Postado 7 de outubro de 2019
O consumo de água é essencial e escutamos desde muito pequenos o clichê de que é preciso beber dois litros por dia. Com o tempo amadurecemos e entendemos melhor como isso acontece e como essa quantidade varia de acordo com a necessidade e rotina de cada um.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa necessita de um consumo mínimo de 110 litros de água por dia, isso inclui saciar a sede, cuidar da higiene e do preparo de alimentos. Mas você sabe os quais são os benefícios de beber uma grande quantidade de água? E como ela pode ser um grande aliado da sua saúde?
Confira alguns deles e se hidrate já!
Existe um grande risco em consumir água sem tratamento, seja ela de torneira, de fontes desconhecidas ou tratadas quimicamente de forma excessiva. A ingestão de água imprópria para consumo pode ocasionar problemas gastrointestinais, intoxicação e até mesmo diarreia. Por isso é recomendado a ingestão de água filtrada ou mineral. Que trarão diversos benefícios, para sua saúde fisiológica.
A água filtrada é proveniente da rede pública, é tratada pelas empresas responsáveis, e chega até as casas através das torneiras. Passa por um equipamento que filtra, melhorando sua qualidade para o consumo.
Já a água mineral tem sua origem em fontes naturais ou artificiais, geralmente captada de aquíferos subterrâneos. São enriquecidas com sais minerais encontrados na natureza, tornando-a uma substância carregada de benefícios para quem consome. Recomenda-se que os animais também consumam a água de de boa qualidade, tanto quanto os seres humanos.
O corpo humano é composto por cerca de 60% de água quando adulto, em recém nascidos esse valor pode variar de 70 a 80%. A falta de água pode calhar em um mau funcionamento dos rins e ainda acarretar em doenças como pedras nos rins. Por isso, beber água é uma forma bem eficiente de prevenir problemas renais.
Se você consome menos de dois litros de água por dia é possível que sua pele fique seca. Isso acontece porque a pele é um dos primeiros órgãos a demonstrar a desidratação. É bem perceptível em locais com mais exposição como: lábios, mãos ou rosto.
A água é uma grande aliada para fortalecer o sistema imunológico, mas devemos tomar cuidado com a quantidade que ingerimos. Uma vez que se há muita água dentro da célula, ela fica inchada como também se há pouco, essa murcha e morre. Afinal a desidratação prejudica o transporte de nutrientes e no funcionamento da célula já que muda a fluidez do sangue.
Por isso, caso você seja tenha uma imunidade baixa, um conselho é se manter sempre hidratado. Pois, isso permite o bom desempenho da imunoglobulina igA, que é um anticorpos necessário para combate de doenças.
Consumir pouca água pode afetar diretamente no funcionamento do seu intestino, por vezes causando dificuldade para evacuar e até mesmo, gerando uma pré-disposição a prisão de ventre.
Para que isso não aconteça, é indicado ingerir no mínimo dois litros de água por dia.
A hidratação inadequada ocasiona em cansaço, pouca vitalidade muscular e até dores de cabeça. Quando consumimos a quantidade correta de água tudo passa a funcionar melhor, todo nosso organismo, musculatura e cérebro. A disposição se torna consequência.
Estar sempre hidratado e consumindo a quantidade correta de água tem inúmeros benefícios. Para te ajudar nessa tarefa, nada melhor do que ter um purificador em casa. Já conversamos sobre como usar o purificador para garantir sempre uma água fresquinha e limpa! Se você não costuma beber muita água durante o dia, mude já seus hábitos e usufrua das vantagens dessa substância natural.