Está se mudando ou precisando trocar seu fogão antigo e ainda tem dúvidas sobre como escolher? Talvez o eletrodoméstico que você tem agora nunca atendeu, de fato, às suas necessidades, ou elas acabaram mudando com o tempo. Seja qual for o motivo, trazemos aqui um guia para te ajudar na hora de decidir qual o melhor fogão para a sua casa.
Dicas de como escolher o melhor fogão:
Modelos de fogão:
- Embutir: ideal para sua cozinha planejada, o fogão de embutir não tem pés e depende de um nicho na bancada com saída de gás para sua instalação. E a estética é a única diferença real entre ele e um fogão de piso.
- Piso: é feito para cozinhas não planejadas e com espaço para comportar um fogão de piso, tem pés para ser colocado no chão e só precisa que haja uma fonte de gás próxima a ele, ― seja botijão ou encanado.
- Cooktop: esse é outra opção para cozinhas planejadas e com espaço limitado. O cooktop nada mais é que a mesa do fogão destacada de todo o resto. É mais barato, ocupa menos espaço e também oferece alternativas além do gás como no caso do cooktop elétrico e do cooktop de indução.
- Fogão à lenha: é a melhor opção para quem quer uma cozinha mais rústica e quer ter a possibilidade de alcançar temperaturas que fogões comuns não conseguem. Recomenda-se colocá-lo em espaços amplos e com boa circulação.
- Fogão estilo industrial: é o modelo ideal para quem usa o fogão profissionalmente. Permitindo preparar os pratos com rapidez e eficiência.
- Fogão tipo mesa: pode ser instalado ou apoiado sobre uma bancada, este modelo é ótimo para quem costuma fazer refeições ocasionalmente e procura por um fogão que não ocupe muito espaço na cozinha.
Quantidade de bocas:
Aqui você precisa se atentar à quantidade de bocas e aos queimadores para definir o melhor fogão para a sua casa. Prefira queimadores com tampas esmaltadas, também se atente para a quantidade de queimadores rápidos que o modelo de fogão ou cooktop tem.
- 2 bocas: mais comum em cooktops, essa opção é ótima para quem mora sozinho ou um casal que não cozinha muito. Há alguns modelos com 1 ou 3 bocas, para esses a lógica é a mesma, dependem mais do espaço disponível.
- 4 bocas: em casas onde moram até 3 pessoas, o fogão de 4 bocas é a melhor escolha em custo-benefício.
- 5 bocas: Já se você está em uma casa com até 5 pessoas onde se cozinha muito, opte pelo fogão de 5 bocas.
- 6 bocas: o fogão de 6 bocas ideal para casas com 6 ou mais pessoas, onde se cozinha muito ou até quem trabalha cozinhando.
Acabamento:
Essa categoria é puramente estética. Cada um dos modelos tem características próprias que podem ser mais vantajosas para suas necessidades (estéticas, econômicas etc.), mas não são exatamente impeditivos para ninguém.
- Inox: uma escolha estética que vai depender dos outros eletrodomésticos na sua cozinha. Se você deseja combinar com os demais eletrodomésticos, escolha um fogão inox.
- Branco: mesma coisa do inox, depende das cores dos outros eletrodomésticos e de seu gosto, além da decoração, o fogão branco é mais fácil de identificar a sujeira e não deixa marcas de dedo com o inox.
- Preto: antes quase inexistente, essa cor tem se tornado mais comum, adicionando alternativas de estilo para a cozinha.
- Mesa de vidro: ela dá uma cara moderna à cozinha porque deixa o fogão com cara de cooktop. Também é bem mais fácil de limpar, a maior desvantagem no caso é o custo, afinal um fogão mesa de vidro tem um valor mais alto que o tradicional.
- Mesa de inox: é uma ótima opção de custo-benefício por ser mais tradicional, logo, mais barata.
Funções
Para facilitar ainda mais a escolha do melhor fogão para a sua casa, há alguns modelos que possui algumas funções extras, podendo ser elas:
- Sensor contra gás: recomendado para casas com crianças, essa função é ótima para quem preza por segurança uma vez que o sensor evita o vazamento de gás.
- Painel digital: permite controlar o timer, o relógio e as luzes do forno.
- Design que facilita a limpeza: os fogões com peças removíveis e acabamento de aço inox ou de vidro são exemplos de design que facilitam a limpeza.
Forno:
Para muita gente, o forno acaba sendo um dos quesitos mais importantes na hora de escolher o melhor fogão, quando não se opta por um cooktop. Isso porque cada modelo pode oferecer variação tanto em características quanto temperatura. Se você pretende assar muita coisa, fazer pizza e pão caseiro, fique de olho na temperatura máxima do forno, quanto maior, melhor.
- 1 forno: é o modelo mais comum e, por consequência, o mais barato. São fornos com duas grades para assar toda a variedade de receitas.
- 2 fornos: o fogão com forno duplo é mais indicado para quem gosta muito de cozinhar. Aqui cada forno tem seu próprio acendedor, podendo ser ligados ao mesmo tempo em temperaturas diferentes. O problema é que o espaço disponível diminui muito, além de o preço aumentar. A vantagem é que agiliza muito os preparos quando você precisa cozinhar para muitas pessoas.
- Timer:: o fogão com timer permite definir o tempo de cozimento na hora de usar o forno e avisa quando está pronto.
- Grill: em fogões com grill é possível gratinar a parte de cima do assado esquentando uma resistência que fica localizada no topo do forno. É uma ótima opção para os mestres-cuca de casa que querem deixar seus pratos ainda mais bonitos.
Tamanho do forno
O tamanho do forno está diretamente relacionado ao tamanho do seu fogão, a capacidade dele é medida em litros e geralmente varia de 50 a 100 litros. Dessa forma, se na sua família há muitos membros e você costuma fazer grandes refeições no forno, escolha um que tem uma capacidade maior, pois assim ele será compatível com a sua necessidade.
Tipo de forno
Essa é uma opção que você vai fazer dependendo do modelo de fogão que escolheu ou das suas necessidades. Fogões não oferecem a opção de forno elétrico embutido, então você precisa escolher um separadamente. Sua cozinha ter um cooktop é um dos casos nos quais será preciso escolher um forno separado, e aí chega a hora de optar entre elétrico ou a gás:
- Forno a gás: mais econômico, ele também esquenta mais rápido que o forno elétrico e costuma ser mais barato. Vai precisar de uma conexão de gás no lugar onde for instalado, além de não garantir o controle preciso da temperatura.
- Forno elétrico: só precisa de uma tomada próxima, é mais caro, mas garante uma temperatura mais precisa e mantém o calor interno por mais tempo. Os fornos elétricos, porém, são menos econômicos.
Decidiu qual é o melhor fogão para você, mas vai precisar convertê-lo de botijão para gás encanado? Então veja tudo sobre instalação e conversão de fogão.
}]
}