Postado 26 de dezembro de 2011
Com esse calor que tem feito Brasil afora, haja ar condicionado, ventilador, sombra e água geladinha para refrescar os ânimos, não é? Para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano, o ideal é apostar em comidas leves e refrescantes, pratos frios que não dão trabalho na cozinha e ainda são deliciosos.
A clássica salada pode se transformar em prato principal se tiver ingredientes com mais “sustância”, como carnes defumadas, queijos, carne seca desfiada e até pato.
O frango também pode entrar na dança e aparecer como salpicão defumado com beterraba e cenoura ralada, servido com batata palha.
Os peixes também podem ser servidos como cebiche, uma especialidade peruana em que o peixe cru é marinado no suco de limão, temperado com cebola e pimenta. Outra preparação interessante para pescados é o gravlax, que leva salmão curado em sal grosso, vodka, açúcar, dill e temperos.
As carnes vermelhas também podem virar pratos frios super elegantes, como o steak tartare, o carpaccio e o rosbife – esse último é ótimo para sanduíches e beirutes. E até as sopas ganham versão fria para o verão – uma das mais refrescantes é o gazpacho, sopa feita no liquidificador preparada com tomates, pepino e pão dormido, típica da região de Andaluzia, na Espanha. Outra sopa ótima para dias quentes é o Borscht, um creme de beterraba com caldo de galinha, servido com creme de leite fresco, muito comum nas mesas das famílias da Ucrânia.
E qual é o prato frio que você mais gosta de comer no verão? Conte para a gente!