Postado 4 de agosto de 2022
Uma boa sobremesa é aquela que comemos primeiro com os olhos, não é mesmo? Por isso, vamos falar sobre como fazer chantilly, uma das estrelas da confeitaria mundial. É ele o responsável por dar sabor e beleza aos mais variados tipos de doces, seja como recheio, cobertura ou apenas acompanhamento.
E para incrementar suas receitas, selecionamos três formas diferentes de preparar esse creme. Da mais clássica à mais econômica, conheça todas e se prepare para ganhar muitos elogios.
Ingredientes:
Preparo:
1º. Para ajudar a atingir a consistência ideal, deixe o creme de leite fresco na geladeira de um dia para o outro ou, se não tiver se planejado, coloque no congelador por, aproximadamente, 15 minutos antes do preparo.
2º. Depois disso, despeje o creme no recipiente da batedeira e bata na intensidade moderada até começar a encorpar e formar ondas. Se preferir, você também pode fazer à mão, usando o batedor aramado, também conhecido como fouet.
3º. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
4º. Tome cuidado para não passar do ponto, pois, se isso acontecer, o creme pode virar manteiga. Então, à medida que for batendo, observe atentamente a consistência.
Agora, se, além de impressionar, você também gosta de economizar, uma boa opção é fazer chantilly caseiro usando ovo. Nesse caso, diferentemente da versão feita com creme de leite fresco, que tem um maior percentual de gordura, o chantilly feito com ovos fica menos consistente, mas também muito saboroso. Vamos à receita?
Ingredientes:
Preparo:
1º. Para ajudar a atingir a consistência ideal, utilize ovos gelados.
2º. Separe as claras das gemas, com cuidado para não cair resíduos de gemas nas claras.
3º. Depois disso, bata as claras até atingir o ponto de neve. Você pode fazer isso usando a batedeira, ou, se preferir, usando um garfo ou o batedor aramado, também conhecido como fouet.
4º. Sem parar de bater, acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
5º. Tome cuidado para não passar do ponto, pois, se isso acontecer, o creme pode virar manteiga. Então, à medida que for batendo, observe atentamente a consistência.
Outra forma econômica e prática de fazer chantilly é usando creme de leite de caixinha, mas, como o processo de pasteurização retira parte da gordura, a receita fica um pouquinho diferente das anteriores. Dá só uma olhada.
Ingredientes:
Preparo:
1º. Para ajudar a atingir a consistência ideal, deixe o creme de leite na geladeira de um dia para o outro ou, se não tiver se planejado, coloque no congelador ou freezer por pelo menos 2 horas antes do preparo.
2º. Comece despejando todo o conteúdo da caixinha no recipiente da batedeira.
3º. Depois disso, acrescente o emulsificante, que é o que vai ajudar a encorpar o creme.
4º. Bata o creme, em velocidade média, por cerca de 4 minutos e observe sua consistência.
5º. Tome cuidado para não passar do ponto, pois, se isso acontecer, o creme pode virar manteiga. Então, à medida que for batendo, observe atentamente a consistência.
Calma, temos a solução. Quando o chantilly passa do ponto e fica talhado, o que é muito comum, você pode salvar a receita misturando mais um pouco de creme de leite líquido, ou seja, o creme de leite fresco que não foi batido, leite comum ou até leite condensado.
A quantidade depende do volume do chantilly, mas o ideal é que seja pouco. Então comece com duas colheres e vá mexendo, levemente, com o batedor até a consistência ficar novamente lisa.
Em qualquer uma das três receitas, quando o ponto certo for atingido, seu chantilly estará pronto para rechear e confeitar bolos, tortas ou acompanhar frutas, sorvetes e doces em geral.
De acordo com a sua receita, você pode inovar dando o seu toque especial. Para isso, basta acrescentar essência de baunilha, gotas e raspas de limão, laranja, ou mel, e o que mais a sua imaginação permitir.