Postado 27 de janeiro de 2021
Quando pensamos em comprar um aparelho de ar-condicionado, além de espantar o calor, refrigerar o ar e manter a temperatura do ambiente estável, a dúvida sobre o aumento na conta de energia elétrica também aparece. Por isso, para saber se o eletrodoméstico gasta muito, fizemos um guia para calcular o consumo do ar-condicionado em sua residência ou escritório. Confira!
Antes mesmo de calcular o consumo em valores, é preciso saber informações precisas sobre os BTUs (acesse nossa calculadora de BTUs) para não gastar mais. Tudo porque, se a capacidade do aparelho for inadequada, ele tem de trabalhar mais para refrigerar o ambiente.
Você sabe o que é BTU? BTU é a unidade que mede a capacidade do ar-condicionado. É também o indicador da potência térmica, seja para resfriar ou aquecer qualquer espaço. Outro ponto que pode desfavorecer o consumo de seu ar-condicionado é a instalação incorreta do aparelho.
O watt é a potência do aparelho. Na hora da compra, veja qual a potência necessária para não extrapolar os gastos com seu ar-condicionado. Seu bolso agradece!
Para entender o consumo aproximado de seu aparelho de ar condicionado, veja a tabela abaixo:
Com base nos dados da tabela acima, entenda os BTUs e a potência. A conta deve ser feita seguindo as diretrizes abaixo:
Para entender melhor como calcular o consumo de energia, veja o exemplo:
Assim que você descobrir o consumo de energia de seu aparelho de ar-condicionado em KWh/mês, basta multiplicar o valor encontrado pela tarifa de energia vigente em sua região.
Agora que você já sabe como calcular o consumo do ar-condicionado, que tal descobrir qual potência do ar-condicionado é mais indicada para o meu ambiente?