Postado 23 de maio de 2019
Nada mais aconchegante que deitar na cama e sentir o cheiro e o toque de lençóis e fronhas recém-lavados. Mas, será que está tudo limpo de verdade? Além de lavar periodicamente a roupa de cama, não podemos esquecer que os travesseiros também precisam de limpeza.
Você sabia que é recomendável lavá-los a cada seis meses? Descubra agora como lavar travesseiros e almofadas do jeito certo.
O primeiro passo é identificar se o seu travesseiro ou almofada podem ser lavados. Você vai encontrar essa informação na etiqueta. Siga nosso guia de símbolos de lavagem para entender tudo.
Depois, certifique-se de que eles estão em bom estado, sem furos ou rasgos. A última coisa que queremos é uma máquina cheia de espuma, não é?
Seu travesseiro perdeu a etiqueta e você não sabe se pode lavá-lo? Na dúvida, o ideal é fazer uma limpeza mais superficial e não lavá-los. Mas, via de regra, é possível saber como lavá-los pelo material do enchimento:
Em geral, podem ser lavados na máquina de lavar. Siga esse passo a passo:
1. Retire a fronha e a capa protetora.
2. Coloque, no máximo, dois travesseiros por vez, na vertical.
3. Coloque a quantidade de sabão indicada pela máquina. Evite usar sabão em pó, que é mais difícil de remover.
4. Não use amaciante.
5. Programe a máquina para fazer dois enxágues. Assim, você se certifica que o interior dos travesseiros foi lavado completamente.
6. Seque na sombra, em ambiente bem ventilado, na horizontal, sobre uma toalha branca, para não deformar. Vire o travesseiro de vez em quando para que ele seque por igual.
O ideal é fazer a lavagem em uma lavanderia especializada. Caso ainda queira fazer a lavagem em casa, não utilize a máquina de lavar. Veja o passo a passo para lavar à mão:
1. Retire a fronha e a capa protetora.
2. Molhe completamente.
3. Utilize sabão neutro, como o detergente de louça, que é mais suave que o detergente de roupas.
4. Não use amaciante.
5. Enxágue muito bem, até tirar todo o sabão do interior.
6. Aperte bem para tirar o excesso de água.
7. Seque na sombra, em ambiente bem ventilado, na horizontal, sobre uma toalha branca, para não deformar. Vire o travesseiro de vez em quando para que ele seque por igual.
Normalmente, as almofadas possuem enchimento de plumas ou espuma de poliéster. Para lavá-las, siga as mesmas instruções para lavagem de travesseiros.
É mais comum aparecerem manchas amareladas nos travesseiros, mas isso também pode acontecer com as almofadas. Em ambos os casos, é possível retirar as manchas com uma receita caseira bem simples:
Coloque essa mistura na máquina de lavar assim que ela encher de água e prossiga com a lavagem normalmente. Se for lavar à mão, deixe os travesseiros de molho em água com essa mistura por cerca de 20 minutos e lave normalmente depois.
Além de lavá-lo da maneira correta de seis em seis meses, é preciso tomar alguns cuidados para que ele se conserve como novo por mais tempo:
– Utilizar sempre uma capa protetora e uma fronha. Durante a noite, nós suamos, e esse suor, se absorvido pelo travesseiro, facilita a proliferação de ácaros. A fronha e a capa protetora servem como barreiras para esse suor.
– Nunca usá-los antes que estejam totalmente secos. Depois de lavar, é necessário secá-los completamente antes de voltar a usá-los. Isso porque a umidade interior favorece o aparecimento de mofo.
– Deixá-los no sol, de tempos em tempos. Não é bom deixá-los por muito tempo e o ideal é o sol da manhã ou do final da tarde. Tomar um pouco de sol e ar ajuda a mantê-los secos e livres de mofo.
Agora que você já aprendeu a lavar travesseiros e almofadas, que tal conferir nossas dicas para lavar cobertor e edredom?