Postado 21 de novembro de 2018
Muitas vezes colocar o micro-ondas em cima da geladeira não é uma questão de escolha e sim de falta de espaço, isso vai depender do tamanho da sua cozinha.
Na maioria das vezes, disponibilizar os eletrodomésticos em cozinhas pequenas se torna um verdadeiro jogo de quebra-cabeça, se a cozinha for pequena, colocar o micro-ondas em cima da geladeira costuma ser uma alternativa para otimizar o pouco espaço.
Mas essa prática, na verdade, não é permitida. Expor o refrigerador (o mesmo vale para o freezer) a qualquer fonte de calor prejudica o seu funcionamento pois é exigida uma maior frequência de trabalho do motor, além de causar aumento no consumo de energia.
Além do forno micro-ondas, o fogão não deve ficar próximo da geladeira, pois também é uma fonte de calor.
Ah! E o mesmo vale para o seu fogão, viu? Ou seja, certifique-se que ambos eletrodomésticos (micro-ondas e fogão) estejam localizados de maneira devidamente segura.
No caso do fogão, a parte de baixo do seu micro-ondas deve estar a, pelo menos, 40 cm do topo do fogão, para micro-ondas maiores, a distância pode ser de 80 cm.
Se a sua cozinha é realmente pequena e você precisa instalar o seu micro-ondas sobre a geladeira, uma opção é embutir o eletrodoméstico em um armário sob medida, um nicho ou até mesmo uma prateleira lembrando de deixar o máximo de espaço possível entre o refrigerador e a marcenaria.
Agora que você já sabe a maneira correta e segura de posicionar seu micro-ondas, que tal ver nossas dicas para otimizar e organizar o espaço da cozinha?
*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.