Roupas de inverno: dicas para cuidar de peças de frio

roupas de inverno dobradas

Roupas de inverno como cuidar

Com a chegada do inverno, é normal retirar as roupas de frio do armário. Casacos, roupas de lã, cobertores e edredons viram as estrelas da estação.  

Na hora de abrir o armário, é importante entender que essas peças de inverno pedem um cuidado especial, tanto em sua higienização, para evitar alergias, quanto em sua manutenção e armazenamento, para que elas fiquem perfeitas por mais um ano.  

Tirando as roupas de inverno do armário: por onde começar?

guardando as roupas de inverno

Antes de fazer a limpeza das roupas de inverno, é importante realizar uma pré-seleção.  

O começo da estação é um bom momento para fazer aquele pente fino no armário. Aproveite um dia de sol, abra bem as janelas de casa, deixando tudo bem ventilado, e coloque as mãos à obra. 

Reveja tudo o que tem em seu guarda-roupa e entenda o que faz sentido manter ou não: 

  1. Separe as peças que não servem mais para doação. 
  1. Veja os casacos que possam precisar de reparos, como fixação de botões ou uma pequena costura.  
  1. Comprou um novo edredom ou cobertor? Já separe algum outro item que você não use tanto para doar. Em tempos de frio, aquele cobertor parado no armário pode fazer a diferença. 
  1. Selecione peças que possam precisar de cuidados especiais, como casacos de couro ou itens de camurça. 
  2. Para finalizar, confira a etiqueta das peças de inverno e separe aquelas que podem ser lavadas na máquina de lavar e aquelas mais delicadas, que precisam de cuidados manuais.  

Atenção: mesmo as peças que você irá doar precisam ser higienizadas. Isso facilita o processo de recolhimento e separação para as entidades que trabalham com campanhas do agasalho e com doações de roupas.   

Como lavar as roupas de inverno

sacola para roupas delicadas

Se as suas peças podem ir à máquina de lavar, não tem segredo: siga o processo clássico de limpeza: 

  1. Separe as peças por cor; 
  2. Confira os tecidos que possam soltar fiapos ou ficar com bolinhas. Nesse caso, é bom colocá-los dentro de um saco próprio para lavagem de peças delicadas – se você não possui um, pode lavá-las dentro de uma fronha de travesseiro. 
  3. E aí siga o ciclo de lavagem normal da sua máquina de lavar Consul

Lembre-se que cobertores e edredons podem ser lavados na máquina de lavar, basta que a sua tenha a função Edredom. Nesse caso, é só seguir as recomendações do manual do aparelho e você terá uma coberta limpinha e cheirosa sem a necessidade de levar na lavanderia.  

máquina de lavar limpando edredom

Para as peças que não podem ser lavadas na máquina de lavar, a dica é ficar de olho na etiqueta desses itens e lavá-los à mão com sabão neutro. Para não ter dúvidas, sugerimos que você confira o nosso guia de símbolos das etiquetas de roupas, assim não tem erro na hora da limpeza.  

Dica extra: peças de couro não devem ser lavadas! Para a limpeza de casacos de couro, cintos e outras peças sem precisar ir à lavanderia, a dica é usar um limpador específico para esse tipo de material. Você pode encontrar esse produto em lojas especializadas ou mesmo no supermercado – geralmente eles ficam na gôndola de higiene e polimento.   

Quer saber como cuidar de forma especial de roupas de moletom e lã? Confira o nosso guia especial de limpeza dos diferentes tipos de tecido de inverno.  

Como secar as roupas de inverno

estendendo roupas de inverno no varal

Depois de lavar itens como casacos, blusas de lã, cobertores e edredons, surge a dúvida: como secar essas peças da melhor maneira?  

Muitos tecidos podem esgarçar ou mesmo estragar na hora da secagem, por isso é preciso, mais uma vez, ficar atento à etiqueta de suas roupas. Confira se os itens podem ir à secadora, se sim, é uma preocupação a menos. Se não, vale conferir os cuidados a seguir na hora da secagem natural das roupas de inverno:

  1. Para itens como cobertores ou edredons, opte por colocá-los sobre um varal de chão. Isso pode ser mais seguro do que pendurá-los em um varal de teto, já que são itens mais pesados.  
  2. Evite pendurar no varal as peças mais pesadas para que elas não fiquem esgarçadas ou deformadas.  
  3. Para casacos e blusas de moletom, a dica é utilizar um cabide de plástico que possa dar sustentação para elas no momento da secagem. Evite utilizar prendedores que possam deixar a roupa com marcas. 
  4. Para peças de lã, a dica é colocar a roupa sobre uma toalha e deixar secar no sol ou na sombra, conforme a recomendação da etiqueta. Peças de lã podem deformar com muita facilidade, então, não as deixe penduradas no varal.  
  5. Na hora de estender as peças no varal, cuide para que elas fiquem com espaços entre si. Isso facilita o processo de secagem e deixa o ambiente mais arejado, o que faz com que a roupa mantenha o cheirinho gostoso da lavagem.  
  6. Se você não possui um ambiente externo para secar as roupas de frio, a dica é deixar as janelas e portas abertas para ventilar.  

Dica extra: se a sua região está com tempo chuvoso, sem sol e com bastante umidade, uma técnica que pode auxiliar na secagem das roupas é deixar um ventilador ligado no ambiente em que elas estão penduradas.  

Como guardar as roupas de inverno

roupas de inverno guardadas no cabide

Com a lavagem das roupas de inverno finalizada, é importante pensar em cuidados para que essas peças se mantenham cheirosas e limpinhas dentro do guarda-roupas. Algumas peças acabam sendo utilizadas só em dias de muito frio e, por isso, é importante que elas se mantenham bem armazenadas. 

No caso de edredons e cobertores, é comum que muitas pessoas reutilizem aquela embalagem plástica na qual o produto veio da loja, porém isso não é recomendado. O plástico até evita a poeira, porém pode aumentar a proliferação de fungos.  

O melhor para guardar edredons e cobertores no armário é utilizar sacos de TNT ou de tecidos leves, que ajudam a manter a poeira longe, mas ainda deixam a ventilação chegar à peça. Se tiver a possibilidade de guardar os seus itens à vácuo, invista nisso, pois é uma maneira eficaz de manter tudo armazenado da melhor maneira possível. 

guardar roupas de cama à vácuo

Para casacos mais pesados, aqueles que você usa pouco como os de couro, sobretudos ou paletós, uma solução é armazenar em capas protetoras. Elas deixam a peça bem cuidada, aumentando a durabilidade da roupa. 

Itens de lã que também não são vestidos com frequência podem ser guardados em caixas de papel, como aquelas de camisa. A estratégia ainda melhora a organização. 

Já para que o armário fique sempre cheiroso, você pode investir em neutralizadores de odores, para deixar dentro do móvel. O cuidado evita que as peças fiquem com aquele cheiro de “guardadas”.  

Já prepare suas roupas de inverno para a próxima estação

guardando roupas de inverno

O nosso passo a passo foi para o início do inverno, mas, no fim da estação, também vale a pena dar aquela geral no armário.  

Quando a primavera chegar, a dica é higienizar os casacos que não irá utilizar tão cedo e armazenar de forma correta no guarda-roupa. Faça essa higienização também em cobertores e edredons.  

Aproveite a mudança de estação para rever aquelas roupas de inverno que acabaram não saindo do armário nos últimos meses e já se desfaça delas – seja por meio de doações ou vendendo em bazares. 

Leia também: 10 dicas para organizar o guarda-roupa

Compartilhar