Postado 24 de setembro de 2019
O micro-ondas também se tornou um grande aliado das mamães. Além da praticidade, ajuda a poupar tempo na cozinha para várias tarefas, inclusive na hora de esquentar o leite ou a mamadeira das crianças.
Porém, como muitas das mamadeiras são feitas de plástico, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de levá-las ao micro-ondas, como por exemplo, estar atento ao tipo de material ou a temperatura que a mamadeira pode chegar, evitando riscos de saúde ao bebê.
Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, podem liberar substâncias prejudiciais aos bebês. Sem contar, que o recipiente pode acabar superaquecendo, ficando difícil manuseá-lo depois.
Com isso, a dica principal antes de levar mamadeiras de plástico ao micro-ondas é averiguar, na própria embalagem, se o material é livre de BPA e BPS, substâncias que podem causar danos à saúde.
Além disso, se a sua mamadeira for de vidro ou algum outro material que possa ir ao micro-ondas, é importante tomar outros cuidados para evitar que o plástico do bico ou o próprio líquido queimem as mãozinhas ou até mesmo a boca do bebê.
Uma boa alternativa, além de aquecer em um recipiente de vidro ou louça tipo porcelana, é esquentar em banho maria, onde se aquece a mamadeira dentro de um recipiente de vidro com água, sem o bico de borracha. Esse processo pode ser feito tanto no fogão quanto no micro-ondas desde que a mamadeira esteja coberta pela água.
Um outro benefício do micro-ondas na vida das mamães, é que ele pode ser usado para esterilizar a mamadeira do bebê.
Você só vai precisar colocar a mamadeira, o bico e todos os outros acessórios dentro de um recipiente de vidro e cobrir com água. Com 8 minutos em potência máxima, você já vai conseguir esterilizar a mamadeira do seu bebê.
Ah, e essa dica também vale para limpar as chupetas!
Se bater a dúvida de quais materiais podem ser aquecidos, aqui a gente fala um pouco sobre o que pode colocar no micro-ondas.