Postado 5 de junho de 2024
Em 5 de junho, celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente, uma data criada para conscientizar e reforçar a importância do meio ambiente para a manutenção da vida em nosso planeta.
O Brasil, por mais que possua em seu território a maior floresta tropical do mundo e a mais rica em biodiversidade, sofre, contudo, com diversos problemas ambientais, tais como queimadas, poluição e desmatamento.
Por conta disso, decidimos dedicar a matéria do blog de hoje a esse assunto, com o intuito de mostrar como você (isso mesmo, você!) pode fazer a diferença e contribuir com o bem-estar do nosso planeta.
Então vem com a gente aprender mais sobre a importância do meio ambiente e como preservá-lo. Não deixe o planeta esperando!
Impacto ambiental é a alteração do meio ambiente, seja ela positiva ou negativa, temporária ou permanente, e é causada, em sua maioria, pela ação humana e o seu desenvolvimento acelerado no espaço geográfico (qualquer região ou área do planeta).
Porém, mesmo a expressão possuindo essas duas conotações, hoje o termo é mais utilizado para representar os impactos negativos das ações humanas, baseadas principalmente na atividade extrativista que retira recursos naturais, fontes de energia e matéria-prima do ambiente.
Quando falamos sobre a importância do meio ambiente, a preservação, juntamente com a conservação ambiental, está integralmente ligada ao cuidado e proteção da natureza.
No entanto, é importante reforçar que, por mais que possuam semelhanças, preservação e conservação são duas práticas distintas.
A preservação ambiental é responsável por manter o ambiente natural, a biodiversidade e o ecossistema local livre da interferência humana, garantindo assim a sua conservação. Podemos citar, por exemplo, a criação de Áreas de Preservação Permanente (APP), que asseguram a proteção de espécies ameaçadas de extinção.
Já a conservação ambiental está relacionada à utilização dos recursos naturais de forma consciente, sustentável e racional, realizando a manutenção e recuperação de áreas degradadas e impedindo o esgotamento de recursos naturais para assegurar a subsistência dos seres vivos e o acesso das gerações atuais e futuras aos mesmos. Um bom exemplo é o plantio e utilização de madeira de áreas reflorestadas pela indústria madeireira.
Ao contrário do que muitos pensam, a resposta do meio ambiente em relação à destruição e degradação ambiental é rápida e intensa — ela pode acontecer a qualquer momento.
Ter consciência do impacto que causamos em nosso meio é o primeiro passo, sobretudo, para repensar os nossos hábitos e reconhecer a importância do meio ambiente, afinal, o nosso presente e futuro estão completamente ligados a ele.
Reconhecer, portanto, os principais problemas que afetam o meio ambiente é nossa responsabilidade e o primeiro ponto de partida rumo à mudança e transformação. São eles:
Desmatamentos e queimadas
Consequências: degradação do solo, perda de biodiversidade, e mudanças climáticas.
Poluição do ar
Consequências: deterioração da camada de ozônio, chuva ácida, alterações climáticas, aumento da temperatura e maior incidência de doenças respiratórias.
Poluição das águas
Consequências: contaminação do lençol freático, eutrofização (redução de oxigênio na água e poluição), perda de fauna local, contaminação da cadeia alimentar e degradação da saúde humana.
Perda de Biodiversidade
Consequências: desestabilização de ecossistemas, aumento de pragas e doenças, redução da oferta de água e alimentos.
Descarte irregular de resíduos
Consequências: proliferação de doenças, alagamentos, inundações, aumento da poluição ambiental e de rios e mares
A importância do meio ambiente é fundamental para a manutenção da vida. Dito isso, existem algumas práticas que contribuem e geram impactos positivos duradouros. O melhor é que eles são simples e não exigem muito, apenas a sua vontade de fazer a diferença é mais do que suficiente.
Vamos lá?
Economize água:
Não desperdice; tome banhos rápidos; evite usar mangueira; e não esqueça de fechar a torneira.
Recicle e reutilize:
Separe o lixo úmido do seco, leve o lixo em ecopontos ou pontos de coletas perto da sua residência, tente também reutilizar embalagens e evite usar sacolas plásticas.
#DicaBemPensada: leia também a matéria do blog sobre diferença entre autorizada e especializada e mantenha seu produto funcionando por muito mais tempo, evitando assim o descarte.
Alimentação consciente:
Aproveite ao máximo os ingredientes: sementes, talos e folhas na maioria das vezes possuem um alto valor nutricional, além disso, o seu uso ajuda a reduzir a quantidade de lixo. Use mais a panela de pressão em seus preparos, pois a economia de gás é maior e os alimentos cozinham mais rápido.
Transporte:
Se for sair de casa, opte pelo uso de bicicleta ou, quem sabe, de transporte coletivo, dado que o gasto energético e poluição gerada é menor, quando comparado a um automóvel de uso pessoal.
Economize energia elétrica:
Não deixe luzes acesas ou produtos eletrônicos em posição de espera (stand-by) quando não estiverem em uso; troque as suas lâmpadas por modelos mais eficientes e tente juntar a maior quantidade de roupas antes de colocar na máquina de lavar.
#DIcaBemPensada: a nossa matéria sobre capacidade ideal da máquina de lavar pode te ajudar a economizar água e energia.
Como você pôde ver, o caminho para um planeta mais sustentável está em pequenas ações do dia a dia e no exemplo que você está deixando para as gerações futuras. Obviamente, a transformação que queremos ver não será feita em curto prazo, mas temos certeza de que, pouco a pouco, mudaremos o mundo… juntos!
Continue fazendo a diferença.
Aproveite e compartilhe o que você achou da matéria conosco. É só marcar as estrelas abaixo.
Cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado de todas as novidades e benefícios que a Consul tem a oferecer.
Utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra no site Consul e leve para casa um produto bem pensado, mais econômico e eficiente.
Até a próxima!
(*) Válido para primeira compra em eletrodomésticos acima de R$ 1.499