Postado 1 de setembro de 2021
Para preparar um pudim de leite condensado lisinho e sem furinhos, basta aplicar algumas técnicas simples, mas que farão toda diferença na sua receita. Se você achava que fazer um pudim cremoso, consistente e sem furinhos era algo para poucos, não se preocupe. Com paciência, cuidado e atenção aos detalhes, você fará uma sobremesa de dar água na boca.
O acúmulo de bolhas na massa do pudim é um dos fatores que resulta no aparecimento dos furinhos na massa. Essas bolhas surgem quando os ingredientes do pudim são misturados no liquidificador a uma velocidade muito rápida. Sendo assim, se você não quer os furinhos no seu pudim, evite usar o liquidificador durante o preparo.
Temperatura muito alta e a pressa em levar a massa ao forno também contribuem para deixar a sobremesa com esses buracos. A seguir mostramos dicas importantes para fazer um pudim lisinho.
Misturar os ingredientes do pudim delicadamente é o primeiro passo para que ele fique lisinho. Você pode usar um batedor de arame ou um garfo para bater a massa. O importante é que essa etapa seja feita sem agitar muito os ingredientes adicionados.
Mesmo misturando os ingredientes com cautela, pode acontecer de formarem bolhas na massa do pudim. Uma maneira de evitar isso é deixar a massa descansar por alguns minutos. Assim, você possibilita que as bolhas de ar estourem antes de o pudim ser levado ao forno. O ideal é deixar a massa em repouso por 15 minutos.
Ao coar a massa do pudim você possibilita que ele seja adicionado à forma sem espuma, o que evita a aparência aerada, ou seja, com furinhos.
Colocar a calda do pudim antes da massa na forma possibilita que a massa fique mais protegida do calor. Assim, as chances de formar bolhas no doce são reduzidas.
Colocar o pudim em banho-maria ajuda a não formar bolhas no interior da sobremesa e também contribui para que ele fique cremoso e consistente. Por isso, ao levar seu pudim para o forno, coloque a forma do doce dentro de um refratário com água para assar.
O toque final para o pudim lisinho é assar a sobremesa a uma temperatura de 180ºC. Dessa maneira você possibilita que o doce fique cremoso, consistente e sem furos indesejados.
O toque final é desenformar o pudim sem que ele desmorone em vários pedaços no prato.
Para conseguir desenformar o pudim corretamente, também existem algumas dicas:
Agora que você já sabe como fazer o pudim de leite condensado lisinho, que tal ver como preparar diferentes receitas de pavê?