A ceia de Natal é, talvez, o momento mais simbólico do clima de confraternização dessa época e o prato mais emblemático, que não pode faltar na mesa, é a tradicional receita de peru de natal.
Se você nunca assou um peru na vida – ou está procurando dicas para preparar uma versão ainda melhor que a do ano passado –, preste atenção nas nossas dicas e receitas para um peru de natal perfeito.
Como fazer peru de natal?
1.O tamanho ideal
Para uma ceia de aproximadamente 15 pessoas, o tamanho ideal do peru é o médio que pesa entre 4 kg e 5kg, afinal como na ceia de natal há diversos outros pratos, não é necessário comprar um peru com um tamanho muito grande como os de 12 kg que são mais recomendados para restaurantes.
2. Descongele o peru de natal dentro da geladeira
Para que o peru esteja perfeito na hora de ir ao forno, você deve deixá-lo descongelando na geladeira de um dia para o outro. Assim ele vai descongelar uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, que vai comprometer o cozimento.
3. A marinada
A marinada é uma etapa muito importante para que o peru fique saboroso e suculento. Por isso, depois de descongelá-lo, lave a ave e a deixe de molho em água gelada por mais ou menos dez minutos. Seque muito bem a ave com um pano limpo e tempere com os ingredientes de sua preferência. Uma boa marinada pode ser preparada com vinho branco, vinagre, ervas frescas, suco de frutas e etc. Deixe a ave mergulhada nesta marinada por pelo menos 12 horas sempre na geladeira.
4. Prepare o recheio
Quando você comprar o peru congelado, dentro dele vai vir um saquinho com os miúdos separados. Use os miúdos para fazer uma farofa e rechear o peru. Confira o passo-a-passo de uma opção de recheio que preparamos para você:
Ingredientes
- Miúdos (coração, fígado, moela e pescoço desfiado)
- 200 gramas de farinha de mandioca
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de azeite
- 50 gramas de manteiga
- Pimenta dedo-de-moça a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Pique a cebola e o alho.
- Refogue a cebola no azeite e acrescente o alho quando ela começar a ficar transparente.
- Mexa bem por um minuto, acrescente a manteiga e, quando ela derreter, os miúdos picados em pedaços pequenos.
- Tempere com o sal e a pimenta dedo-de-moça picada.
- Frite tudo muito bem e cubra com a farinha de mandioca.
- Finalize com a salsinha picada e use a farofa para rechear o peru.
- Antes de rechear o seu peru de natal, besunte o interior da ave com um pouco de manteiga.
- Coloque a farofa pela abertura do peito e costure-a bem, com agulha e linha, para que o peru não “desmonte” no forno.
- Faça o mesmo com a abertura traseira.
Dica: se perceber que a farofa ficou seca, acrescente um pouco mais de azeite ou manteiga e misture bem. Para incrementar, quebre um ovo na panela e mexa bem com o fogo desligado para que ele não cozinhe muito rápido – isso também ajuda a umedecer a farofa.
5. Amarre bem para não desmontar
Com o peru recheado, use um tanto de linha para amarrar as coxas e as asas da ave. Isso ajuda a manter a ave inteira durante o cozimento.
6. Coloque o papel alumínio
O papel alumínio é indispensável na hora de assar seu peru de natal. Por isso, passe papel alumínio por fora da forma nos dois sentidos, para que não haja nenhum espacinho aberto. O lado brilhante deve ficar voltado para dentro, pois ele não gruda na carne, além disso, ele evita a dispersão do vapor e reflete as ondas de calor fazendo com que o cozimento seja mais rápido.
7.Tempo e temperatura ideal do forno
Preste muita atenção nesta etapa, afinal ninguém quer comer um peru de natal queimado ou cru, por isso, é muito importante entender sobre a temperatura e o tempo ideal que ele deve ficar no forno. Deste modo, se o tamanho do peru que você comprou é de 4kg a 5kg recomendamos que ele fique 2h e 45 minutos no forno a 180ªC ou 200ºC dependendo da potência do seu aparelho.
4. Asse para ficar bem macio
Você não precisa temperar o peru, mas pode usar alguns ingredientes especiais para deixar a carne mais macia. Coloque o peru em uma assadeira grande e regue a ave com meio litro de suco de laranja – você também pode usar espumante ou vinho branco seco. Cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro e asse no forno médio (entre 160ºC e 180ºC) por cerca de duas horas.
