Postado 4 de julho de 2022
Com a chegada do inverno, é normal retirar as roupas de frio do armário. Casacos, roupas de lã, cobertores e edredons viram as estrelas da estação.
Na hora de abrir o armário, é importante entender que essas peças de inverno pedem um cuidado especial, tanto em sua higienização, para evitar alergias, quanto em sua manutenção e armazenamento, para que elas fiquem perfeitas por mais um ano.
Antes de fazer a limpeza das roupas de inverno, é importante realizar uma pré-seleção.
O começo da estação é um bom momento para fazer aquele pente fino no armário. Aproveite um dia de sol, abra bem as janelas de casa, deixando tudo bem ventilado, e coloque as mãos à obra.
Reveja tudo o que tem em seu guarda-roupa e entenda o que faz sentido manter ou não:
Atenção: mesmo as peças que você irá doar precisam ser higienizadas. Isso facilita o processo de recolhimento e separação para as entidades que trabalham com campanhas do agasalho e com doações de roupas.
Se as suas peças podem ir à máquina de lavar, não tem segredo: siga o processo clássico de limpeza:
Lembre-se que cobertores e edredons podem ser lavados na máquina de lavar, basta que a sua tenha a função Edredom. Nesse caso, é só seguir as recomendações do manual do aparelho e você terá uma coberta limpinha e cheirosa sem a necessidade de levar na lavanderia.
Para as peças que não podem ser lavadas na máquina de lavar, a dica é ficar de olho na etiqueta desses itens e lavá-los à mão com sabão neutro. Para não ter dúvidas, sugerimos que você confira o nosso guia de símbolos das etiquetas de roupas, assim não tem erro na hora da limpeza.
Dica extra: peças de couro não devem ser lavadas! Para a limpeza de casacos de couro, cintos e outras peças sem precisar ir à lavanderia, a dica é usar um limpador específico para esse tipo de material. Você pode encontrar esse produto em lojas especializadas ou mesmo no supermercado – geralmente eles ficam na gôndola de higiene e polimento.
Quer saber como cuidar de forma especial de roupas de moletom e lã? Confira o nosso guia especial de limpeza dos diferentes tipos de tecido de inverno.
Depois de lavar itens como casacos, blusas de lã, cobertores e edredons, surge a dúvida: como secar essas peças da melhor maneira?
Muitos tecidos podem esgarçar ou mesmo estragar na hora da secagem, por isso é preciso, mais uma vez, ficar atento à etiqueta de suas roupas. Confira se os itens podem ir à secadora, se sim, é uma preocupação a menos. Se não, vale conferir os cuidados a seguir na hora da secagem natural das roupas de inverno:
Dica extra: se a sua região está com tempo chuvoso, sem sol e com bastante umidade, uma técnica que pode auxiliar na secagem das roupas é deixar um ventilador ligado no ambiente em que elas estão penduradas.
Com a lavagem das roupas de inverno finalizada, é importante pensar em cuidados para que essas peças se mantenham cheirosas e limpinhas dentro do guarda-roupas. Algumas peças acabam sendo utilizadas só em dias de muito frio e, por isso, é importante que elas se mantenham bem armazenadas.
No caso de edredons e cobertores, é comum que muitas pessoas reutilizem aquela embalagem plástica na qual o produto veio da loja, porém isso não é recomendado. O plástico até evita a poeira, porém pode aumentar a proliferação de fungos.
O melhor para guardar edredons e cobertores no armário é utilizar sacos de TNT ou de tecidos leves, que ajudam a manter a poeira longe, mas ainda deixam a ventilação chegar à peça. Se tiver a possibilidade de guardar os seus itens à vácuo, invista nisso, pois é uma maneira eficaz de manter tudo armazenado da melhor maneira possível.
Para casacos mais pesados, aqueles que você usa pouco como os de couro, sobretudos ou paletós, uma solução é armazenar em capas protetoras. Elas deixam a peça bem cuidada, aumentando a durabilidade da roupa.
Itens de lã que também não são vestidos com frequência podem ser guardados em caixas de papel, como aquelas de camisa. A estratégia ainda melhora a organização.
Já para que o armário fique sempre cheiroso, você pode investir em neutralizadores de odores, para deixar dentro do móvel. O cuidado evita que as peças fiquem com aquele cheiro de “guardadas”.
O nosso passo a passo foi para o início do inverno, mas, no fim da estação, também vale a pena dar aquela geral no armário.
Quando a primavera chegar, a dica é higienizar os casacos que não irá utilizar tão cedo e armazenar de forma correta no guarda-roupa. Faça essa higienização também em cobertores e edredons.
Aproveite a mudança de estação para rever aquelas roupas de inverno que acabaram não saindo do armário nos últimos meses e já se desfaça delas – seja por meio de doações ou vendendo em bazares.
Leia também: 10 dicas para organizar o guarda-roupa