Postado 5 de novembro de 2018
Com os dias tão corridos, é bem normal preparar uma boa quantidade de comida e deixar tudo guardado para o resto da semana, pra você não precisar se preocupar com isso mais.
Mas na hora de guardar tudo, às vezes pode bater a dúvida: posso guardar comida quente na geladeira? Posso acabar estragando a minha geladeira?
Pode ficar sossegada, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
Não é só a gente que se alimenta da comida. Qualquer alimento é um grande banquete para micróbios e outras bactérias e deixar o seu alimento em temperatura ambiente, principalmente aqui no Brasil onde a temperatura média é um pouco mais elevada, faz com que estas bactérias se multipliquem rapidamente.
Por isso, colocar sua comida na geladeira é tão importante. Ela consegue diminuir a ação destas bactérias em cima do seu alimento.
Para a sua comida não há mal nenhum. Quanto mais rápido ela for pra dentro da geladeira, melhor!
Para a geladeira, há dois pontos: o primeiro é que, caso você coloque uma panela muito quente, por exemplo, ele vai continuar soltando vapor e este vapor vai mudar a forma como a refrigeração age dentro da sua geladeira. Isso porque o vapor é mais leve e, com isso ele vai subir e vai empurrar o ar frio para baixo. Mas, mais uma vez, é uma mudança mínima. Em poucas horas, já vai estar tudo certo dentro da sua geladeira.
O segundo ponto é que ela trabalha para manter uma temperatura interna constante. Se você colocar um alimento quente dentro, sua geladeira vai forçar para regular a temperatura. A parte boa é que os modelos atuais são mais econômicos e esse “esforço a mais” é tão mínimo que dificilmente vai impactar a sua conta de luz.
Então, da próxima vez que você ouvir alguém falando que não pode guardar comida quente na geladeira, pode falar que é tudo mito. Ah, e aproveite e veja a melhor maneira de como organizar a geladeira.