Postado 30 de agosto de 2021
Fazer um arroz gostoso é uma das vitórias da vida adulta. Mas se engana quem pensa que acertar no preparo do arroz, seja ele um arroz soltinho ou um risoto cremoso é privilégio de poucos. Na verdade, fazer um arroz saboroso começa pela escolha do tipo de arroz. Acredite, existem vários tipos de grãos de formatos, tamanhos e sabores diferentes. Se você quer se tornar um expert no preparo de arroz, veja a seguir o nosso passo a passo de como fazer arroz.
Acertar o cozimento e tempero do arroz são etapas fundamentais para preparar uma refeição saborosa. A parte boa é que pode ser simples cozinhar um arroz gostoso e soltinho. A seguir mostramos alguns detalhes importantes para o preparo do arroz soltinho.
Esse assunto é sempre debatido na hora do preparo: lavar ou não lavar o arroz? Para fazer um arroz soltinho, evite lavá-lo antes de cozinhar. Um dos motivos que faz com que o arroz fique empapado é justamente o excesso de água nos grãos. Ao aguar o arroz, é esperado que ele fique inchado. Quanto mais inchado o arroz fica, consequentemente, mais empapado será o resultado. Por isso, lavar os grãos antes de cozinhar torna-se desnecessário.
Fazer arroz em um local muito pequeno dificulta o espaço entre os grãos. E também há o fato de que o grão cozido fica mais inchado. Sendo assim, se você quer um arroz mais soltinho, escolha uma panela maior.
Um dos motivos que faz com que o arroz fique empapado é colocá-lo para cozinhar sem que ele esteja seco. Uma maneira de secar o arroz é refogá-lo na panela antes de acrescentar a água. Sendo assim, coloque um pouco de azeite, alho e frite o arroz para deixá-lo mais sequinho.
Ao invés de usar 2 xícaras de chá de água para 1 xícara de arroz, use 1 e ½ xícara de água para uma de arroz. Assim, você evita que o arroz fique muito úmido e, consequentemente, empapado.
Ao mexer o arroz durante o cozimento, é possível que alguns grãos quebrem e se juntem a outros, resultando em um arroz com aspecto mais denso. Depois que o arroz estiver cozinhando, não mexa mais nele até que o processo tenha acabado.
Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer para preparar um arroz soltinho e gostoso, veja a seguir o passo a passo da receita.
A panela de arroz é um eletrodoméstico que vem ganhando espaço na casa de quem busca mais praticidade para cozinhar. Um dos motivos é que ela pode facilitar e agilizar o preparo do arroz e de outras receitas. Se você quer saber como fazer arroz na panela elétrica, a gente te mostra a seguir.
Veja também essas dicas de como fazer arroz no micro-ondas.
Congelar o arroz é uma maneira de facilitar a rotina no momento de planejar as refeições. Mas é preciso atenção para não modificar o sabor e a qualidade do arroz. Veja a seguir como congelar o arroz.
Para descongelar o arroz corretamente, o ideal é que ele seja retirado do freezer e levado à geladeira por pelo menos 12 horas. Feito isso, você pode colocá-lo no micro-ondas para aquecer em temperatura média ou levá-lo à panela, com um fio de azeite para aquecê-lo.
Nada de desperdício! Mesmo quando passamos na quantidade de sal, é possível usar truques que resgatem seu arroz para ser consumido sem problemas. Um deles é colocar um pouco de suco de limão para equilibrar o sabor. Coloque aos poucos e experimente. Outra alternativa é colocar alguns ingredientes, como batata, cenoura, ovo e até mesmo uma carne.
Caso o arroz passe do ponto e queime também é possível solucionar esse problema. Primeiramente identifique as partes queimadas e coloque um pedaço de pão francês ou pão de forma próxima às áreas queimadas, por cerca de 10 minutos. O pão irá absorver o cheiro e o sabor de queimado. Depois troque de recipiente e experimente.
Mesmo seguindo as dicas de como deixar o arroz soltinho, pode ser que ele fique um pouco mais empapado. Até para essas situações tem solução. Veja a seguir
Também pode acontecer de o arroz ficar seco demais. Esse tipo de situação acontece quando coloca-se muito arroz para pouca água. Para solucionar esse problema, coloque ½ xícara de chá de água no arroz e cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo baixo com a panela tampada.
E se o arroz sobrou e você quer dar uma nova cara para esse alimento, que tal preparar um delicioso bolinho de arroz que pode servir como acompanhamento do almoço ou petisco para um momento de lazer.