Postado 9 de agosto de 2018
Se você sentir cheiro de gás em casa, ATENÇÃO!
Vazamento de gás é super perigoso e significa que alguma coisa está errada com o seu fogão. Se você inalar muito o gás, pode ter sérios problemas de saúde e o contato com faíscas pode resultar em uma explosão.
Para evitar acidentes, a gente te ensina o que você deve fazer nesses casos. Dá uma olhada:
Quando sentir o cheiro de gás, feche imediatamente o registro e saia do ambiente. Já se você tem o botijão dentro de casa, feche o registro, retire-o do fogão e coloque-o em um lugar bem arejado.
Para circular o ar, abra bem todas as portas e janelas, para o gás sair naturalmente.
NUNCA use ventiladores para acelerar esse processo, pois eles soltam faíscas e podem causar uma explosão.
Enquanto você deixa a sua cozinha arejando, vá para outro local até que todo o gás saia. Inalar o gás por muito tempo pode ser extremamente prejudicial.
Depois de fazer todos os passos, é importante achar de onde vem o vazamento. Para isso, você vai precisar de uma esponja e detergente e seguir estes passos:
1. Faça uma mistura do detergente com água.
2. Com a esponja, passe o sabão no cano que leva o gás ao fogão.
3. Abra o registro de gás.
4. Veja se saem bolhinhas do cano. Se sim, você achou o vazamento.
5. Troque a peça que causa do vazamento, que pode ser a mangueira ou registro. Se preferir, solicite uma visita técnica para fazer a troca.
Se mesmo assim, você não achar de onde vem o vazamento de gás, feche novamente o registro e entre em contato com a distribuidora de gás da sua cidade para uma visita técnica. Ah, e não use o fogão consertar o vazamento.
Caso esteja pensando em fazer a conversão do fogão de GLP para gás natural, confira nossas dicas para fazer essa troca de forma segura.