8. Doure a casquinha
Para conseguir aquela casquinha crocante sem ressecar o peru, retire o papel alumínio depois das duas horas e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga. Veja se o vinho (ou o outro líquido com que você regou) ainda está lá; se estiver muito seco, adicione mais, até encher metade da assadeira. Depois disso, deixe o peru assando por mais duas horas, abrindo o forno a cada 30 minutos para regá-lo com o líquido da assadeira. Ele estará pronto quando o termômetro saltar.
9. Aproveite para assar batatas
Na hora final de cozimento, adicione batatas do tipo bolinha à assadeira, ao redor do peru. Tempere com um pouco de sal, regue com o caldo do cozimento e deixe que elas assem junto com o peru para pegar todo o gostinho. Lembre-se de virá-las para que assem por inteiro.
Dica: você também pode acrescentar cebolas, dentes de alho inteiros com casca e outros vegetais. Só não ponha para assar desde o começo ou eles podem acabar se queimando.
10. Transforme os “queimados” em molho
Depois que o peru estiver pronto, transfira-o para a travessa onde ele será servido – não esqueça de retirar as linhas que você usou para amarrar asas e coxas. Use aqueles restinhos queimados do fundo da assadeira para fazer um molho delicioso. Encha a assadeira com água e leve-a para o fogão. Com fogo alto, vá raspando o fundo com uma espátula e deixe reduzir pela metade. Coe e sirva junto com o peru.
11. Capriche na apresentação
Agora que já está quase tudo pronto, é hora de saber como enfeitar o peru de natal. Além de ajeitar o peru e as batatas em uma travessa bonita, você pode usar ramos de alecrim e tomilho frescos para decorar a ave e deixar os convidados da sua ceia com ainda mais água na boca.
Dica: um truque importante para que a carne esteja perfeita na hora de servir é deixar o peru descansando depois de sair do forno por, pelo menos, 10 minutos. É mais ou menos o tempo que você vai levar para fazer o molho, mas, mesmo que você opte por não fazer, deixe a carne descansar antes de servir.
12. Corte com elegância
Importante: não corte o peru antes de servir para que a carne, que você assou com tanto carinho, não resseque. Deixe para cortá-lo na mesa, na hora de comer. Use uma faca bem afiada, que não seja de serra, e um garfo grande, desses de churrasco, para te auxiliar. O primeiro passo para cortar o peru com sucesso é retirar a fúrcula, aquele osso em formato de V que fica na cavidade peitoral. Você pode retirá-lo com a mão, cortando apenas a carne em torno dele para que saia mais fácil. Depois, corte as coxas e asas na junta, com cuidado para não desmantelar a estrutura da ave. A partir daí, você vai conseguir fatiar o peito e as costas com mais facilidade.
13. Guarde as sobras
O peru é uma ave grande e, mesmo que sua família também seja, pode ser que sobre bastante depois da ceia. Você pode reaproveitar a carne no dia seguinte – principalmente as partes mais escuras, que ficam perto dos ossos e são muito saborosas. Que tal usá-las em uma sopa ou para fazer sanduíches?
Receitas de peru de natal
Pronto! Agora que você já conhece nossas dicas para um peru de natal perfeito, que tal usá-las em uma das nossas receitas.
Peru de natal com pancetta
Ingredientes
Peru
- 1 peru
- 100g de sal marinho
- 50g de açúcar cristal
- Raspas de 1 laranja
- Raspas de 1 limão
- 1 folha de louro
- 1-2 ramos de alecrim
- ½ xícara de conhaque
- 200g de pancetta
- Azeite de oliva para pincelar
Recheio
- 2 laranjas de umbigo
- 3 dentes de alho
- Folhas de sálvia
- Sal
Modo de preparo
- Colocar o sal, o açúcar e 5 litros de água em uma panela bem grande e deixar ferver.
- Tirar do fogo e acrescentar os temperos e a vodca.
- Reservar em um pote e deixar esfriar.
- Cobrir o peru completamente com a salmoura fria e levar a geladeira durante 1 dia.
- Retirar o peru da mistura e reservar a salmoura.
- Secar a carne, colocar em uma forma forrada com papel toalha e levar a geladeira para secar, durante 1 hora.
