Postado 2 de setembro de 2019
Se você mora sozinho ou falta tempo para cozinhar em casa por conta do dia a dia corrido, certamente já passou pela sensação de que sempre acaba perdendo as verduras, os legumes e as frutas que comprou. Seja porque esqueceu na geladeira ou porque amadureceram mais rápido do que esperava.
Quando isso acontece, a primeira coisa que passa pela cabeça é parar de comprar estes itens em quantidades superiores do que precisamos para uma ou duas refeições. Mas, sabemos que delivery e comidas industrializadas e congeladas nem sempre são uma boa opção.
Afinal, além da comodidade, tudo o que queremos é algo prático e com gostinho de comida caseira.
Por isso, listamos algumas verduras, legumes e frutas que costumam durar por mais tempo, além de algumas dicas para conservar ainda mais estes alimentos, facilitando também o consumo.
Seja pela delicadeza das folhas ou pela textura e espessura das cascas, legumes, verduras e frutas possuem um tempo diferente de durabilidade e alguns cuidados podem acabar te ajudando a aumentar o tempo de conservação desses alimentos.
Entre as verduras de folha, as que possuem maior duração são, a Couve, a Taioba, o Ora Pro Nobis e o Repolho.
As folhas um pouco mais grossas protegem o alimento da instabilidade do clima e até mesmo das queimaduras que podem sofrer com as temperaturas muito baixas de um refrigerador
Para aumentar a conservação, é possível guardá-las em ambiente fresco e seco por até 2 semanas. Caso prefira guardá-las no freezer, lave, pique e separe em porções individuais. Desta forma, chegam a durar até 2 meses.
Diferente das verduras, os legumes costumam ter uma durabilidade maior, principalmente porque quase todos podem ser congelados crus ou pré-cozidos.
No entanto, os legumes da família das raízes e dos tubérculos, como a beterraba, cenoura, nabo, rabanete, batata, mandioca e o cará costumam ser mais resistentes. Enquanto o nabo e o rabanete chegam a durar até 1 mês se armazenados em recipiente com papel absorvente, os demais legumes quando mantidos secos, limpos, refrigerados e longe da umidade chegam a durar de 2 a 6 meses.
Os brotos como o alho e a cebola, também considerados legumes, são muito mais resistentes e não precisam ser mantidos sob refrigeração.
As frutas costumam ser consumidas mais facilmente que legumes e verduras mas, ainda assim, para evitar o desperdício, na hora de fazer a lista da feira é importante escolher as que duram mais ou até mesmo as que não estão tão maduras. Assim, fica mais fácil planejar a sua rotina alimentar para o consumo.
Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.
As frutas mais sensíveis são o morango, a uva, mamão, melão, pêssegos e ameixa fresca. Esse tipo de fruta chega a durar apenas 5 dias, mesmo quando refrigeradas.
O primeiro passo para armazenar melhor os alimentos do hortifruti é higienizá-los da forma correta. Assim você evita que micro-organismos ou pequenos insetos fiquem em contato com o que você vai comer, aumentando a durabilidade dos alimentos.
Para higienizar as folhas, como alface, rúcula, espinafre, agrião, couve, entre outros, é preciso lavá-las bem e, de preferência, em água corrente. No processo de lavagem, corte a raiz e passe a mão suavemente folha por folha, certificando que todas estejam lavadas e sem resíduos de terra.
Para completar a higienização, você pode deixá-las também de molho por alguns minutos em uma bacia com água e uma colher de água sanitária ou vinagre branco. Ao retirar da solução, passe novamente as verduras por água corrente, seque bem e armazene em recipientes com boa vedação.
Para lavar os legumes, o processo é o mesmo das verduras uma vez que deve ser feito em água corrente. As raízes e os tubérculos, que costumam ter mais contato com a terra, como a beterraba, cenoura, mandioca, cará e inhame devem ser lavadas com o auxílio de uma esponja ou até mesmo uma escovinha de cozinha, mesmo que as cascas sejam retiradas no momento do preparo.
Por ter um consumo mais rápido, serem mais sensíveis e muitas vezes não precisarem de preparo algum, lavar frutas pede o dobro de cuidado e, porque não dizer, carinho.
Por isso, ao chegar da feira ou do supermercado, coloque-as na pia ou em um recipiente para que possa lavá-las em água corrente. Se a fruta for do tipo que é consumida com casca como o pêssego, a ameixa, maçã, goiaba e pêra, lembre-se de usar o lado macio da esponja com cuidado para não danificar a parte externa da fruta.
Dica: não se esqueça de lavar mais uma vez os alimentos que ficaram de molho na solução com água sanitária ou vinagre. É importante tirar toda a solução para não afetar o sabor! Além disso, no caso da verduras de folhas e legumes antes de armazená-los em sua geladeira lembre-se de secá-los bem.
Hoje em dia, as geladeiras possuem uma gaveta separada para armazenar produtos naturais, como frutas, legumes e verduras. Porém, nem sempre lembramos do que guardamos lá e, ou os alimentos são esquecidos, ou compramos mais o que já temos.
O primeiro passo para para minimizar essas perdas é saber como organizar a geladeira da forma certa. Evitando deixar a gaveta completamente cheia para você não esquecer nada lá dentro e para o ar circular melhor no compartimento.
Para ajudar nessa tarefa de não esquecer seus alimentos na gaveta de hortifruti, existe o modelo de geladeira com freezer embaixo. A sua disposição é perfeita para você enxergar tudo o que tem dentro e, principalmente, não deixar nada esquecido lá no fundo.
A primeira dica é que, independente do cuidado, as folhas não costumam durar muito depois de temperadas.
Por isso, o mais importante é preparar uma quantidade que você sabe que é suficiente para consumir sem precisar passar muitos dias guardado.
A segunda dica é que, para conservar verduras na geladeira, por pelo menos mais alguns dias, você precisa manter as folhas secas e guardar em potes. Use algumas folhas de papel toalha para tirar toda a umidade da sua salada, guarde em potes e leve à geladeira.
Pronto, agora você já sabe como higienizar e armazenar frutas, legumes e verduras da maneira correta! E já que estamos falando em guardar coisas dentro da geladeira, não deixe de conferir nossas dicas de como organizar o freezer da forma certa.
Além disso, que tal conferir as geladeiras da Consul para te ajudar nesse processo?