Postado 28 de junho de 2021
A cerveja é uma bebida que vai bem tanto em dias quentes quanto em dias frios. E além de poder ser consumida em diferentes momentos, ela também pode ser apreciada com diversos tipos de receitas. Esse tipo de combinação pode ser chamada de harmonização.
A técnica de harmonização possibilita associar determinado sabor, aroma, textura ou intensidade de uma cerveja a fatores semelhantes ou opostos de outros alimentos. Por exemplo, as cervejas do tipo IPA costumam ter um sabor amargo e forte, uma boa associação acontece com carnes de porco e boi, pois elas podem ajudar a equilibrar as características tanto da bebida quanto da receita.
Se você tem interesse em fazer suas refeições tomando uma cervejinha, veja a seguir as dicas de harmonização de cerveja que preparamos para você.
Uma das maneiras de diferenciar as cervejas é pela fermentação, de maneira simples, podemos dizer que é na fermentação que a cerveja passa a ser alcoólica e também ganha seu aroma característico. A seguir vamos mostrar para você os principais tipos de cervejas caracterizados pelo tipo de fermentação.
São cervejas fermentadas em temperaturas mais baixas. Em relação às características das cervejas, elas apresentam um teor alcoólico menor do que as Ale´s e são também mais gasosas e refrescantes. As largers apresentam também uma coloração mais clara. Os tipos de cervejas de fermentação Larger são:
Já as cervejas Ale´s apresentam um amargor e intensidade maiores do que as Largers e são fermentadas em temperaturas mais altas. As Ale´s costumam apresentar uma coloração mais escura. Os tipos de cervejas de fermentação Ale são:
Existem alguns critérios que podem ser levados em conta na hora de fazer a harmonização da cerveja com uma receita, como contraste, complemento e limpeza.
O contraste é um tipo de harmonização em que há combinação de um prato de sabor forte, por exemplo, um bacalhau com uma cerveja que também tenha um sabor acentuado, como a cerveja preta. Nesse caso, a intenção é que ambos possam se destacar sem que um anule o outro.
Na harmonização por complemento, geralmente é escolhida uma cerveja de sabor marcante, como uma India Pale Ales com um peixe ou uma salada.
Na harmonização de limpeza, a intenção é justamente fazer a limpeza do paladar. Ela costuma ser usada quando a comida tem um sabor marcante, como uma moqueca ou uma comida mexicana. Nesse caso, você pode combinar, por exemplo, uma cerveja de trigo para amenizar o sabor de uma moqueca.
A seguir a gente te mostra como fazer a combinação de acordo com o tipo de cerveja.
A Pilsen é um tipo de cerveja Larger, de coloração dourada, com sabor e amargor suaves. Uma boa combinação para esse tipo de cerveja são comidas gordurosas, como salgados, coxinhas, croquetes, batatas fritas e amendoins. Dessa maneira é possível sentir o sabor tanto da cerveja quanto do petisco.
As cervejas de trigo são muito versáteis e possuem uma cor clara, densidade mais cremosa e são refrescantes. Podem ser combinadas com pratos que vão desde uma salada mais elaborada até uma massa com molho rosé ou strogonoff.
Essas cervejas apresentam coloração clara e sabor refrescante, apresentam sabor suave e não têm muito amargor. Por serem mais refrescantes harmonizam bem com pratos bem temperados, como a feijoada, moqueca, comida chinesa e comida mexicana.
Também conhecidas como Indian Pale Ales, as cervejas IPA´s têm um sabor mais amargo, encorpado e uma coloração alaranjada. Esse tipo de cerveja pode ser uma boa pedida para o churrasco, harmonizando muito bem com carnes, pão de alho e queijo coalho.
A cerveja Amber Ale é uma boa opção para limpar o paladar. Ela apresenta um sabor forte de malte e aroma leve. Pode ser uma boa combinação para comidas bem temperadas, como frango frito, pizza e também feijoada.
Esse tipo de cerveja combina bem com hambúrgueres, pois tem um sabor amargo, intenso que completa a suculência do hambúrguer e de seus molhos e maioneses.
A cerveja Bock também é conhecida como cerveja escura e possui um teor alcoólico elevado e um sabor levemente adocicado. Costuma ser consumida em dias frios e pode ser harmonizada com receitas com receitas que tenham molhos, como massas e carnes vermelhas e defumados.
Essa cerveja tem sabor suave e refrescante e coloração alaranjada. É uma boa pedida para acompanhar sanduíches,como o cachorro quente ou um hambúrguer de frango.
Essa cerveja pode ser consumida em receitas que levem temperos fortes, como coentro, ervas finas e azeite de dendê. Isso porque essa cerveja tem um leve sabor cítrico, que pode ajudar a realçar o gosto desses temperos.
Agora que você já sabe como harmonizar cerveja, que tal ver sugestões petiscos para comer com cerveja