- Enquanto isso, preparar o recheio, amassar os dentes de alho juntos com as folhas de sálvia e 1 fio de azeite de oliva.
- Passar esse tempero na cavidade e na pele do peru e rechear com a laranja cortada em rodelas.
- Fechar as pernas com um barbante para que o recheio não escape. Dispor fatias de pancetta por todo o peito .
- Levar ao forno pré aquecido a 180 graus por 1 hora e 30 minutos.
Peru recheado com couscous de frutas secas e especiarias
Ingredientes
- 1 peito de peru desossado já temperado de 2 kg
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 e 1/2 xícara (chá) de couscous marroquino (medida antes de hidratar)
- 1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada
- 1/2 xícara (chá) de cranberry seca
- 1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas e brancas misturadas
- 1/2 xícara (chá) de nozes sem casca picadas
- 1 xícara (chá) de couve manteiga lavada e bem picada
- 1/2 colher (chá) de curry
- 1 pitada de canela em pó
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta a gosto
- 1 litro de água
- manteiga sem sal o quanto baste
- azeite a gosto
Modo de preparo:
- Deixe o peito de peru descongelar em geladeira durante 24 horas.
- Retire da embalagem, coloque em um saco zip ou pote com tampa e regue com metade do vinho branco, deixando descansar por no mínimo 3 horas. Coloque todas as frutas numa tigela pequena e regue com a outra metade do vinho (ou conhaque, ou whisky) e deixe macerar por 2 horas.
- Aqueça a água com as folhas de louro e quando ferver adicione o curry, a canela em pó, a pimenta e o sal.
- Deixe cozinhar por 3 minutos e desligue.
- Coloque o couscous numa tigela e regue com este caldo de especiarias até cobrir todo o couscous (mas sem deixar sobrar muito caldo), depois tampe com um prato e embrulhe em um pano, deixando descansar e hidratar por 1 hora.
- Solte as bolinhas de couscous com um garfo e adicione as frutas secas já escorridas do álcool, as nozes, e a couve picadinha, misturando bem e adicionando azeite a gosto.
- Preaqueça o forno a 200º.
- Abra o peito de peru ao meio sem ir com a faca até o final e coloque o máximo de recheio que conseguir dentro da cavidade, fechando-o em seguida e amarrando toda a peça com um barbante, de ponta a ponta.
- Ajeite o peru recheado numa assadeira ou refratário com a pele para baixo. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 1:30hs.
- Retire o papel alumínio, vire o peru com a pele para cima, cubra com pedacinhos de manteiga (mas use manteiga sem sal pois como o peru já vem temperado se usar a manteiga com sal vai ficar muito salgado) e asse por mais 1:30hs, verificando algumas vezes para certificar-se de que o peru não está grudando no fundo da assadeira.
- Quando o peru estiver bem dourado e com a pele crocante, retire do forno e sirva.
- Se tiver sobrado couscous do recheio distribua em torno do assado e leve à mesa enfeitada com frutas secas e canela em pau.
Peru de natal com bacon trançado
Ingredientes:
Peru
- 1 peru (usamos um de 3,5 kg)
- 400 g de bacon em fatias
- 500 ml (2 xícaras) de suco de laranja
Batatas rústicas
- 8 batatas médias
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal
- 1 raminho de alecrim picadinhos
- 8 dentes de alho com casca
Modo de preparo
Peru
- Retire o peru da embalagem, retire o saquinho com os miúdos (use numa farofa, se quiser).
- Escorra todo o líquido de dentro dele na pia e seque-o ligeiramente com papel-toalha.
- Coloque as fatias de bacon sobre ele, fazendo uma espécie de trama sobre todo o peito.
- Coloque numa assadeira, regue com o suco de laranja e cubra com papel alumínio.
- Leve para assar a forno a 210ºC por 1 hora.
- Retire o papel alumínio e deixe assando por mais 1h30.
- Se seu peru for maior que 3,5 kg, olhe nas instruções da embalagem por quanto tempo mais deixar no forno.
Batata rústica
- Lave-as bem e corte-as no meio.
- Corte cada metade em fatias grossas.
- Misture sobre elas a manteiga, o azeite, o alecrim, o sal e os dentes de alho com a casca. Esparrame sobre uma assadeira, não deixando que nenhuma batata fique sobre outra.
