Taxas de serviço: o que pode ser cobrado?
O que são taxas de atendimento?
Caso seja necessária uma visita técnica, entenda as taxas que podem ser cobradas. Elas existem para garantir a manutenção e o aprimoramento dos padrões de qualidade adotados pelas Assistências Técnicas autorizadas.
Como funcionam as garantias?
É importante entender que a garantia de um ano é composta por duas garantias com períodos e coberturas diferentes:
- Garantia Legal: São os 3 primeiros meses a partir da data de compra do produto e prevista no Código de Defesa do Consumidor.
- Garantia Especial: São os 9 meses posteriores até o final do período de 1 ano, conforme descrito no Termo de Garantia, presente no Manual do Produto.
Quais taxas podem ser aplicadas?
Existem até 4 taxas de atendimento previstas para uma visita técnica. Elas são aplicadas a diferentes tipos de situações, entenda abaixo cada uma delas.
• Taxa de deslocamento
Quando o técnico vai até o local do atendimento, existem gastos como pedágio, combustível, estacionamento e desgaste do meio de transporte. Eles compõem o valor da taxa de deslocamento. A taxa de deslocamento poderá ser cobrada quando seu produto estiver no período de Garantia Especial ou em casos de causas não cobertas pela garantia.
Cada Assistência Técnica tem autonomia para cobrar um valor condizente com a realidade de mercado da sua região, sendo que não há cobranças para cidade sede, isto é, para cidade na qual está localizada a sede da Assistência Técnica responsável pelo seu atendimento.
• Taxa de visita
Se é necessária a visita do técnico para análise e diagnóstico da situação, poderá ser cobrada uma taxa de visita quando:
- produto está fora de garantia;
- Ou caso o orçamento apresentado pelo técnico não seja aprovado.
• Taxa de causas não cobertas pela garantia
No entanto, em algumas situações pode ocorrer dessa falha ser causada por questões externas ao produto e não há cobertura da garantia. Quando a análise técnica identifica esses cenários, existe uma taxa de causas não cobertas pela garantia. Esses casos estão descritos no Manual do Produto, no entanto, veja alguns exemplos de questões externas:
- Quando o produto é utilizado de forma não recomendada. O Manual tem orientações de uso que devem ser consideradas.
- Quando o local de instalação está em desacordo com o indicado pelo Manual, como:
- Ambiente de instalação discordante do indicado (piso irregular, mal dimensionamento, irregularidades na instalação elétrica, nicho, ou pressão de água inadequados);
- Fatores externos (mangueira ou tubo mal conectados, problemas com registro do botijão e embalagem não retirada).
- Particularidades do funcionamento do produto e que são características naturais.
Se algum dos exemplos anteriores se aplicar, ainda poderão ser cobradas as taxas de deslocamento e visita.
• Taxa para portáteis
Poderá ser cobrada uma taxa de portáteis, especificamente para produtos que podem ser levados à Assistência Técnica para a manutenção necessária. Caso opte pelo atendimento no local, por comodidade, poderá ser cobrada uma taxa, estabelecida por cada assistência técnica, conforme valor praticado no mercado.