Postado 17 de outubro de 2011
Existem uma infinidades de ervas e especiarias, e para garantir que suas receitas tenham ainda mais sabor, montamos esse Guia de Temperos e especiarias.
A variedade de temperos naturais podem ajudar a dar aquele toque que faltava na nossa comida. Por isso, te mostramos no nosso guia geral sobre temperos e especiarias para facilitar na escolha de qual comprar e usar na sua cozinha. Olha sĂł:
A azedinha tem folhas suculentas de quase 10 centĂmetros que mais parecem folhas de salada. Ă um bom tempero para dar um toque inusitado em peixes, e em marinadas de carne servem como amaciantes.
Dica Consul: Pode também substituir as folhas de uva para charutinhos.
O alecrim é um dos temperos naturais mais utilizado na culinåria, além do seu cheiro marcante, ele funciona muito bem com carnes e frangos assados e em marinadas com carne de caça.
Dica consul: utilize o alecrim e sal grosso para dar uma turbinada na sua batata frita.
Da mesma famĂlia do alho, da cebola e do alho-porĂł, a cebolinha Ă© a base do cheiro verde. A ciboulette Ă© mais usada em sopas, cremes, omeletes e peixes.
Ă importante usĂĄ-las apenas para finalizar pratos, pois o calor as faz perder sabor.
Dica consul: jĂĄ pensou em dar um gostinho a mais no clĂĄssico ovo mexido? Experimente adicionar cebolinha para finalizar.
à uma das ervas finas, usado para dar sabor no final do cozimento de sopas e saladas ou como decoração de pratos.
Sabia que o coentro Ă© uma erva que vocĂȘ pode ter como um de seus temperos caseiros? Ele Ă© um dos componentes do curry. Ă uma herança culinĂĄria muito importante dos africanos, e estĂĄ presente em muitos pratos do Nordeste, como moquecas e bobĂłs.
Dica consul: para quem ama coentro, ele fica delicioso quando adicionado a sua receita de vinagrete.
O dill Ă© uma erva originĂĄria da RĂșssia e do MediterrĂąneo, combina muito bem com salmĂŁo defumado, marinado, gravlax e pochĂ©, alĂ©m de ir bem em cremes, omeletes e preparaçÔes com iogurte. As sementes sĂŁo usadas em sopas e picles. As folhas devem ser usadas frescas em pratos quentes.
Ă uma das ervas mais sofisticadas, que valoriza os ingredientes usados nos pratos. Vai bem em saladas, aves, peixes, omeletes e carnes.
Dica Consul: Colocar o estragão em vinagre branco, vira o sauce béarnaise, molho que rega o steak de mesmo nome.
Sempre use a erva fresca para incrementar saladas, molhos à base de iogurte, carnes e legumes cozidos. à também usada para fabricação de licores caseiros e em drinques.
Dica consul: experimente acrescentar hortelã também em sucos, isso darå a sensação de refrescùncia e um sabor a mais a sua bebida.
O louro Ă© aquela erva que nĂŁo pode faltar no seu feijĂŁo, vocĂȘ pode encontrĂĄ-lo tanto na seção de temperos em pĂł se quiser triturado ou em sua forma natural na parte das ervas.
Além do feijão, também é muito usado nas culinårias francesa e mediterrùnea. à importante retirar as folhas de louro da comida antes de servi-la. Também pode ser usado em carnes assadas, ensopados, caldos e sopas.
Ă o tempero favorito dos italianos, que nĂŁo pode faltar em pestos, massas secas, sopas, salada caprese, pizza marguerita e massas com molho de tomate fresco. Use sempre fresco, antes de servir. Ă uma das ervas da Provence, junto com o alecrim e o tomilho.
O sabor Ă© bem parecido com o orĂ©gano, e pode atĂ© substituĂ-lo em preparaçÔes com peixes, pizza e atĂ© no molho pesto.
Ă a parte verde do alho, que muitas vezes acabamos jogando no lixo. Pode substituir a cebolinha ou servir como acompanhamento, sendo salteado no azeite.
Ă o tempero que dĂĄ aquele gostinho caracterĂstico nas pizzas, e Ă© mais usado na forma seca.
A erva serve para temperar praticamente qualquer tipo de comida. O tipo crespo Ă© mais usado para decorar pratos.
à uma erva que não combina muito bem misturada a outras, mas é ótima para temperar carnes de caça como pato e coelho, e ensopados com vitela. Também fica boa temperando aves recheadas.
Dica consul: Experimente fazer manteiga de sĂĄlvia para preparar massas.
Ă Ăłtimo conservante de carnes. Assim como a salsa e o louro, Ă© um dos ingredientes do buquĂȘ garni. Cuidado para nĂŁo carregar neste tempero, pois ele pode acabar sobressaindo demais no prato. Use em terrines, pratos com carnes e aves, ensopados e grelhados.
