Postado 22 de abril de 2019
Suas toalhas de banho perdem a maciez com o tempo de uso? Você lava suas toalhas com frequência mas elas nunca parecem ficar completamente limpas? As toalhas ficam com mau cheiro com o passar do tempo? Você quer saber se precisa desinfetar além de lavar? Seus problemas acabaram!
Com nossas dicas, suas toalhas (e roupões) vão estar sempre cheirosas, macias, esterilizada e vão durar muito mais tempo.
Lembre-se que as toalhas são itens pessoais que não devem ser compartilhadas, além disso é necessário ter cuidado e não misturá-las nem antes de lavar, por exemplo no cesto de roupa suja, como também na hora de lavar. Pois, são itens que estão diretamente em contato com as partes sensíveis do corpo.
O atrito que acontece durante a lavagem com outras peças de roupa gera desgaste das fibras existentes na toalha, o que faz com que suas peças tenham uma vida útil menor.
Quando misturamos peças de tecidos diferentes, o atrito também pode ajudar a formar aquelas infames bolinhas. Algumas toalhas também soltam pelinhos. Se isso aconteceu com você, aprenda a tirar bolinhas e pelos de roupas.Também é importante separar as peças por cores, para evitar que, em caso de desbotamento, uma toalha manche a outra.
Alguns fabricantes de toalhas pedem para evitar o uso de amaciante. Isso porque ele pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente.
Isso também diminui a eficácia da lavagem. Assim, mesmo lavando as toalhas corretamente, o amaciante acumulado nas fibras faz com que a água e o sabão não penetrem direito.
Ao programar a lavagem da máquina, é muito importante considerar o real volume de roupa. Pouco sabão não lava direito. Assim, se você usar muita água, haverá diluição e, consequentemente, pouco sabão. Use a quantidade correta para a carga de toalhas que vai lavar.
Muita gente exagera no amaciante esperando ter toalhas fofinhas. Mas, como já vimos, o amaciante pode danificar as fibras. Para compensar, que tal usar um produto que você já tem na despensa?
O vinagre branco (pode ser de álcool ou maçã) deixa suas toalhas macias e, ao contrário do que muitos pensam, não deixa cheiro. Use uma xícara (chá) de vinagre para cada lavadora cheia.
Nunca lave suas toalhas em água morna ou quente. O ideal é sempre lavá-las com água fria. Assim, você conserva as fibras do tecido por mais tempo.
É importante secar as toalhas por completo antes de guardá-las. Isso evita mau cheiro e mofo. Mas secá-las ao sol pode diminuir sua vida útil. Por isso, o ideal é estendê-las na sombra, onde haja boa ventilação.
Ferros a vapor podem deixar suas toalhas úmidas, e toalhas úmidas são sinônimo de mofo e mau cheiro. Já passar toalhas sem vapor tira a maciez e também encurta sua vida útil. Então, elas vão da máquina para o varal e do varal direto para o guarda-roupa. Um trabalho a menos!
O último passo para conservar suas toalhas sempre novas é guardá-las em um local arejado. Os guarda-roupas que ficam muito tempo fechados normalmente acumulam mofo. A solução é abri-los com frequência ou manter as portas abertas de tempos em tempos.
Como citamos anteriormente a toalha é um objeto totalmente de uso pessoal, por estar em contato direto com todas as partes do nosso corpo, além disso como entre um banho e outro ele pode não secar totalmente isso acaba acumulando fungos e bactérias nela. Por isso, é necessário ter um cuidado especial na higienização das mesmas e sempre procurar desinfetá-las. Olha só o passo de como esterilizar as toalhas:
Confira outras dicas no nosso blog sobre como lavar outras roupas de cama, como o exemplo de lavar cobertor e edredom.
*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.
Agora que você já aprendeu tudo sobre lavar toalhas, que tal conferir as máquinas de lavar da Consul para tornar as lavagens ainda mais fáceis?