- Leve para assar em forno a 200ºC por 1 hora.
- Se quiser, vire as batatas após meia hora, para que fiquem mais douradinhas e crocantes.
- As batatas podem assar no mesmo momento que o peru estiver no forno também.
Peru de natal com laranja
Ingredientes
- 1 unidade de pimenta dedo-de-moça
- 3 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de salsinha
- 2 colheres (sopa) de ervas finas
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 4 unidades de laranja
- 1/2 garrafa de vinho branco
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de água
- sal a gosto
- 1 unidade de peru
Modo de preparo
- Faça a marinada: Pique os dentes de alho e misture com metade da salsinha, as ervas finas, o suco de laranja e o vinho.
- Deixe o peru nesse tempero de véspera.
- Na hora de assar, retire da marinada e coloque-o em uma assadeira adequada ao seu tamanho.
- Passe a marinada numa peneira, reserve o líquido e a parte sólida (temperos) separadamente.
- Misture, com um garfo, a manteiga e os temperos sólidos nos quais o frango ficou de molho, adicionando o restante da salsinha picada.
- Com uma faca de ponta, faça furos no peito do frango e introduza a manteiga temperada.
- Coloque na forma o líquido da marinada.
- Cubra com papel- alumínio e leve ao forno por 2 horas, até que esteja macio.
- Então, descubra e volte ao forno até que esteja dourado.
- Retire o peru, coloque a assadeira sobre a boca do fogão e engrosse o molho que ficou do assado.
- Engrosse com a farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água.
- Se quiser, acrescente mais vinho ou mais suco de laranja, dependendo de seu paladar.
- Se estiver salgado, junte mais água e engrosse com um pouco mais de farinha.
- Decore o peru, e sirva-o com o molho à parte.
Peru de natal com manteigas e ervas
Ingredientes
- 1 peru inteiro
- 1 tablete de manteiga com sal amolecida
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
- 2 colheres de salsinha fresca picada
- 2 dentes de alho bem amassados
- 2 ramos de alecrim (apenas as folhas)
- 4 ramos de tomilho (apenas as folhas)
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 2 ramos de sálvia (apenas as folhas)
- 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
- 1 colher (chá) de orégano
- raspas de limão
Modo de preparo
Manteiga de ervas
- Em um recipiente, junte a manteiga, o azeite, o alho, a pimenta-do-reino, o suco e as raspas de limão e todas as ervas (as folhas devem estar todas bem picadas)
- Misture tudo muito bem até que fique homogêneo
- Prove e veja se falta sal, caso precise acrescente até corrigir
- Reserve a mistura
Peru
- Limpe o seu peru: retire o saco com os miúdos, deixe escorrer o líquido e, com a ajuda de papel-toalha, limpe-o por dentro e por fora delicadamente
- Com muito cuidado, descole a pele do peru da carne
- Com as mãos, pegue um pouco da manteiga de ervas e passe como se estivesse massageando na parte de dentro da pele, em contato direto com a carne do peito
- Em seguida, pegue mais da manteiga e passe por fora do peru, diretamente na pele, besuntando bem e com cuidado para a pele não rasgar
- Caso sobre manteiga, reserve
- Transfira o peru já besuntado para uma assadeira apropriada
- Leve o peru sem papel-alumínio ao forno pré-aquecido a 250°C por 20 minutos
- Depois desse tempo, retire o peru do forno e passe mais manteiga em sua pele, com a ajuda de um pincel culinária (caso tenha sobrado da manteiga de ervas, use-a, senão pode ser manteiga comum)
- Cubra a assadeira com papel-alumínio e volte para o forno com temperatura 210°C por 1 hora
- Passada essa 1 hora, retire do forno novamente e tire o papel alumínio
- Pincele o peru com o próprio líquido e volte para o forno. Repita este processo de 30 em 30 minutos até que o pino levante (o que leva cerca de mais 1h30)
- Depois de pronto, finalize polvilhando mais ervas frescas por cima e deixe descansar por 20 minutos antes de servir
Pronto! Agora você já sabe tudo para preparar o peru de Natal desde o descongelamento até o aproveitamento das sobras. Quer mais dicas para preparar sua ceia? Veja nosso conteúdo completo com receitas de Natal para fazer no micro-ondas.