Postado 22 de julho de 2019
Com a rotina ficando cada vez mais corrida, congelar comida tem sido uma ótima alternativa para se economizar tempo e ainda conseguir manter uma dieta balanceada.
Tirar o alimento do congelador pode funcionar, mas nem sempre vai garantir que a comida não estrague ou então que não perca seus nutrientes. Por isso separamos algumas dicas de como descongelar alimentos sem estragá-los:
O micro-ondas é sua principal ferramenta na hora de descongelar a marmita. Você pode tanto usar o modo de descongelamento do seu aparelho, como colocar a comida congelada ali dentro e ir colocando de 2 em 2 minutos ou 3 em 3, variando a depender do aparelho.
Peças de carne de boi, de porco e de frango cruas passam por um processo diferente de descongelamento. Ele precisa ser mais controlado para evitar a proliferação de bactérias. Peças de carne muito grandes costumam levar mais de um dia para congelarem no miolo e muito tempo para descongelarem.
O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.
Alguns cortes e embutidos, entretanto, podem ir direto do freezer para a panela. Salsichas, linguiças, carne moída, tudo o que pode ser fervido ou refogado antes de frito, assado ou consumido.
Se a carne precisa ser descongelada para ser preparada inteira em seguida, é possível fazê-lo com o modo de descongelamento do micro-ondas ou até colocando a peça em um saco plástico bem fechado e mergulhá-la em água quente até descongelar completamente.
Aqui nós ensinamos o passo a passo de como descongelar carne no micro-ondas de dois modos diferentes.
Um ótimo método para descongelar pedaços de frango é colocá-los em um saco plástico, fechar bem e deixar em uma tigela com água em temperatura ambiente.
O descongelamento é devagar, mas faz com que o frango não perca nutriente e não tenha seu sabor alterado.
Para descongelar seus legumes, a forma mais prática é cozinhando eles de fato. Assim você não perde tempo e nem faz aquela bagunça na cozinha, sujando muita louça.
Outro método é utilizar o vapor da água. Esse processo é um pouco mais demorado, mas você tem um pouco mais de controle do cozimento dos legumes.
Congelar frutas é a melhor maneira de garantir que mantenham seus nutrientes, sem correr o risco de apodrecerem na fruteira. Depois de descongeladas, elas ficam ótimas em sucos, vitaminas, sorvetes e geleias.
Assim como existem diversas formas de congelar, elas também precisam de certos cuidados na hora de descongelar. Abaixo você confere o processo de algumas frutas:
Aqui você confere a lista completa de como congelar e descongelar frutas da maneira certa.