Postado 2 de outubro de 2023
Você já bateu o olho nos fogões de filmes e novelas, com a mesa dele feita de um vidro reluzente, e ficou com vontade de ter um igual na sua casa? E acabou se questionando por dias: “fogão com mesa de vidro ou inox qual o melhor?”.
Pois hoje é o dia que você vai conhecer as vantagens e desvantagens de ambos e, finalmente, decidir qual deles se encaixa mais no seu gosto.
Ah, os tipos de fogão mesa de vidro. Todos que batem o olho nele, ficam apaixonados. Mas, também, como não ficar? Ele irradia uma enorme sofisticação e um design moderno, minimalista. E essa, por si só, já é uma das grandes qualidades desse queridinho. Mas é claro que sua beleza não é a sua única vantagem, não é mesmo? Vamos dar uma olhada nos outros benefícios desse querido para entender se entre fogão com mesa de vidro ou inox qual o melhor.
Uma das perguntas que mais ouvimos é se o fogão com mesa de vidro é perigoso. Bem, a principal característica desse fogão é sua mesa feita de vidro temperado no lugar do tradicional inox. Esse tipo de material é idealizado para conseguir aguentar grandes temperaturas e impactos os quais um vidro normal não resistiria, fazendo sua resistência e segurança se tornarem duas de suas vantagens. Então, se te perguntarem “o fogão com mesa de vidro é seguro?”, você pode responder que sim.
Além da matéria prima, outra coisa que garante uma segurança maior é o design escolhido para esse tipo de mesa. A mesa de vidro, de um modo geral, tem uma área livre maior, o que faz com que os botões sejam posicionados a uma distância mais segura das bocas, evitando que você se queime com qualquer panela. Falando ainda de design, como dissemos antes, esse é um diferencial enorme se você quer montar uma cozinha cheia de classe e arrojada.
Outro magnífico benefício desse tipo de fogão: o fato dele ser incrivelmente fácil de se limpar. Não há nem comparação. Apenas com uma bucha bem macia e um pouco de detergente você já consegue deixar seu fogão brilhando como novo.
E ele vem em diversos formatos — como a própria versão tradicional, a de cooktop e a embutível.
Para fazer uma peça tão única assim durar mais tempo, existem algumas dicas que você pode seguir para poder garantir um fogão bonitão por anos.
Para iniciar tudo, é preciso saber limpar do modo correto. Como falamos acima, nada de usar palha de aço, a parte verde da bucha ou até uma mais grossa ou qualquer outro item que venha a riscar seu lindo vidro. Uma buchinha macia é mais do que o suficiente e vai fazer um trabalho incrível.
Além disso, limpe-o apenas com sabão neutro. Qualquer outro tipo de produto pode ser abrasivo e vir a danificar o revestimento de suas peças.
“Ah, mas o que fazer com sujeiras e gorduras mais complicadas de se tirar?”. Bem, temos duas dicas muito simples e úteis para esses casos. A primeira é garantir uma limpeza periódica. Assim, não haverá espaço para juntar essas sujeitas mais incrustadas. A segunda é usar vinagre branco para te ajudar com esses excessos de gordura mais insistentes. Primeiro, limpe seu fogão com um pano ou bucha macia, água e detergente neutro. Depois de retirar essa mistura, espalhe o vinagre por toda a estrutura de vidro junto a água morna e poucas gotas de detergente. Ao deixar agir por poucos minutos, é só usar um papel absorvente ou, novamente, o pano ou bucha macia para retirar totalmente a mistura e prontinho.
Também lembre-se de retirar as grades para fazer a limpeza. Não caia na tentação de tentar limpar rapidamente, deixando-as no processo. Primeiro porque elas merecem e devem ser lavadas também, evitando qualquer acúmulo de gordura; segundo, se você não tomar cuidado em retirar as grades, pode acarretar em riscos na sua mesa de vidro.
Sabemos que falamos acima que o vidro temperado, usado para fabricar a mesa desse tipo de fogão, é resistente. Mas não é porque algo é resistente que significa que é indestrutível.
Muito se fala sobre o medo do vidro quebrar e mais ainda se fala quando o vidro, de fato, quebra. Porém pouco é falado do que foi feito para chegar no ponto do material romper.
