Postado 8 de novembro de 2023
A Black Friday está chegando! Se você está contando os dias para garantir aquele produto que namorou o ano inteiro e quer passar longe de qualquer golpe ou fraude, pode ficar aliviado(a): preparamos este manual de prevenção a fraudes especialmente para você.
Neste artigo, você vai descobrir:
Você, provavelmente, já foi impactado por um anúncio que, à primeira vista, parecia ser exatamente o que você estava procurando: um produto bonito, de qualidade e com preço convidativo – parecia bom demais para ser verdade…
Na dúvida, achou melhor não arriscar, pois poderia se tratar de uma oferta falsa, a tão famosa Black Fraude. Mas será que era mesmo?
Para ter certeza, nada melhor do que aprender a evitar fraudes e aproveitar o melhor da Black Friday com segurança.
Sempre compre de sites e empresas confiáveis e que possuam uma boa reputação no mercado. Geralmente, a maioria das ofertas enganosas vêm de sites e anúncios falsos, criados especialmente para se aproveitar do descuido de consumidores ansiosos e desavisados.
Durante a Black Friday, o que não faltam são lojas que sobrem os preços dos produtos antes da data ou que fazem propagandas de preços impraticáveis, baixos demais até para um momento de saldão.
Uma dica boa para prevenção a fraudes é sempre comparar o preço do produto que você está interessado(a) com o de outras lojas de confiança. Quando você compara o valor do mesmo produto em lojas e e-commerces diferentes, tem uma ideia real de quanto ele realmente custa.
Fica a dica: uma geladeira que custa 3 mil reais, será dificilmente vendida por 1 mil reais e vice-versa.
Todo estabelecimento ou loja que se preze possui um telefone, chat ou e-mail para que você possa enviar sugestões, reclamações ou entrar em contato. Utilize estes meios para esclarecer suas dúvidas e conferir a veracidade das ofertas e informações.
Não esqueça que o bom atendimento também faz parte do processo de compra. Mandou mensagem, não te responderam? Melhor comprar em outro lugar.
Sites confiáveis possuem uma boa reputação entre seus clientes. Antes de comprar é sempre importante procurar a opinião de outras pessoas e o que elas têm a dizer sobre a sua experiência de compra. Pedir dicas de sites a amigos e familiares também é bem-vindo :).
Busque também sites de reclamações e compare o nível de satisfação e resoluções de problemas.
Ao acessar o site, vá até o rodapé da página e observe se a loja virtual possui certificados de segurança – esses selos são concedidos a estabelecimentos de confiança que oferecem uma navegação segura e com alto nível de satisfação a seus clientes.
Prevenção a fraudes e segurança são duas coisas que caminham juntas, ainda mais durante a Black Friday, e fazem toda a diferença na sua experiência de compra. Na hora de preencher os dados do seu cartão de crédito, opte por cartões temporários, eles são difíceis de clonar e gerados para serem usados uma única vez, preservando a sua segurança e suas informações bancárias.
Dessa você já sabe, mas não custa nada reforçar: na hora de criar senhas, nunca ou em hipótese alguma utilize o seu nome pessoal, ou data de nascimento.
Muitos, com medo de perder as promoções, criam senhas básicas, utilizando nomes e datas pessoais para finalizar a compra com rapidez, deixando os seus dados expostos à ação de hackers e fraudadores.
Opte por senhas com frases ou nomes de coisas que só você conhece e intercale com números, caracteres especiais e letras maiúsculas, tente alterar a senha a cada 6 meses ou após finalizar a sua compra.
Se puder, pague com Pix, assim não será necessário utilizar seus dados bancários.
Apesar disso, fique atento na hora da transação: sempre confira as informações do estabelecimento antes de autorizar o pagamento. Existem alguns golpes que alteram as informações do recebedor, mudando o nome da loja para o de uma pessoa física.
Tome cuidado para não cair nessa!
Infelizmente, não são apenas as ofertas e promoções que crescem durante a Black Friday. Segundo o Relatório Varejo 2023, 26% dos consumidores foram vítimas de fraude no ano passado e 36% dos varejistas brasileiros afirmam que as tentativas de fraude têm aumentado consideravelmente ao longo deste ano.
A ação de golpistas se tornou ainda mais ousada com a criação de novas estratégias para enganar consumidores e e-commerces, por isso é muito importante manter os seus conhecimentos de prevenção a fraudes atualizado com este artigo e ficar atento aos principais golpes utilizados para não transformar as suas compras de fim de ano em uma tremenda dor de cabeça.
Este é o mais comum: são golpes disfarçados de oportunidade, utilizados por cibercriminosos para roubar informações pessoais e dados de cartão de crédito pelo envio de falsas promoções via e-mail, mensagens de texto ou WhatsApp com solicitações de “abrir arquivos” ou “clicar no link”.
A maioria dos navegadores reconhece e bloqueia automaticamente tentativas de phishing, mas caso você se depare com alguma mensagem do tipo, é melhor não arriscar…
Neste novo golpe do Pix, o criminoso envia um link falso diretamente para o celular da vítima se passando por um banco de confiança. Caso a vítima clique no link, um vírus é instalado no aparelho. É um golpe difícil de detectar: quando ativado, o aparelho começa a abrir e fechar aplicativos sozinho, acessando contas e realizando movimentações bancárias, daí o nome de mão fantasma.
Alguns criminosos criam páginas simulando grandes sites de compras, com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, para roubar informações e dados bancários dos consumidores. Por via das dúvidas, sempre observe se o site possui um cadeado (site seguro) na barra de navegação e certificados de segurança.
Finalmente chegou a hora de finalizar a compra, contudo você notou algo estranho: o preço do produto está diferente do anunciado. E agora?
Neste caso, atualize a página e repita o processo – se o valor diferente persistir, tire um print da tela e entre em contato com a loja para resolver o problema. Se o problema continuar, procure um órgão responsável pela defesa e proteção do consumidor, pois pode se tratar da aplicação de um dos golpes mais famosos da Black Friday.
Quem nunca ouviu a frase “Tudo pela metade do dobro” durante a Black Friday?
Tem muita loja virtual por aí oferecendo um baita desconto, mas na hora do pagamento, o valor do frete somado ao desconto oferecido é basicamente o valor original do produto.
Essa prática pode ser muita coisa, mas promoção não é uma delas. Fuja dessa furada, denuncie!
A sensação de ter sido enganado(a) não é nada agradável, ainda mais por mexer com a nossa expectativa, afinal estamos falando de um produto planejado e, por vezes, há muito esperado.
Agora que você terminou de ler o nosso artigo de prevenção a fraudes, está mais do que preparado(a) para fazer desta Black Friday a mais segura e proveitosa de todas.
Caso tenha alguma dúvida, não pense duas vezes: leia o artigo de novo e não deixe de indicar aos seus amigos, afinal ninguém merece cair em furada, né?
E se você está planejando comprar um frigobar, freezer ou cervejeira, leia os artigos que preparamos para te ajudar a escolher o melhor produto nesta Black Friday.
Boas compras!