Postado 8 de abril de 2025
Mudar para uma casa nova ou reformar a cozinha é sempre um grande passo. Mas, em meio a tantas mudanças, pode surgir um detalhe importante: e se o seu fogão, forno ou cooktop não forem compatíveis com o tipo de gás disponível? Se este é seu caso, calma: porque é aí que a conversão de gás entra em cena para resolver a situação de forma simples e segura.
Quer saber como? Então, vem com a gente que hoje o Blog Facilita vai te explicar tudinho sobre como fazer isso acontecer na prática, com dicas sobre quando a conversão é necessária e por que usar um Kit de conversão de gás Consul faz toda a diferença no funcionamento do seu eletrodoméstico.
Vamos lá?
Basicamente, é a adaptação do seu fogão, forno ou cooktop para que ele funcione com um tipo diferente de gás – do botijão ao gás encanado, ou vice-versa.
Na prática, este é um processo que exige tanto a troca quanto o ajuste de regulagem de algumas peças para que o aparelho opere corretamente – e o principal, sem colocar a sua segurança em risco.
Por exemplo, você sabia que nem todo gás de cozinha é igual? Hoje, os principais tipos de gás disponíveis são:
E cada um deles, no caso, tem características diferentes, viu? Por isso, se você mudou para um lugar que usa outro tipo de gás, a conversão é necessária para garantir o funcionamento adequado do aparelho.
Para começo de conversa, é preciso deixar claro que as diferenças entre GLP e GN vão além da forma como são armazenados.
Enquanto o GLP é mais denso e possui maior pressão, o Gás Natural é mais leve e exige queimadores específicos.
Além disso, eles têm níveis de combustão diferentes.
E é tudo isso que faz com que os equipamentos tenham que ser ajustados de maneiras distintas para garantir uma queima segura e eficiente.
Sem a conversão, por exemplo, um fogão pode apresentar chamas instáveis, consumir mais gás do que deveria ou até ter dificuldades para acender.
E não queremos isso, certo?
Resumindo, os principais motivos para fazer a conversão são:
Na aparência, eles podem até ser parecidos, mas tecnicamente eles são bem diferentes.
Veja só:
Característica | Fogão para GLP (Botijão) | Fogão para GN (Encanado) |
Pressão do gás | Maior | Menor |
Tamanho do queimador | Menor | Maior |
Consumo | Queima mais quente, consome menos gás | Queima mais fria, consome mais gás |
Descobriu que seu forno, fogão ou cooktop vai mesmo precisar da conversão de gás? Então, o próximo passo que você deve saber é que, para uma adaptação segura e eficiente, usar um kit de conversão original é essencial.
É assim que você pode ter certeza de que sua instalação terá componentes originais, testados e realmente preparados para acompanhar seu dia a dia.
O Kit de conversão de gás Consul traz todas as peças necessárias para o ajuste correto do seu equipamento.
Além disso, com ele sua casa poderá contar com:
Ah, e não se esqueça: outra sugestão fundamental é sempre procurar um técnico especializado ou uma assistência técnica autorizada para fazer a conversão com segurança, certo?
Parece um detalhe pequeno, mas a conversão de gás é essencial para manter seu fogão, forno ou cooktop funcionando do jeito certo.
Com o Kit de conversão de gás Consul, você evita dores de cabeça, economiza gás e aumenta a vida útil do aparelho.
E antes de sair trocando peças por conta própria, lembre-se de que o ideal é sempre contar com um técnico especializado e assistências técnicas autorizadas, viu? Assim, você garante segurança e tranquilidade para o dia a dia.
Combinado?
Outra coisa: sempre que quiser mais dicas ou inspirações para deixar seu lar do jeito que você sempre sonhou, conte com a gente, tá?
Cadastre-se no nosso blog e receba todas as novidades que a Consul tem para te oferecer!
Aliás, talvez você possa gostar de ler também:
– Qual é a vida útil da geladeira
– Pode usar outro prato de micro-ondas?
– Como garantir o melhor das peças de reposição Consul
– Manutenção do ar-condicionado: o que fazer?
Até mais!