Postado 12 de março de 2012
Todo mundo já passou pela situação de preparar um molho, sopa ou caldo e acabar saindo ralinho. Se isso aconteceu com você, então já ouviu um milhão de dicas e técnicas para resolver isso e engrossar o prato. Para facilitar sua vida, reunimos os principais métodos aqui, detalhando como prepará-los e usá-los para engrossar seus molhos, sopas e caldos. Confira:
A clássica mistura que muitos de nós prepara em casos de emergências culinárias realmente pode salvar muitos pratos! Na culinária, a mistura é conhecida por slurry.
Do que preciso?
E como preparo?
Se você quer saber como engrossar molhos e cremes que não deram certo, a dica é lançar mão do beurre manié, técnica da cozinha francesa bastante usada por chefs profissionais para finalizações ou ajustes a la minute.
Do que preciso?
E como preparo?
Outros ingredientes-chave para salvar molhos, sopas e cremes à beira do desastre é usar o liaison. Assim como o slurry, o truque é usado bastante para finalizações. Essa técnica funciona bem para preparações cremosas, como o blanquette de vitela, pois o creme de leite suaviza o sabor dos outros ingredientes e confere uma textura aveludada, enquanto a gema tem o papel de dar “sustança” à receita.
Do que preciso?
E como preparo?
O uso da gelatina é muito recomendado para você que quer saber como engrossar o feijão ou outros tipos de caldos mais ralo, pois ela não interfere muito no sabor do seu caldo, cremes ou molhos.
Do que você precisa?
E como preparo?
O roux é muito utilizado na cozinha, principalmente para engrossar molhos e sopas pois é um ótimo espessante. Ele é a base de vários molhos, como o molho espanhol e o bechamel.
Primeiro é preciso saber qual a temperatura do caldo, sopa ou molho a ser engrossado. Use o roux frio para o frio (resfriado na geladeira após o preparo) e o quente para o caldo ou molho que acabou de sair do fogão.
Um truque bacana para facilitar o uso do roux na cozinha do dia a dia é deixá-lo pronto em um pote plástico com tampa na geladeira. Conservado assim, ele dura por até quatro dias, e pode ser acrescentado frio à panela de molho fervente.
Além disso é importante saber que o roux tem 4 pontos que você pode usar, dependendo do que pretende engrossar:
É o mais poderoso de todos, e o mais clarinho. A capacidade de espessamento dele é muito alta, por isso é ideal para você que quer aprender como engrossar o caldo da feijoada ou outros tipos de caldos mais ralinhos. É possível obter o roux branco mexendo e cozinhando o roux por cerca de 3 minutos.
É um pouco mais escuro que o branco, e tem 80% de poder espessante. Esse ponto do roux é recomendado para você que quer saber como engrossar molho de tomate, o roux amarelo acontece após 6 a 8 minutos de cozimento, até que a mistura fique dourada clara.
Tem 50% de poder espessante e para prepará-lo, faça como nos exemplos anteriores, deixando a mistura cozinhar até adquirir um tom dourado-escuro e aroma de nozes e avelãs.
É o ponto final do roux, quando ele estiver bem escuro, a ponto de queimar – tenha muita atenção quanto ao cheiro, pois se a mistura ficar com aquele aroma de queimado desagradável é melhor jogar tudo fora e começar novamente.
Agora que você já sabe como engrossar caldos e sopas, que tal conferir nossas dicas de como fazer sopa no micro-ondas de um jeito super prático?