Postado 21 de maio de 2019
As receitas que precisam de forno normalmente indicam: pré-aqueça o forno. Mas, você sabe por que é importante seguir esse passo à risca? Explicamos tudo para você!
Os fornos, sejam os convencionais ou os de embutir, à gás ou elétricos, demoram um tempo para atingir a temperatura interna desejada. Quanto mais quente a temperatura tiver que ser, mais tempo ele demorará para atingi-la.
E, de um modo geral, fornos elétricos mantêm a temperatura mais uniforme e constante, apesar de demorarem mais para aquecer.
Por isso, quando uma receita indica a temperatura ideal de cozimento, em geral é necessário que o forno já esteja nessa temperatura quando o alimento é colocado dentro dele.
Assim que um pão ou um bolo entra no forno, eles precisam sofrer um choque térmico, que vai promover o seu crescimento. O calor promoverá a fermentação, que produzirá bolhas de ar, responsáveis pela consistência aerada. Caso o forno esteja frio quando o pão ou o bolo entram no forno, eles não crescerão devidamente e ficarão duros.
Carnes mais macias pedem menos tempo de cozimento e temperaturas mais altas, de um modo geral. Para esses tipos de carne, o ideal é que se mantenham suculentas, mas com uma crosta dourada. Para conseguir esse ponto, o forno não deve estar frio.
Isso porque, até o forno atingir a temperatura ideal, o cozimento já se iniciou, fazendo a carne perder a umidade. E, para conseguir a formação da crosta, ele deverá ficar mais tempo no forno, o que vai fazer com que a carne passe do ponto.
Carnes mais duras e com mais gordura e colágeno normalmente pedem baixas temperaturas e cozimento mais lento, mas pré-aquecer o forno, nesses casos, acelera o cozimento.
Assim como as carnes, alguns preparos de vegetais pedem que eles sejam cozidos rapidamente para formação de crosta. Por isso, colocá-los no forno frio, também altera a maneira como eles vão cozinhar, muitas vezes fazendo com que soltem muita água e acabem cozinhando ao invés de assar.
Funciona da mesma maneira que na frigideira ou na panela: quando colocamos o alimento na panela fria, ele pode começar a soltar líquido e cozinhar, ao invés de selar e formar uma crosta, que nada mais é que uma caramelização, processo que dá cor e sabor aos alimentos.
Por isso, siga sempre as indicações da receita. Respeite a temperatura indicada e pré-aqueça o forno quando necessário para resultados sempre bons! Agora, saiba a temperatura ideal para assar cada tipo de alimento.
*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.