Pode usar outro prato de micro-ondas

Sabe aquela hora que você está terminando de fazer uma limpeza ou colocando as coisas no lugar depois de uma mudança e, sem querer, o prato do micro-ondas quebra? Pois é, acontece.  

Aí, geralmente, a primeira ideia que vem à cabeça é improvisar com outro prato ou trocar por um modelo qualquer. Mas será que isso dá certo?

Vamos explicar os riscos dessa troca, porque o prato original é essencial e quais são as melhores soluções para esse problema.

E aí, posso usar outro prato de micro-ondas?

A resposta é simples: (é melhor) não! O prato original do seu micro-ondas foi projetado para se encaixar perfeitamente nos trilhos e girar corretamente, no ritmo certo, garantindo um aquecimento uniforme dos alimentos.

Se você trocar o prato por um modelo incompatível com seu eletro, é bem possível que sua experiência na hora de esquentar seus alimentos enfrente alguns problemas. Entre eles:

  1. O prato pode não girar

Cada modelo de prato é feito para um equipamento específico e possui encaixes adequados ao suporte giratório. 

E se este encaixe não for perfeito, o prato pode ficar preso, pesado demais ou deslizar, atrapalhando o funcionamento do seu eletro. 

  1. O micro-ondas pode superaquecer

Se o prato não girar corretamente, o calor pode se concentrar em algumas partes do micro-ondas, podendo desgastar componentes internos e afetar sua vida útil.

  1. Risco de acidentes

Pratos de vidro comuns podem não suportar as altas temperaturas e estourar dentro do aparelho. E ninguém quer isso, certo?

Além disso, outros modelos de louça, especialmente com detalhes metálicos, podem causar faíscas e danificar o micro-ondas e, inclusive, gerar o risco de incêndio.

O que acontece quando o micro-ondas não roda o prato?

Se você já usou um micro-ondas sem o prato giratório, deve ter notado que alguns alimentos saem pelando de quentes enquanto outros continuam frios. Isso acontece porque o movimento do prato distribui o calor de maneira uniforme.

E quando o prato não gira?

  • Os alimentos podem aquecer de forma desigual.
  • Partes do aparelho podem superaquecer e reduzir sua vida útil.
  • O desempenho do micro-ondas é afetado e ele pode demorar mais para aquecer os alimentos.

Ah, um lembrete bem importante: se o prato do seu micro-ondas não está girando, a primeira coisa que deve ser feita é verificar se está tudo encaixado e no lugar certo – veja o prato e o trilho. E não use o micro-ondas sem que o problema seja resolvido, está bem?

Quais tipos de pratos podem ir ao micro-ondas?

O ideal é sempre usar o prato original do micro-ondas, garantindo encaixe perfeito e funcionamento seguro. Caso precise substituir temporariamente, o melhor é adquirir um novo prato original na Loja da Consul ou em um representante autorizado.

Agora, se a ideia é pensar em outras louças e peças para esquentar seus alimentos, aí é preciso ficar de olho e escolher materiais seguros, como:

Materiais seguros que você pode usar:

  • Vidro temperado: Resiste bem ao calor e é seguro para o micro-ondas.
  • Cerâmica sem detalhes metálicos: Boa opção, desde que não tenha desenhos ou apliques metálicos.
  • Plásticos livres de BPA: Apenas os que possuem indicação de uso para micro-ondas.

O que não pode ser utilizado:

  • Metais: deixe seu micro-ondas sempre longe de qualquer objeto metálico – ele pode gerar faíscas e até danificar o aparelho.
  • Plásticos comuns: plásticos ou silicone que não são feitos especificamente para ir ao micro-ondas podem derreter e liberar substâncias tóxicas. Ou seja, não use!
  • Louças com detalhes dourados ou prateados: mesmo quando é só uma marquinha pequena, essa tinta pode ser metálica e provocar faíscas.

Dicas extras para manter o micro-ondas funcionando bem

Além do prato, cuidar bem do seu micro-ondas também faz toda a diferença: simples assim.

E para fazer isso, as nossas dicas são as seguintes:

Limpe bem seu micro-ondas regularmente: sim, resíduos de comida podem afetar a rotação do prato. Por isso, cuide para manter a base do micro-ondas sempre limpa.

Verifique o suporte giratório: se o prato não estiver girando, o problema pode estar no encaixe do suporte – ou nele mesmo. Então, certifique-se de que ele está no lugar.

Evite sobrecarga: colocar pratos ou recipientes muito pesados pode dificultar a rotação.

Está vendo só? O prato do microondas é um componente essencial para o bom funcionamento do seu eletrodoméstico – e não pode ser substituído, assim, sem cuidado.

Improvisar, às vezes, pode parecer uma solução rápida, mas está longe de ser uma boa opção, podendo trazer problemas como superaquecimento, desgaste e riscos de acidentes graves.

Então, se precisar substituir o prato do seu micro-ondas, opte sempre por modelos originais e compatíveis com o seu equipamento.

Assim, você garante que o aparelho continue funcionando com eficiência e segurança.

 

Onde encontrar pratos originais?

Para evitar riscos e manter seu micro-ondas em perfeitas condições, confira as opções de pratos originais disponíveis no site da Consul ou em lojas certificadas. 

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para deixar suas estrelinhas e compartilhar o que você achou da nossa matéria conosco.

E, claro: cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado sobre todas as dicas e novidades que o site oficial Consul tem a oferecer.

Leia também:

Como limpar esponja de louça com o micro-ondas?

Grão de bico: como preparar de um jeito bem simples

Saiba o que fazer para cozinhar beterraba

Canja de Galinha: aprenda como fazer o clássico das sopas!

Até a próxima!

Compartilhar