Postado 28 de outubro de 2011
Você sabia que a aula de educação física na escola ajuda seu filho a ir bem nos estudos? Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Universidade de Illinois, nos EUA, com crianças da faixa dos nove anos de idade, que se saíram melhor em testes de matemática e escrita em comparação com os coleguinhas que não fizeram atividades físicas. “Para as crianças de até 12 anos, toda atividade física é divertida”, diz Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
E de uma maneira geral, nem é preciso muita pesquisa para comprovar que atividades físicas são importantes para crianças e adolescentes. “As aulas de Educação Física na escola são fundamentais para que a criança desenvolva sua coordenação motora, que contribuirá para a alfabetização, assim como para seu desenvolvimento cognitivo e social”, explica Jorge.
Apesar de sabermos o quão importante é incentivar os filhos a se mexerem mais, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que apenas 46% das crianças do 9º ano do Ensino Fundamental de São Paulo são consideradas ativas -, ou seja, que acumularam 300 ou mais minutos de atividades físicas no período de sete dias. “É preciso que os pais incentivem as crianças desde cedo e dêem bons exemplos”, diz Jorge.
Antes mesmo das crianças terem idade para ir à escola, é importante que os pais não deixem os filhos pequenos o dia todo sentados na cadeirinha, no berço ou no chiqueirinho. “As atividades físicas devem ser lúdicas e divertidas, como brincadeiras de rolar, escalar, andar e engatinhar”, explica Jorge.
Veja a seguir as 10 atividades físicas mais populares entre os pequenos, e o que cada uma faz pela saúde física e mental dos seus filhotes:
A atividade, tanto para psicólogos quanto para profissionais de educação física, é tida como fundamental para crianças antes da idade escolar, entre 2 e 7 anos. Brincar com seus filhos no escorregador, gira-gira, tanque de areia, balanço e gangorra são ótimas chances de incentivar o gosto pelas atividades físicas e ao ar livre nos pequenos. Veja aqui mais exemplos de atividades ao ar livre.
Depois dos 7 anos de idade, atividades que desenvolvam a coordenação motora e a identificação de ritmo e tempo nas brincadeiras é importante – e pular corda é uma ótima opção, pois as crianças aprendem a se equilibrar revezando os pés, além de aprender a fazer os movimentos básicos de agachar e girar. Como é uma atividade que pode ser feita em conjunto, os pais também podem entrar na brincadeira e se exercitar também.
A atividade preferida das meninas trabalha, além dos músculos do corpo todo, flexibilidade, disciplina, musicalidade e ritmo. Tanto a vertente clássica quanto a moderna contam com diversas modalidades para diferentes faixas etárias, começando aos 7 anos de idade.
O esporte entra no currículo de várias escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, e envolve vários movimentos como correr, saltar e arremessar, atividades que são ótimas para desenvolver força, flexibilidade e resistência. A categoria pré-mirim começa com 12 anos de idade, e as distâncias das corridas, assim como os pesos dos arremessos são adaptados à idade das crianças.
“É uma atividade fantástica para as crianças, pois é divertida e ao mesmo tempo trabalha disciplina e força”, diz Jorge Steinhilber. E não é uma delícia ficar pulando na cama elástica, plantar bananeira e piruetas no ar? Crianças a partir dos 4 anos de idade já podem começar a se aventurar no esporte.
O esporte é um dos preferidos dos meninos e meninas de todo o Brasil, de qualquer classe social. Nas escolinhas de futebol, as crianças aprendem como se deslocar no espaço e trabalhar em equipe, além de desenvolver resistência e coordenação motora.
A arte marcial, além de trabalhar força e coordenação motora, é muito boa para reforçar a disciplina e o respeito às regras sociais nas crianças, que podem começar na atividade a partir do 4 anos de idade.
O esporte aquático é ótimo para melhorar a respiração de crianças e adolescentes, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade, além de desenvolver habilidades psicomotoras. Além de ser um dos esportes mais completos, você pode colocar seu filho na natação a partir dos 6 meses de idade.
Pedalar é um ótimo exercício e pode ser feito com a família toda envolvida. A partir dos 3 anos, a criança já pode começar a se aventurar num modelo com rodinhas, e depois, ir aprendendo a se equilibrar sem a ajuda delas. A atividade trabalha a capacidade cardiovascular, além de força e resistência.
É uma opção para as crianças saírem um pouco do sofá, que une a diversão do jogo de videogame com as atividades físicas, mas tem o seu porém: “O melhor mesmo é que a criança faça atividades físicas acompanhadas de um profissional da área, que vai ajudar a corrigir problemas de postura, entre outras coisas”, opina Jorge. Há pesquisas – como a publicada na revista científica norte-americana Pediatrics -, que mostram que esses tipos de jogos de videogame, que envolvem atividades de dança ou esportes, são um bom começo para crianças muito sedentárias ou que tenham problemas de obesidade infantil.