Postado 25 de abril de 2019
Cada vez mais nos deparamos com espaços mais compactos, especialmente nas grandes cidades. Um reflexo deste processo é priorizar o conforto na sala e nos quartos, o que acaba deixando a cozinha em segundo plano. Em outras palavras, as cozinhas atuais estão menores, necessitando de organização para ganhar um pouco mais de área útil.
Se esse é o caso da sua cozinha, siga nossas dicas para aprender a organizá-la e otimizar seu espaço.
As cozinhas sob medida fazem parte da tendência built in, (termo de origem inglesa que vem do objetivo de usar armários e eletrodomésticos embutidos). Esse design muitas vezes visto em casas americanas e europeias está ganhando espaço aqui no Brasil, principalmente em apartamentos pequenos como forma de otimizar o espaço.
Além de um projeto planejado para esse cômodo, a escolha dos eletrodomésticos ideais são fundamentais nesse quesito. O forno embutido por exemplo, é dos itens onde você pode optar tanto pelo modelo a gás como elétrico dependendo da sua necessidade e do sistema de instalação presente na sua cozinha.
Outro item bastante recomendado em um projeto de cozinha built in é o cooktop, uma vez que ocupa espaços bem menores que o fogão tradicional, além de deixar seu ambiente muito mais moderno e organizado. Ele pode ser colocado em uma bancada tradicional ao lado da pia, o que é ótimo pois não precisa daquele recuo que os fogões exigem, em balcões e em bancadas tipo ilha.
Se o projeto da sua cozinha sob medida tem como principal objetivo otimizar ainda mais espaço, vale considerar instalar o forno de embutir junto a bancada que estará seu cooktop, em uma posição semelhante a dos fogões convencionais, mas com um toque extra de estilo, modernidade e funcionalidade.
As prateleiras são uma opção caso você não queira gastar com móveis planejados para a sua cozinha. Elas são ótimas para quem precisa criar mais espaço de armazenamento ou para organizar os objetos usados com frequência. Além disso, é possível utilizar os dois lados das prateleiras, é só instalar tampas metálicas na parte inferior e enroscar os potes com temperos.
E, se a ideia é ocupar todos os espaços, que tal usar as paredes também? Há diversas opções no mercado para pendurar facas e utensílios de uso frequente, como colheres de pau, conchas, espátulas, etc. Assim, você economiza espaço nas gavetas.
Também é possível usar esses organizadores de parede para armazenar os rolos de papel toalha, alumínio e filme PVC e até a esponja, o detergente e o rodinho de pia. Suas toalhas de mão e panos prato também podem ficar organizados em penduradores charmosos.
Já ensinamos a organizar a geladeira da melhor forma possível. Que tal usar a geladeira por fora também? Use ímãs para deixar sua lista de compras à mão. Ou, quem sabe, um quadro imantado com a agenda de compromissos da família? Há ainda potes de temperos com fundo imantados, que também vão te ajudar na economia de espaço.
De tempos em tempos, é importante fazer uma faxina nos armários. Eles também precisam ser limpos por dentro e, além disso, sempre há acúmulo de coisas que não usamos mais. Veja o que não precisa, venda ou doe. Recicle o que não pode vender ou doar.
Na hora de organizar as compras, procure tirar as embalagens dos produtos, que muitas vezes são grandes e acabam ocupando muito espaço, colocando eles em potes. Além disso, deixe todos os utensílios que usa com frequência nos armários de fácil acesso para tornar seu dia a dia mais prático. O que você não usa tanto pode ficar guardado nos armários mais altos.
Use organizadores para separar as coisas por categorias e, assim, ganhar espaço e tempo na hora de encontrar tudo. Caixas e cestos são ótimos para organizar os itens da sua despensa. Etiquetas também podem ser úteis.
Nas gavetas de talheres, use divisórias para que eles não fiquem todos misturados. Já as panelas, formas e os potes podem ser organizados empilhando-os um dentro do outro, os potes e as panelas devem ser sem tampas, seguindo do menor para o maior. Para aquelas que são antiaderentes basta colocar uma folha de papel toalha entre cada um deles, para que não risquem umas às outras.
Outra dica para fazer o espaço do armário render é utilizar as sapateiras de pendurar na parte de dentro da porta colocando objetos leves. Você também pode usar potes de tempero magnético para grudar na porta, assim sobra mais espaço para guardar os outros itens.
Para qualquer tipo de cozinha, em especial as pequenas, as caixas organizadoras são uma ótima pedida para você que quer otimizar o espaço e ter mais praticidade no dia a dia. Elas servem tanto para os armários como para geladeira, nela você pode organizar os itens de acordo com suas características e semelhança. Por exemplo, na geladeira use-as para guardar verduras e legumes. Já nos armário separe os grãos, temperos, molhos e os itens que você utiliza com maior frequência.
Além disso, você pode organizar as sacolas em caixas de papelão para não ocupar os espaços das gavetas. Assim os sacos ficam compactados e você pode usar esse espaço para armazenar outras coisas.
Sabemos que as panelas são objetos que ocupam muito volume nos armários da nossa cozinha, caso queira usar esse espaço para armazenar outras coisas, você pode usar os trilhos fixados no teto para organizar as suas panelas maiores.
Pode ser tentador fazer compras do mês. É econômico e você vai menos vezes ao mercado. No entanto, com pouco espaço para guardar mantimentos, o ideal é fazer compras menores. Ir ao mercado semanalmente também vai te ajudar a desperdiçar menos alimentos.
Agora que você já sabe como organizar sua cozinha, veja quais eletrodomésticos escolher para cozinhas pequenas.