O torresmo faz sucesso de norte a sul do Brasil, seja para acompanhar uma feijoada, um arroz tropeiro, um tutu de feijão ou mesmo como petisco na hora de tomar uma cerveja gelada.
Para auxiliar você a preparar o torresmo em casa, separamos aqui duas receitas: um preparo mais clássico e outro na panela de pressão. Além disso, trazemos algumas dicas sobre como escolher a carne certa para o torresmo.
Como escolher a carne para o torresmo?
Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta.
A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.
Já a panceta é uma carne menos gordurosa e que rende um torresmo mais suculento e macio, fazendo bonito em diferentes pratos, como acompanhamento ou mesmo como petisco – servido com mandioca frita, fica uma delícia!
Receita de torresmo
Ingredientes
- 2,5 kg de barriga de porco ou panceta
- 1 colher de sopa de sal
- 150 ml de óleo de cozinha
- ½ xícara de chá de água
Modo de preparo
- Pique a carne da barriga de porco ou da panceta em cubinhos de aproximadamente 2 centímetros.
- Leve os cubinhos ao fogo bem alto, em uma panela grande.
- Deixe a carne começar a fritar na própria gordura do porco e vá mexendo com a ajuda de uma colher de cabo longo.
- Quando a panela já estiver bem quente, acrescente o óleo, o sal e continue mexendo.
- Frite o torresmo por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto. Quando necessário, mexa a carne na panela para que eles fritem de forma homogênea.
- Com os torresmos dourados, é hora de retirá-los da panela com o auxílio de uma escumadeira. Deixe-os descansar por alguns minutos em um papel toalha. Depois é só servir.
Receita de torresmo na panela de pressão
Ingredientes
- 1 kg de barriga de porco
- 1 fio de óleo
- sal a gosto
- limão a gosto
Modo de preparo
- Corte a barriga de porco em pedaços e tempere com sal e suco de limão a gosto.
- Coloque um fio de óleo na panela de pressão, apenas o suficiente para cobrir o fundo.
- Depois disso, adicione os pedaços de barriga de porco picadinhos.
- Importante: o torresmo de panela de pressão não pode pegar a pressão, por isso você precisa retirar a borracha do utensílio. Não se preocupe, esse processo é seguro, pois, sem a borracha, apenas a temperatura interna da panela subirá, fritando a carne, porém sem gerar pressão.
- Leve a panela de pressão ao fogo baixo e deixe fritar por 10 a 20 minutos, até a carne ficar cozida e douradinha. Nesse processo, você ouvirá a carne estourando enquanto frita, por isso saberá que ela está pronta quando parar de estourar. É como preparar pipoca.
- Desligue o fogo, escorra o excesso de gordura e guarde em um pote. Depois de esfriar, você usará essa banha para finalizar a receita. Retire os torresmos e deixe que eles também esfriem um pouco.
- Agora vamos para o processo de finalização do torresmo. Para que ele fique mais crocante, quando a banha estiver sólida, volte a esquentá-la até derreter. Pode ser na panela de pressão mesmo ou em uma panela maior.
- Adicione os torresmos e frite novamente, mexendo com a ajuda de uma colher de cabo grande.
- Com os torresmos bem douradinhos, retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe descansar em um papel toalha por alguns minutos. Depois disso, é só servir!
Leia também: 11 petiscos de bar para comer tomando cerveja