Ventilador ou ar-condicionado: como escolher

Ar-condicionado Split instalado na parede
Imagem

Quando se pensa em comprar um ar-condicionado ou ventilador, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça é em relação ao consumo de energia e instalação. É certo que um aparelho de ar-condicionado gasta mais luz do que um ventilador, mas ele oferece uma série de benefícios e comodidades que podem valer a pena.

Os dois tipos de aparelhos que têm finalidades semelhantes, mas funcionam de maneiras muito diferentes. Vamos facilitar a sua escolha listando as principais características do ventilador e ar-condicionado.

Diferenças entre ventilador e ar-condicionado

O primeiro passo é entender quais são as diferenças entre os dois eletrodomésticos, para decidir qual atenderá melhor as suas necessidades:

Ventilador

O ventilador não tem como função resfriar o ar, mas faz com que ele circule rapidamente e assim produz vento. Isso é perfeito para ambientes fechados em que a circulação do ar fica comprometida, como cozinhas, oficinas e outros locais sem circulação de ar. A capacidade do aparelho varia de acordo com o modelo e tipo escolhidos, podendo ser portátil ou de teto e de diferentes tamanhos.

Como o ventilador não refrigera o ar, para refrescar o ambiente adequadamente o ideal é que o cômodo tenha uma passagem de ar livre, para que esse ar se renove e o ventilador possa produzir uma brisa mais fresca.

Vantagens do ventilador

  • É mais barato que um aparelho de ar-condicionado;
  • É muito mais leve, sendo bem mais fácil de transportar de um cômodo para o outro do que um ar-condicionado portátil;
  • Sua instalação é mais simples: basta montar o ventilador conforme as instruções do manual e ligar na tomada para que ele funcione;
  • Não requer manutenção como um aparelho de ar-condicionado – basta limpar para tirar a poeira das hélices.

Desvantagens

  • Não resfria o ar, portanto, não é tão eficiente quanto o ar-condicionado para espantar o calor;
  • Apesar de exigir pouca manutenção, ele pode fazer mal para a saúde se não for limpo com frequência, por fazer circular muita poeira junto com o ar;
  • Produz vento, não sendo adequado para alguns ambientes.


Ar-condicionado

Já o ar-condicionado, ao contrário do ventilador, precisa ficar em uma área fechada para que funcione corretamente. Como ele refrigera, quanto menos troca de ar, melhor! Não importa o quanto o ambiente esteja quente; o aparelho consegue refrescar o ar de verdade e, com ele, você pode programar a temperatura exata que deseja.

Se a sua ideia for colocar um ar-condicionado na cozinha de casa, é preciso ficar atento à posição em que ele será instalado. Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre instalação de ar-condicionado na cozinha e veja os cuidados que devem ser tomados. Assim, você fará a escolha certa entre um ventilador ou ar-condicionado para o ambiente.

Vantagens do ar-condicionado

  • Sua capacidade de refrigerar o ar é mais eficiente do que o ventilador;
  • Ao contrário do ventilador, o ar-condicionado é capaz de resfriar um ambiente inteiro e não apenas uma área restrita de alcance;
  • O ar-condicionado permite que você programe a temperatura e, por conta disso, oferece maior precisão e conforto – principalmente para dormir;
  • Além de refrigerar o ar do ambiente, ele também oferece funções que cumprem os objetivos do ventilador, como o modo ventilação, que faz o ar circular;
  • Por fim, o ar-condicionado conta com a função de filtragem, que remove impurezas do ar.

Desvantagens

  • É consideravelmente mais caro do que um ventilador;
  • Sua instalação e manutenção são mais complexas;
  • Mesmo que você opte por um aparelho portátil, ele é mais pesado e difícil de carregar do que um ventilador.

Ar-condicionado tipo janela instalado, com destaque para a função que filtra as impurezas do ar

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

O consumo de energia elétrica sempre vai variar de acordo com o modelo e a marca do seu ar-condicionado ou ventilador. Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz. Isso acontece porque ele refrigera o ar e possui uma série de funções que vão além do que o ventilador oferece.

Ar-condicionado Ventilador
É portátil? Depende do modelo Sim
Tem função Ventilador? Sim Sim
Tem programação de funções? Sim Não
Filtra as impurezas do ar? Sim Não
Consegue refrescar um ambiente grande? Sim Depende do modelo
;

Viu só? Mesmo com consumo maior de energia, o ar-condicionado tem características que fazem valer o seu investimento.

Aproveite e leia mais sobre economia de energia com ar-condicionado.

E agora que você já conhece as principais diferenças entre os dois aparelhos, e caso ache que o ar-condicionado seja o ideal para você, pode escolher o melhor modelo para sua casa na loja da Consul.

 

Compartilhar