso: uma alimentação balanceada ajuda a manter o peso estável e evita o ganho de gordura.

 

Saúde mental: alimentos ricos em ômega-3 e em antioxidantes melhoram a memória e reduzem os sintomas da ansiedade e depressão.

 

Melhora na digestão: o consumo de fibras e cereais integrais contribui para o trânsito intestinal e até reduz problemas de constipação.

 

Reduz o risco de doenças: diabetes, hipertensão e obesidade podem ser evitadas por uma alimentação equilibrada.

 

#DicaBemPensada: leia a nossa matéria sobre 14 receitas veganas de dar água na boca e aumente suas opções de preparo.

 

Como manter os alimentos frescos e conservados por mais tempo?

 

A sua geladeira tem um papel fundamental na sua reeducação alimentar e será de grande ajuda daqui para frente, visto que uma geladeira bem organizada mantém os alimentos frescos por mais tempo e, assim, garante a qualidade dos ingredientes e facilita o comprometimento com uma alimentação mais saudável. 

 

Quer ver como?

 

  • Temperatura: mantenha a temperatura interna entre 1 °C e 4 °C, para evitar o crescimento de bactérias.

 

  • Armazenagem: utilize potes herméticos para guardar alimentos como frutas, legumes e proteínas. Isso impede a proliferação de microorganismos e bactérias. 

 

#DicaBemPensada: a Geladeira Consul Frost Free 342 litros cor Inox com Gavetão Hortifruti – CRB39AK possui o Gavetão Hortifruti, que deixa suas frutas, verduras e legumes organizados e fresquinhos. 

 

  • Compartimento indicado: sempre armazene frutas e legumes nos compartimentos inferiores, onde a temperatura é mais constante. Já os alimentos prontos, o mais indicado é deixar na parte superior da geladeira.

 

  • Cuidado com a superlotação: Uma geladeira cheia demais dificulta a circulação de ar frio, o que pode levar ao estrago de alguns alimentos.

 

Viu só, a sua geladeira é uma importante aliada na busca por uma alimentação saudável. Esperamos que com as dicas de hoje, você consiga transformar a sua vida e colher todos esses benefícios para a sua saúde.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe conosco o que você achou da matéria — é só marcar as estrelas abaixo. Cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado sobre todas as dicas e novidades que o site oficial Consul tem a oferecer.

 

Visite o nosso site! Utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra e adquira uma nova geladeira para guardar os seus alimentos ou, quem sabe, um outro eletrodoméstico, como um fogão.

 

Até a próxima!

 

(*) Válido para primeira compra em eletrodomésticos acima de R$ 1.499.

 

Leia também:

 

Alimentação no verão: leve e refrescante.

Dia Mundial da Saúde: celebre esta data com mais disposição e bem-estar

Lanches rápidos

Compartilhar