Postado 24 de março de 2014
Economizar é sempre bom, mas você sabia que mudando simples hábitos na cozinha, seus gastos podem diminuir bastante? Aqui vão 15 dicas para economizar na cozinha que podem ajudar:
Fazer compras picadas significa despesa extra, pois você não tem como comparar os preços e avaliar o que vale mais a pena.
Elas podem servir para fazer sopas, molhos ou até mesmo par cozinhar o arroz.
Desta forma economizará gás. Também dá para aproveitar o calor e torrar uns pãezinhos amanhecidos.
Sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte o pão em quadradinhos, frite em manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.
Aproveite as cascas e a parte das sementes das maçãs: cozinhe estas partes em água suficiente para que fiquem cobertas. Junte o suco de um limão e deixe no fogo até ficarem bem macias. Depois de coar, leve novamente ao fogo, a mesma quantidade de caldo e açúcar. O resultado será uma deliciosa geléia.
Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou salpicar sobre pizzas e pratos gratinados.
Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso da laranja, maior quantidade de suco poderá ser extraído.
Para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada.
Ao cozinhar procure, quando a preparação assim permitir, manter as panelas tampadas, se ficar aberta, a panela precisará muito mais de gás e tempo para cozinhar o alimento. Além de diminuir o valor do alimento.
Se fizer um concentrado de tomate e guardar na geladeira para utilizar durante a semana, coloque uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que o concentrado não fermente.
Para acabar com a acidez que surge no molho de tomate, acrescente algumas gotas de calda de caramelo (desmanche o açúcar em fogo brando e junte um pouquinho de leite).
Aproveite bem as folhas externas da alface, estas são mais nutritivas do que as novinhas que ficam em seu interior. Faça uma salada que leve outros ingredientes e acrescente estas folhas cortadas em tiras bem fininhas misturando bem.
Para verificar se os ovos estão frescos, mergulhe-os na seguinte solução: três colheres de sal para um litro de água. Os novos vão para o fundo, os que já tiverem alguns dias ficarão boiando e os velhos virão à tona.
Para manter a cor verde das verduras ao cozinhá-las, acrescente uma pitada de açúcar à água.
Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.
E aí, gostou? 🙂