O açafrĂŁo Ă© um dos temperos em pĂł mais conhecido e utilizado na hora de cozinhar. O autĂȘntico açafrĂŁo Ă© muito caro â Ă© preciso colher cem mil flores para conseguir 5 quilos da especiaria.
Ele Ă© o tempero base da paella, do risoto milanĂȘs. AlĂ©m de ser utilizado tambĂ©m na galinhada, em alguns chĂĄs pelo seu poder anti-inflamatĂłrio e atĂ© mesmo como tempero para frangos e peixes.
Ă muito usado para doces, biscoitos e licores.
A fava de baunilha verdadeira vem de uma orquĂdea centro-americana, que Ă© colhida verde e curada em ambiente especial, ficando com aquela cor marrom-escura caracterĂstica.
O jeito certo de uså-la é dividindo a fava ao meio com uma faca bem afiada, raspando os grãozinhos de dentro. Vai bem em doces e cremes à base de leite, sorvetes e preparaçÔes com frutas suaves.
A canela Ă© conhecida por ser uma especiaria usada mais em doces, mas em muitos pratos gregos, como a moussaka, Ă© usada para temperar carnes.
Quando misturada Ă pimenta-da-Jamaica e Ă pimenta-do-reino, ela vira pimenta sĂria.
Tem o negro, usado em preparaçÔes com curry, e o verde, bastante utilizado em pratos do Oriente MĂ©dio e Ăndia. Na Europa, o tempero Ă© mais usado em confeitaria.
Bastante usado para carnes, é preciso tomar cuidado em preparaçÔes na frigideira, pois o tempero queima råpido.
Ele vem das Ilhas Molucas, na Indonésia, e då um sabor floral aos pratos ? principalmente doces em calda.
Aqui no Brasil é o enfeite oficial do beijinho de coco, mas também utilizado em diversas sobremesas principalmente nos preparos de comidas de festa junina.
De sabor picante, essa erva é muito usada para temperar curry de peixes, frutos do mar e picles, e no frango ensopado mineiro. A prima do gengibre é conhecida como açafrão-da-terra, apesar de não ter o sabor e aroma do açafrão verdadeiro.
Ă uma especiaria feita com a mistura de coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo, cĂșrcuma, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.
Na Ăndia se usa uma mistura especĂfica para cada prato, chamada masala, que muda de acordo com a regiĂŁo do paĂs e atĂ© de famĂlia para famĂlia.
A erva-doce é um ótimo tempero caseiro para dar aquele sabor mais docinho aos seus pratos. à uma boa opção para usar em carnes de porco, saladas e chås.
AlĂ©m de ser usada como tempero, vocĂȘ tambĂ©m pode servir a erva doce como petiscos para suas festas, fazendo ela em conserva ou assada.
Dica Consul: acrescente a erva-doce na sua receita de bolo de fubĂĄ, isso darĂĄ a ela um toque especial.
A raiz Ă© muito usada em toda a Ăsia, indo do JapĂŁo, Ă TailĂąndia. Ă usado fresco, em conserva doce ou azeda.
à bastante usado em preparaçÔes thai feitas na panela wok, e na Europa, em bolos e biscoitos.
A forma mais comum Ă© em pasta, mas as melhores mostardas sĂŁo feitas com as sementes triturada para temperar diversos pratos.
Ideal para usar em preparaçÔes com queijo, batatas, creme de leite, suflĂȘs e brownie. Rale na hora em que for usar.
à um dos temperos em pó que pode ser encontrado em duas versÔes, ou seja, a doce e picante que dão toques diferentes na sua comidas, as duas versÔes são feitas com pimentas vermelhas.
Com ela, vocĂȘ pode fazer pratos como: batata doce com pĂĄprica picante, anĂ©is de cebola, costela de porco com pĂĄprica doce, cuscuz paulista e rabada.
Ă a pimenta vermelha seca triturada ou em flocos, serve para dar picĂąncia aos pratos salgados.
Ă uma mistura de pimenta-da-Jamaica, canela e pimenta-do-reino, usada largamente na culinĂĄria ĂĄrabe para condimentar quibes e esfihas.
à a rainha dos temperos, e pode ser usada em uma infinidade de preparaçÔes. O ideal é uså-la em grãos num moedor, para moer na hora em que for usar.
Dica Consul: Para peixes, o melhor Ă© usar a pimenta-do-reino branca, apenas para a carne nĂŁo ficar cheia de pontinhos pretos.
Serve para dar cor aos alimentos, principalmente em aves. Em pĂł Ă© conhecido como colorĂfico.
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe para que serve cada tempero e especiarias, que tal fazer os seus prĂłprios? Para isso, confira o nosso post com vĂĄrias dicas para vocĂȘ aprender a fazer sua horta em casa.