Postado 24 de maio de 2021
Potes de mantimentos são ótimas opções para auxiliar na organização de alimentos, temperos e outros itens na cozinha. Mas o piloto-automático da rotina faz com que, muitas vezes, os potes fiquem desorganizados, sem tampa, misturados com outros utensílios.
Como resultado, acabam atrapalhando e ocupando espaço ao invés de ajudar na organização. Se você é do tipo de pessoa que adora uma combinação de pote com tampa, mas não consegue manter essa organização , veja a seguir formas simples de organizar potes de mantimentos.
Uma técnica simples e possível de ser mantida mesmo por quem não é muito organizado é usar embalagens de sorvete de litro, sabe aquelas que a gente usa para congelar feijão? Pois bem, elas são ótimos compartimentos para ajudar na organização de outros potes. Você pode usar duas embalagens de sorvetes: uma para colocar as tampas enfileiradas e a outra para os potes correspondentes. Assim você mantém os conjuntos próximos de um jeito fácil, sem gastar dinheiro e sem ocupar muito espaço.
Uma maneira de agrupar tampas de diferentes tamanhos é usar um escorredor de pratos para agrupá-las. Você pode colocá-lo em uma prateleira do seu armário da cozinha e concentrar todas as tampas nesse espaço. Assim, você consegue ter visibilidade das tampas existentes e colocar os potes no mesmo local.
As divisórias de gavetas são opções fáceis para deixar os potes de tampas ordenados. É importante anotar as medidas internas da gaveta no momento de escolher as divisórias.
Quem tem potes grandes pode recorrer às caixas de plástico para colocar os potes e as tampas. O ideal é fazer pilhas com os potes um dentro do outro e guardar as tampas em outra caixa ou divisória. De forma que elas sejam agrupadas por tamanho. Dessa maneira é possível visualizar os conjuntos e fazer as combinações.
Nem sempre é fácil criar uma rotina de organização dos potes na cozinha. Em situações como essas, o indicado é começar aos poucos. Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a começar a organizar os potes.
Um dos segredos para organizar os potes é conseguir formar os conjuntos com as tampas. A utilidade de um pote sem tampa fica muito restrita e pode acabar tomando um espaço desnecessário da sua casa. Portanto, mantenha somente os potes que tenham tampa e descarte os que não têm.
Guardar potes do mesmo material juntos pode ser o primeiro passo para organizar os potes da sua casa. Misturar potes de vidro com plástico, por exemplo, pode tornar mais difícil encontrar um recipiente que atenda às suas necessidades, pois dificilmente uma tampa de um pote de vidro poderá ser usada em um recipiente plástico.
Além disso, existem potes adequados para diferentes necessidades e outros que não podem ser usados em determinadas situações, por exemplo, potes com detalhes de metal não podem ser levados ao micro-ondas por questões de segurança.
Agora que você já sabe como organizar potes e tampas, que tal ver dicas imperdíveis de como organizar a geladeira?