Postado 7 de maio de 2018
Escolher entre uma coifa modo depurador ou exaustor pode ser essencial para acabar de vez com as nuvens de fumaça provocadas por frituras e cozimentos em sua cozinha. Afinal, até quando poupamos o uso do óleo (ao fritarmos na manteiga, banha ou qualquer outra gordura) o cheiro pode empestear o ambiente.
Para melhorar sua experiência e saber qual é o mais indicado para sua casa, selecionamos as diferenças, vantagens e desvantagens de cada modelo de coifa. Confira as nossas dicas e nunca mais deixe a fumaça invadir sua casa.
A coifa é um equipamento para retirar do ambiente os odores de fumaça, fritura e gordura, na hora de cozinhar. Geralmente, as coifas podem funcionar tanto como exaustor como depurador. O momento que você deve optar por uma função ou já que não é possível usar os dois modos ao mesmo tempo, é quando for instalar a sua coifa. Além disso, vale ficar atento, pois caso escolha utilizá-la como exaustor, é necessário que sua cozinha tenha uma saída de ar externa, para a colocação do duto, responsável por eliminar esses odores.
Entender as diferenças básicas e específicas entre os modos depurador e exaustor da coifa auxilia na escolha do equipamento mais indicado para sua residência, restaurante ou outro estabelecimento comercial. Veja só!
A coifa em modo depurador, diferentemente do modo exaustor (mais informações abaixo), funciona por meio da filtragem da gordura, que fica retida em uma placa de inox e também em um filtro de carvão ativado, para mais eficiência, fazendo com que o ar volte para a cozinha purificado. Com a potência um pouco menor do que a do modo exaustor, o depurador de ar tem fácil instalação e costuma ser bem mais prático, inclusive para atender a pequenos ambientes.
Tudo porque não há nesse modelo a necessidade da instalação de um tubo para que o ar seja jogado para fora, mas é preciso fazer a limpeza do filtro, nos dois modos – exaustor e depurador (conforme orientações previstas no manual de instruções).
A coifa em modo exaustor suga o ar que está dentro da cozinha e o joga para fora, por meio do tubo. Sua instalação – geralmente efetuada por um técnico especializado – requer que o aparelho esteja a 2,5 m de distância do chão, além de conter uma tubulação parecida com uma chaminé para que seu funcionamento seja correto e eficiente.
Nos dois modelos a coifa pode filtrar e livrar o ambiente de até 90% de gordura e fumaça. Além disso, eficaz nos dois modos de uso, no momento de escolher a coifa ideal para você e sua família é preciso considerar:
Conforme explicamos logo no início, a decisão do modo depurador ou exaustor da sua coifa vai depender principalmente do espaço em que será feita a instalação. Para te ajudar a escolher o local ideal para o aparelho, confira o nosso guia de instalação de coifa.