Tudo sobre a polĂ­tica de garantias da Consul

TĂ©cnico consertando uma geladeira
Imagem

Quando um consumidor adquire um produto novo, podem surgir muitas dĂșvidas sobre a garantia e como ela funciona. Parece simples, mas Ă© importante entender quais sĂŁo os tipos de garantia Consul, como acionĂĄ-la e que tipo de defeito ela cobre ou nĂŁo.

Para facilitar a sua vida, fizemos um guia completo com tudo que vocĂȘ precisa saber para usufruir da garantia do seu produto Consul da melhor maneira possĂ­vel.

O que Ă© garantia?

A garantia é o prazo definido por lei para que o consumidor reclame de vícios em produtos ou serviços adquiridos.
Quando vocĂȘ adquire um produto Consul, vocĂȘ tem direito a 12 meses de garantia, contados a partir da data da emissĂŁo da nota fiscal de entrega – trĂȘs meses de garantia legal e nove meses de garantia contratual. Existe, ainda, a garantia estendida, conforme a tabela abaixo:

Tabela com os tipos de garantias Consul e suas caracterĂ­sticas

Durante o perĂ­odo de garantia, o produto estĂĄ coberto contra vĂ­cios de fabricação, e compreende gratuitamente a substituição de peças e a mĂŁo-de-obra para corrigir vĂ­cios devidamente constatados pelo fabricante ou pela Rede de AssistĂȘncia TĂ©cnicas Autorizadas, de acordo com o termo de garantia.

Se vocĂȘ receber seu produto Consul com algum defeito ou avaria visĂ­vel, deve solicitar imediatamente a troca por meio dos nossos canais de atendimento. VocĂȘ pode fazer isso entrando em contato conosco por meio dos canais de atendimento da Consul em atĂ© 7 dias.

O que a garantia Consul NÃO cobre

Alguns vĂ­cios de fabricação podem demorar um tempo para aparecer. Mas se o tĂ©cnico constatar que o problema nĂŁo veio do fabricante, a garantia nĂŁo vai cobrir os custos de manutenção. Ou seja, vocĂȘ terĂĄ que se responsabilizar pelo pagamento do conserto.

Nesses casos, a assistĂȘncia tĂ©cnica Ă© que define o valor da mĂŁo de obra e das peças.

Fique atento aos problemas que nĂŁo fazem parte da cobertura da garantia:

  • VĂ­cios em produtos cujo uso nĂŁo Ă© exclusivamente domĂ©stico;
  • VĂ­cios decorrentes de mau uso do consumidor – como arranhĂ”es na pintura, alteraçÔes de cor e amassados;
  • VĂ­cios decorrentes de mĂĄs condiçÔes de instalação, que vĂŁo contra as recomendaçÔes do Manual de InstruçÔes do produto;
  • VĂ­cios decorrentes de uso em condiçÔes elĂ©tricas, hidrĂĄulicas e/ou de gĂĄs incompatĂ­veis com o aparelho – por exemplo, ligar um aparelho de voltagem 110v em uma tomada 220v;
  • VĂ­cios decorrentes de alteraçÔes ou modificaçÔes estĂ©ticas e/ou funcionais realizadas por pessoas que nĂŁo sĂŁo credenciadas pela rede de assistĂȘncias tĂ©cnicas autorizadas da Consul.

Se o produto apresentar sinais de violação, remoção e/ou adulteração do nĂșmero de sĂ©rie ou da etiqueta de identificação, a garantia tambĂ©m perderĂĄ a validade.

Måquina de lavar com destaque para a etiqueta de identificação

Aproveite e leia nosso conteĂșdo completo sobre as taxas cobradas pela assistĂȘncia tĂ©cnica da Consul.

Como usar minha garantia Consul?

Para acionar a assistĂȘncia tĂ©cnica por conta de um vĂ­cio de fabricação durante o prazo de garantia, vocĂȘ precisa ter em mĂŁos a nota fiscal do seu produto. Sem ela, vocĂȘ nĂŁo tem direito Ă  cobertura assegurada pela garantia, entĂŁo, guarde sua nota fiscal com muito carinho.

Ao constatar que seu produto estĂĄ com algum problema, vocĂȘ deve entrar em contato com uma assistĂȘncia tĂ©cnica autorizada pela Consul. O tĂ©cnico Ă© capaz de diagnosticar o problema e constatar se hĂĄ mesmo um defeito de fĂĄbrica. Veja aqui como agendar uma visita.

Taxas referentes à peças e mão-de-obra

Os valores cobrados pelas peças e pela mĂŁo-de-obra variam entre as assistĂȘncias tĂ©cnicas e podem ser de responsabilidade do cliente com ou sem garantia. Isso pode incluir kits de instalação, que reĂșnem as peças necessĂĄrias para que o seu produto seja instalado, e kits de conversĂŁo, que contam com as peças usadas pelo tĂ©cnico para, por exemplo, converter um fogĂŁo que sai de fĂĄbrica pronto para ser abastecido com GLP (gĂĄs de botijĂŁo) para o uso de gĂĄs encanado.

Peças

Instalação/conversĂŁo: mesmo quando o produto estĂĄ dentro da garantia, o valor do kit de instalação Ă© sempre repassado ao cliente pela assistĂȘncia tĂ©cnica.

Reparo: neste caso, se o seu produto estiver dentro da garantia legal e contratual, o custo das peças fica por conta do fabricante. Se não, o cliente é que paga.

MĂŁo-de-obra

Instalação/conversĂŁo: o serviço Ă© cobrado pela assistĂȘncia tĂ©cnica para produtos que estĂŁo dentro da garantia legal. Para aparelhos adquiridos hĂĄ mais de 90 dias, mesmo ainda dentro da garantia contratual, o cliente precisa arcar com os custos de mĂŁo-de-obra.

Reparo: assim como as peças, os custos de mão-de-obra são pagos pela Consul durante a garantia legal e a contratual. Após um ano da aquisição do produto, quando expira a garantia, os valores passam a ser responsabilidade do consumidor.

VocĂȘ tambĂ©m pode tirar todas as suas dĂșvidas no manual de instruçÔes do seu produto. Todos os manuais de aparelhos Consul estĂŁo disponĂ­veis aqui no site. É sĂł pesquisar pelo nome do seu produto!

Compartilhar