Por exemplo, nunca — jamais mesmo — coloque uma panela ou um utensílio de cozinha quente diretamente em contato com material. Vidro temperado é, sim, feito para ser resistente e aguentar altas temperaturas, mas nem ele pode bater de frente contra a física. Com um metal extremamente quente entrando em contato com a superfície mais fresca do vidro, pode ocasionar um choque térmico muito bruto e, assim, ocasionar a quebra do material mais frágil entre os dois — que, entre um metal e um vidro, a segunda opção é quem sairá prejudicada.
Outra coisa que pode, sim, ocasionar a quebra do vidro é um excesso de peso. Essa mesa foi feita para aguentar os mais diversificados tamanhos de panelas, mas não para sustentar um peso muito acima do que é necessário estar em cima dela.
E isso não tem a ver com a qualidade ou a falta dela na composição do vidro, mas sim com as especificações que todos os materiais e equipamentos têm. E falando em especificações…
Siga exatamente o que o fabricante diz para você fazer e evite o que ele diz pra evitar. Algumas pessoas tendem a achar que são frescuras, mas a verdade é que o fabricante entende as especificidades únicas que cada equipamento e os materiais usados nele têm.
Essas dicas e instruções existem por um motivo e segui-las vai garantir que seu fogão dure por muito tempo. Então tire um tempo para ler o manual e seja feliz com seu eletrodoméstico.
Agora chegou a hora de falar com carinho de nosso conhecido fogão com mesa de inox. Ele é, há muitos anos, o queridinho das casas brasileiras! Porém, vamos trazer argumentos fortes para acrescentar na discussão para saber se entre fogão com mesa de vidro ou inox qual o melhor.
Uma de suas maiores e mais conhecidas vantagens é a durabilidade. É até por isso mesmo que muitas pessoas têm resistência em trocá-lo por um fogão com mesa de vidro.
O inox em si é um metal que passa por um tratamento muito específico para garantir que ele não enferruje, se cuidado do modo correto. Além disso, sua limpeza também é bem simples, já que ele é um material com superfície lisa e com difícil aderência.
Outra característica incrível do fogão inox são suas cavidades. Sabe aquelas valas nas quais as bocas ficam, que tem elevações ao seu redor? Elas! Bem, quando existe algum tipo de acidente e um líquido cai em seu fogão ou acaba transbordando da panela, os fogões com mesa de inox Brastemp contam com essas valas para fazer a contenção deles, evitando que se espalhem ou até mesmo atinjam você.
Se você tiver condições e puder investir em uma mesa de inox escovado, os resultados são ainda melhores, esse tipo de inox deixa muito menos marcas de dedos e, esteticamente, garantem ainda mais aquele aspecto chique para a sua cozinha.
E é lógico que vamos, também, ajudar você a cuidar bem de seu fogão de inox. Apesar de todas as vovós desse mundo já saberem de jeitos incríveis e quase que milagrosos para deixar o fogão de inox brilhando, nosso objetivo aqui é trazer novas e rápidas dicas para ajudar com isso e, também, dar algumas instruções para garantir que seu equipamento dure por muito mais tempo.
O primeiro passo é usar apenas uma esponja úmida e um sabão neutro. Assim como seu irmão de vidro, o fogão de inox pode riscar com materiais muito rígidos.
Caso você tenha usado sem querer um desses materiais e seu inox tenha arranhado, não há problema. Se o risco não for tão profundo, basta pegar um paninho, colocar um pouco de fluído de isqueiro nele e passar no local. Depois, apenas passe uma flanela para dar polimento e prontinho!
Aquela gordura ou sujeira incrustada está teimosa? Use detergente para conseguir tirá-la. Agora, se ela estiver muito insistente mesmo, coloque bicarbonato de sódio em cima dela, despeje vinagre e esfregue com cautela. Depois, tire o excesso com um paninho e está limpo.
Apesar de muitas pessoas limparem desse jeito, aconselhamos que você não faça o uso de nenhum tipo de esponja de aço para trazer mais vida para o seu inox. No lugar disso, para tornar aquele metal meio opaco brilhante de novo, lave-o com sabão em pó. Sim, chega de dor no braço esfregando seu fogão.
E aí, fogão com mesa de vidro ou inox qual o melhor? Pudemos ver que ambos têm qualidades incríveis e insubstituíveis. Talvez, vá apenas de gosto pessoal mesmo ou do que você procura para deixar sua cozinha ainda mais linda.
Seja lá qual for sua decisão, conte sempre com a gente para encontrar a opção perfeita de fogão para você!
A gente se vê na próxima! Até lá.
BIBLIOGRAFIA: