5 tipos de queijos para você experimentar com cerveja

queijos-para-experimentar-com-cerveja

banner-cerveja-com-queijo

Os queijos são ótimos aperitivos para serem consumidos tomando uma taça de vinho. Mas além disso, a cerveja também é uma bebida que harmoniza muito bem com o queijo. Na verdade, devido às propriedades de ambos, o queijo e a cerveja podem complementar um ao outro, proporcionando uma deliciosa combinação. Se você ficou com vontade de experimentar essa combinação de sucesso, selecionamento 5 tipos de queijos para você comer com cerveja.

Tipos de queijos

Existem diferentes tipos de queijos, que são diferenciados, principalmente, com base no seu processo de produção, aparência, aroma e sabor. Veja a seguir alguns tipos de queijos que você pode experimentar tomando uma cervejinha.

Veja mais no site: Coisas que você pode fazer enquanto toma uma cervejinha

Queijos duros

queijo-duro

Esse tipo de queijo tem um aspecto mais denso e costuma ser composto por queijos de sabores mais densos, salgados e envelhecidos. Os queijos duros podem ser ótimos acompanhamentos para recheios de pratos, saladas, tábuas de frios e também cervejas.

  • Permesão
  • Pecorino
  • Grana Padano
  • Suíço

Queijos semiduros

O queijo semiduro costuma ter um equilíbrio entre cremosidade e densidade. Ele consegue ser firme, mas ter uma elasticidade que facilita na hora de consumí-lo. Esses queijos também apresentam um sabor e aroma mais suave em relação aos queijos duros. Alguns exemplos de queijos semiduros são:

  • Cheddar
  • Gouda
  • Gruyére
  • Provolone
  • Emental

Queijos azuis

Os queijos azuis são aqueles colonizados por fungos. O contato com as colônias de fungos proporciona que esses queijos tenham sabor intenso e cremoso. Dependendo do tempo de maturação, os queijos azuis podem ter um sabor mais acentuado ou não. São exemplos que queijos azuis:

  • Gorgonzola
  • Roquefort
  • Dinamarquês

Queijos de mofo branco

Esses queijos geralmente apresentam textura cremosa e sabor suave. Durante sua produção há adição de uma cultura de fungos brancos e, quanto maior o tempo de maturação, mais macio o queijo se torna. São exemplos de queijos de mofo branco:

Veja mais no site: 10 receitas de omelete para fazer em casa

  • Brie
  • Camembert
  • Brie cremoso

Queijos frescos

queijo-fresco
Esse grupo de queijos são feitos com coalhada fresca que não foi prensada ou envelhecida. Alguns queijos frescos possuem sabores mais salgados. Como não envelhecem, não apresentam cascas e apresentam uma consistência mais uniforme. São exemplos de queijos frescos:

  • Mussarela
  • Burrata
  • Requeijão cremoso

5 tipos de queijos para você experimentar com cerveja

Para fazer uma boa combinação de queijo com cerveja é preciso equilibrar a intensidade de aroma e sabor de ambos. Se você for reparar, as mudanças de sabor e aroma do queijo e da cerveja são opostas entre si. Enquanto a cerveja, à medida que entra em contato com o ambiente, normalmente suaviza sua intensidade, o queijo tende a se tornar mais intenso tanto no sabor quanto no cheiro, à medida que amadurece.

Sendo assim, o recomendado é combinar um queijo suave com uma cerveja leve e um queijo intenso com uma cerveja mais encorpada, para que nenhum sabor se sobreponha ao outro.

Veja mais no site: Como manter a cerveja mais gelada

Veja como combinar queijos com diferentes tipos de cerveja:

Queijo mussarela com cervejas de trigo

Uma boa maneira de começar é experimentar uma cerveja de trigo acompanhada de uma tábua de frios com queijo mussarela. Como os dois são um pouco mais leve pode ser uma combinação interessante para um dia de calor.

Queijo gorgonzola com cervejas Ale

O queijo gorgonzola é um típico representante dos queijos azuis: forte e encorpado e pede uma cerveja com características semelhantes. Uma boa pedida são as cervejas Ale, conhecidas pelo sabor acentuado. Se você realmente quiser desfrutar do sabor do queijo e da cerveja, aposte em uma Pale Ale ou uma Amber Ale.

Queijo cheddar com cerveja IPA

queijo-cheddar
O queijo cheddar é da família dos queijos semiduros, que contam com um equilíbrio entre cremosidade e densidade. A cerveja IPA pode ser uma boa sugestão para harmonizar com esse tipo de queijo, realçando seu sabor cremoso, sem ficar em segundo lugar.

Queijo provolone com cerveja Irish

O sabor forte e defumado do provolone cai muito bem com uma cerveja forte e maltada como a Irish. Além disso, durante a produção desse tipo de cerveja o malte também é defumado. Logo, é uma escolha que tem tudo a ver.

Queijo coalho com cerveja Ale

Seja em um churrasco com a família ou um aperitivo de queijo coalho com melaço, uma boa pedida é combinar o happy hour com uma cerveja frutada como a Ale. Nessa combinação tanto a cerveja quanto o queijo coalho irão equilibrar um o sabor do outro.

Cervejeira para todos os momentos

Seja qual for sua escolha de cerveja e queijo, você sempre pode contar com a linha de cervejeiras Consul para te acompanhar nesses momentos. Tenha sempre sua cerveja na temperatura ideal sempre que quiser.

Agora que você já sabe como combinar queijos com cervejas, que tal aprender a montar uma tábua de frios?

Compartilhar