Postado 20 de março de 2012
Fazer chocolate caseiro é mais fácil do que parece. Como qualquer outra técnica, uma vez conhecidos seus princípios básicos, é possível produzir receitas e criar seus próprios recheios. Segundo dizem, o fascínio pelo chocolate se deve ao fato de que é o único alimento que derrete a temperatura do corpo humano, tendo assim, uma textura inigualável!
E por trás desse sabor e textura que todos nós amamos, está o cacau: este fruto amarelo-alaranjado, que cresce em países tropicais como o Brasil, é a essência do chocolate – e quanto mais cacau tiver na composição do doce, melhor será sua qualidade.
Depois que o cacau colhido do pé é processado, começa a feitura do chocolate, de fato: são adicionados açúcar, aroma de baunilha, leite e leticina de soja, emulsificante que evita que o chocolate neste estágio se separe e não fique homogêneo.
Logo depois, é adicionada a manteiga de cacau, gordura que recobre as sementes dentro do fruto.
Em chocolates de boa qualidade, a porcentagem de manteiga de cacau também é maior, portanto, fique sempre de olho nas embalagens para não levar gato por lebre!
Após adicionar todos os ingredientes, os chocolatiers (especialistas no fabrico artesanal de chocolate), batem a mistura por horas – às vezes, até dias, até obter aquela textura e sabor dos deuses, que faz qualquer um largar a dieta. Ao final desse processo, o chocolate é temperado e embalado.
A temperagem é uma técnica de cozinha usada para esfriar a mistura de forma lenta e gradual, para que o seu chocolate caseiro não fique empelotado. Esse processo também garante a secagem mais rápida do chocolate, brilho da superfície, textura macia e prazo de validade maior.
São três os detalhes mais importantes para você não errar na temperagem:
Você pode derreter o chocolate em banho-maria, no micro-ondas, ou usar uma derretedeira profissional. Com o micro-ondas é bem mais fácil e rápido: você pica o tablete em um refratário e leva ao forno em potência média, mexendo vigorosamente de 30 em 30 segundos, para que não fiquem partes queimadas, dando aquela consistência arenosa que não é nada saborosa.
Para fazer a temperagem em casa, você vai precisar de uma superfície de mármore, onde vai despejar 2/3 do chocolate derretido, mexendo sempre a massa de chocolate até atingir a temperatura de 27°C. A esta altura, você vai notar que o chocolate fica mais espesso. Depois, retorne essa massa ao restante do chocolate derretido e mexa vigorosamente, até obter uma textura homogênea.
Dica Consul: Para saber se deu certo, faça o teste da faca! Mergulhe uma faca de inox no chocolate. Se em três minutos o chocolate secar, é porque você fez a temperagem direitinho!
Você seguiu nossas dicas à risca, mas alguma coisa não saiu como o planejado. O que pode ter acontecido:
Se você gostou das dicas e quer colocar a mão na massa nesta Páscoa para ganhar um dinheirinho extra – ou até mesmo para agradar quem você ama, veja como fazer esses diferentes bombons de caipirinha, criados pelos chefs Carole Crema, Betty Kövesi, Carlos Siffert e Gabriela Martignoli:
Agora que você já sabe fazer chocolate caseiro, que tal aprender as nossas a como fazer ovo de páscoa no microondas?